terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O país aguarda 7 mil novos vereadores

As câmaras municipais de todo o país começam o ano legislativo debruçadas sobre mais um problema a ser jogado sobre as costas do povo brasileiro — o aumento do número de cadeiras, ou seja, pelos cálculos mais próximos, nos mais de cinco mil municípios brasileiros, a média é que sejam eleitos mais 7 mil novos vereadores, decisão nefasta esta tomada pelo Congresso em 2008 contrariando medida saneadora adotada anteriormente pelo STF que cortou vereadores em todo o Brasil. A mentirinha, o engodo de sempre, é tentar fazer crer que não terão aumento nas despesas, ou seja, os parlamentares com  a desfaçatez perene, alegam que o Duodécimo, a parte do orçamento municipal que cabe às câmaras não serão reajustados. Esses novos edis terão subsídios divididos com os atuais detentores das cadeiras legislativas. É aquela frase: me engana que eu  gosto ! Como achando que o povo é estúpido, idiota em crer nisto.
Em Araçatuba, com 135 mil eleitores, atualmente são 12 vereadores representando oito partidos, numa pulverização dos votos, mostrando claramente a situação de penúria em que se encontra a nossa representatividade. Apenas 2  partidos possuem 2 vereadores, os demais 1 representante. Segundo comentários no meio político, devem aumentar entre 13 até 21 novos parlamentares. Os atuais vereadores já opinaram extra-oficialmente. Alguns como Edval da Madeireira, demagogo e oportunista como sempre diz querer é diminuir. Alguém   acredita ? É o discurso politiqueiro de véspera eleitoral. Outros defendem  15 no máximo. Quanto às despesas que alegam que não  terão, só perguntamos onde o prédio já acanhado do Palácio 9 de Julho vai abrigar esses novos edis  ? E os gabinetes? Móveis ? etc. Claro, os vereadores sérios, honestos  se posicionam contra,  por que verdadeiramente defendem o povo.
Esta iniciativa de tentar trazer esses novos vereadores, foi mais uma vergonha perpetrada por parlamentares que sofreram todo tipo de pressão de antigos edis  para que votassem a PEC dos Vereadores. Como sempre, na política suja, imoral deste país, o troca-troca de interesses escusos e nada republicanos foi mais forte visto que muitos vereadores servem de agentes, cabos eleitorais ajudando arrebanhar votos nas eleições federais. Triste vergonha. Na verdade, o que precisa é melhorar o nível cultural, intelectual desses tais representantes que em muitas vezes são analfabetos, ignorantes, incapazes de pronunciar corretamente a língua portuguesa. Quem assiste às sessões do legislativo não sabe se está num ato público e político ou num circo.  É um verdadeiro assassinato do vernáculo capaz de fazer Rui Barbosa e Machado de Assis rolarem de raiva em seus túmulos!
As câmaras precisam de jovens, de pessoas com boa formatura acadêmica. Gente séria, honesta, livre de amarras e sem rabo preso com este ou aquele político. Gente com as vistas voltadas para o futuro, com compromissos assumidos com a comunidade. É preciso dar um “basta” na eleição de verdadeiros mentirosos, enganadores que se elegem dizendo-se da oposição, mas tão logo assumem, passam a comer na mão do prefeito, traindo as promessas feitas em praça pública, pisando nos compromissos assumidos com seus vizinhos, seus eleitores. Já que legalmente não há mais nada que se possa fazer para impedir a volta de mais esses abutres dessa politicalha tupiniquim, só resta-nos lutar e torcer que pelo menos se elejam gente que não venha nos “degrinir”, ou será “denegrir? ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário