quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aonde vai parar a educação deste país ? !!!!

A Unitoledo, respeitável e admirável entidade universitária que tanto honra Araçatuba, acaba de cancelar por falta de alunos interessados, o curso de LICENCIATURA EM HISTÓRIA, destinado a formação de professores para o ensino médio. Fui um dos que se inscreveu, fiz vestibular, aprovado, efetuei a matrícula e acabo de ser informado pela secretaria da entidade para solicitar o cancelamento desta, fato que muito entristeceu-me tendo em vista meu profundo interesse no referido curso e isso causa um enorme pesar. Não cabe aqui nenhuma crítica à universidade responsável que, óbviamente deve sentir-se também frustrada por esta limitação imposta por uma triste e inegável realidade - a situação da educação neste país !

Esta situação retrata claramente o desinteresse, o desestímulo por parte daqueles que no futuro terão ou teriam a responsabilidade de ensinar, de dar conhecimento às gerações vindouras. Mas a realidade é nua e crua. Ninguem quer saber de enfrentar uma sala de aula. Os governos em todos os níveis pagam mal os professores. Salários indignos e aviltantes para aqueles que dedicaram anos estudando, buscando conhecer para depois se tornarem mestres. O reconhecimento ao valor de um professor só fica nos discursos e na retórica populista e politiqueira de nossos homens públicos. Todos em geral, quando candidatos prometem tudo pra melhorar a educação. Já no governo, roubam, desviam recursos destinados à merenda escolar, à estrutura das escolas e ao próprio pagamento do salário minguado dos docentes. Todos os dias a imprensa estampa denúncias dessas práticas lesivas e nocivas ao interesse público, ou seja, o desvio de verbas da educação.

Ser professor hoje em dia é padecer nas mãos de alunos que em muitos casos são verdadeiros vândalos, bandidos travestidos de estudantes que adentram a sala de aula para agredir o mestre. Cenas de alunos pondo fogo no cabelo de professoras, espalhando cola na cadeira. Agressões físicas, morais. Ameaças de toda sorte, convivem no dia a dia dos professores. Alunos que são verdadeiros marginais na acepção da palavra, alunos que desrespeitam não só colegas como professores e funcionários das escolas, expondo uma imagem fruto da péssima formação familiar. Professores afastados de sua lide por causa de estresse provocado por agressões de alunos.Professores em tratamento médico e muitos se recusam a voltar a sala de aula. Suportam um verdadeiro martírio para no final do mês receberem um salário miserável.

Este é o retrato deste país que não valoriza esta que é certamente a profissão mais gloriosa, mais edificante. Na pirâmide dos salários, o professor é colocado nos últimos patamares. Vejam os salários que os políticos, muitos até analfabetos e semi-analfabetos estipulam para si próprios ! Um Tiririca da vida, analfabeto se elege deputado federal e receberá mais de 100 Mil Reais a partir de fevereiro. Nosso último presidente, quase analfabeto fazia apologia ao fato de não ter diploma e rebaixava, diminuia a importancia de se estudar, formar-se. Então aí está o resultado - ninguem quer estudar, ninguem quer formar-se professor. Afinal, estudar prá quê ?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário