quinta-feira, 13 de setembro de 2018

VOCÊ CONFIA NAS PESQUISAS ELEITORAIS?

VOCÊ CONFIA NAS PESQUISAS ELEITORAIS? 

Um país com 147 milhões de eleitores, imenso, continental e os institutos de pesquisas anunciam ter ouvido 2 mil e poucas pessoas. Baseado nisso, por modelos matemáticos de estatísticas, anunciam a porção de cada candidato que está concorrendo a cargos eletivos. Mas será que esta projeção tão ínfima retrata de verdade a realidade? Muita gente não põe fé nas pesquisas eleitorais. Todo mundo lê, aguarda a apresentação na TV mas todos sempre ficam com o pé atrás pois os erros e fraudes já comprovadas, atestam que não devemos levar muito a sério as pesquisas feitas por esses institutos no Brasil. Na verdade, entre os mais conhecidos, nenhum é digno de confiança. IBOPE, DATAFOLHA, SENSUS, VOX POPULI e outros estão sempre acobertados por uma sombra perigosa que gera desconfiança no eleitorado. Em primeiro lugar, a pergunta que se faz é: “Você conhece alguém que tenha sido um dia na vida pesquisado por tais institutos?!” Esta semana a TVTEM (Globo) mostrou a pesquisa feita para governador que ouviu eleitores em 92 municípios do estado de S. Paulo. O estado tem cerca de 570 municípios. Será que esta avaliação feita reflete mesmo a realidade? Sabemos que os institutos são contratados (pagos) por empresas de comunicação – rádio, TV, jornais e outras entidades. É um serviço prestado. Tudo leva a crer que deve ser a gosto do freguês.


Vamos rememorar ─ Em 2014, no dia 30 de setembro, ou seja, poucos dias do pleito, o IBOPE divulgou que Dilma tinha 40%, Marina 25% e Aécio 20%. O resultado das urnas mostrou uma enorme diferença. Aécio foi ao segundo turno. Em 2014, O IBOPE errou feio, cerca de 66,66% de suas pesquisas deram com os burros n’água. Fato comprovado. O IBOPE só acertou a eleição de 10 governadores de um total de 27! E tem mais ─ Em julho de 2016, João Dória tinha apenas minguados 6% dos votos, acabou se elegendo com 53%. Nem teve segundo turno. Erro feio das pesquisas. Flávio Bolsonaro, foi candidato a prefeito do Rio em 2014. A pesquisa dizia que ele terminaria com 8%, acabou obtendo 14%. Vejam outros erros gravíssimos: Previsão em 2014 para Dilma 46% obteve 41%. Aécio 27% obteve 33% e Marina 24% recebeu 21%. A previsão em 2016 era que Dória teria 44%. Acabou com 53%. E por aí vai. Centenas e centenas de previsões erradas. Lembram de Celso Russomano? A pesquisa indicava que ele dormiria prefeito. Acordou nu no meio da rua!

Agora, as pesquisas presidenciais evidenciam uma tentativa sórdida, mesquinha de induzir o eleitor ao erro. As pesquisas apontavam um bandido preso, um corrupto ladrão com quase 40% dos votos! Ora! É achar que este país é em sua maioria composto e gente que apoia o crime, a bandidagem, pois o PT não passa de uma organização criminosa, envolvido e vários escândalos, falcatruas e assalto aos cofres do povo. É pensar que o cidadão de bem, em sua maioria estaria apoiando a volta ao poder de uma quadrilha para saquear os impostos que esta mesma gente paga! Alguém em sã consciência confia nos noticiários da Globo, da Record, do SBT, da Band, da Redetv?! Alguém confia na Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo?! Com certeza, a grande maioria das pessoas letradas, com razoável inteligência não confia nesses órgãos de imprensa e razões não faltam! Há uma visível disposição em impedir a eleição de Jair Bolsonaro. A forma como as notícias são divulgadas, apresentadas, as distorções dos fatos, a realidade dos episódios. Qualquer criança nas ruas nota uma tendência de gerar notícias inverídicas e distorcidas.

Vamos ser práticos ─ Não existe imprensa livre e independente. Ponto. Em qualquer lugar do mundo, especialmente nas melhores democracias, a imprensa é uma empresa privada, tem seus interesses e intere$$e$ e defende em seus editoriais e nas redações, suas vocações. Exemplo clássico é nos EUA, onde a mídia de maneira geral foi e está contra Donald Trump e o demoniza de todas as formas. A “guerra” entre o presidente e os jornais é acirrada pois ele não tem medo e papas na língua e usa redes sociais como artilharia pesada. Bolsonaro segue a mesma linha. Revistas semanais do Brasil tipo Veja, Isto É, e a petista Carta Capital, não merecem nenhum crédito. Jair Bolsonaro é o único candidato que arrasta multidões em todo o Brasil, onde quer que vá. Só agora, recentemente a Globo passou a citar seu nome. Nenhum outro candidato tem coragem sequer de andar entre o povo. São xingados, agredidos pois esta eleição é assim – Jair Bolsonaro contra todos. Não é possível que os números apresentados nessas pesquisas estejam refletindo a realidade. É bem possível que Bolsonaro esteja batendo na casa dos 40%. É inegável. Mas, às emissoras de TV e aos institutos, não há interesse em mostrar a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário