quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que existe é uma enorme demagogia, uma hipocrisia por parte daqueles que dizem apoiar, apenas para parecerem “bonzinhos” diante do eleitorado, ficarem “bem na fita” segundo o dito popular.

Da demagogia à hipocrisia!



Participamos recentemente do movimento “Pela Redução dos Salários dos Vereadores de Araçatuba”. Realizamos uma reunião na sede da OAB onde apenas algumas poucas almas compareceram. Nas redes sociais vemos centenas de pessoas “confirmarem” presença, gritarem, incentivarem, apoiarem, enaltecerem o movimento, mas a realidade é bem outra. Todo mundo, sentado diante de um computador fica valente, bravo, corajoso, disposto a tudo! Mas... A covardia, a omissão, o descaso é a marca indissociável do brasileiro. Não é à toa que estamos nessa merda, nessa situação. Se é uma coisa que não temos, é a coragem necessária para lutarmos por nossos direitos. Nem de longe temos a coragem dos gregos, franceses, ingleses, espanhóis que saem às ruas, enfrentam a polícia, apanham, dão porradas e lutam por aquilo que acreditam. Nós brasileiros, ficamos “deitados em berço esplêndido” vendo cada dia a situação do país piorar. Nada, absolutamente nada fazemos.  O inferno está cheio de gente com boas intenções, gente que “queria”, “gostaria” de fazer, mas não fez!

Cinco vereadores da Câmara Municipal de Araçatuba – Arlindo Araújo, Edna Flor, Carlinhos Santana, Dr. Nava e Rosaldo Oliveira, em entrevista à FOLHA DA REGIÃO, disseram que apoiavam o movimento. Detalharam que esperariam chegar ao legislativo, um Projeto de Iniciativa Popular. Nenhum se dispôs a assumir a paternidade da iniciativa de apresentar o projeto. Existe entre os vereadores, um espírito corporativista, cartorial. Nenhum quer ficar mal na fita em relação aos demais. Na verdade, o que existe é uma enorme demagogia, uma hipocrisia por parte daqueles que dizem apoiar, apenas para parecerem “bonzinhos” diante do eleitorado, ficarem “bem na fita” segundo o dito popular. No fundo, não tiveram a coragem dos demais de afirmarem categoricamente que são contra o projeto! Claro! Estão defendendo seus interesses, seus direitos. Tentamos ao longo de três semanas, conversar com os tais cinco vereadores. Apenas Rosaldo de Oliveira teve a educação, a gentileza de nos receber. Carlinhos Santana dificilmente é encontrado no gabinete. Deixamos recado, nunca retornou. Edna Flor também não retornou nossa ligação. Dr. Nava recebeu o parceiro Argemiro Santos e fez o mesmo discurso, de que aguardaria a iniciativa popular. Arlindo Araújo, segundo sua assessoria, pouco vai ao gabinete e nos orientou a ir até sua clínica particular. Estivemos lá, o vereador nos viu, mas sequer nos cumprimentou e depois mandou avisar que não nos atenderia naquele momento.

Enfim, ficou claro, que esses vereadores de forma demagógica, hipócrita e covarde não tiveram a coragem dos demais em negar apoio, mas sequer nos receberam. Diante de tal situação, abandonamos o movimento por entendermos que a população de Araçatuba não demonstrou interesse em apoiar a iniciativa, em lutar para reduzir o elevado salário que estes vereadores recebem, segundo a própria vereadora Tieza afirmou, “alguns não valem R$ 10,00”! Se o povo está desinteressado neste tema, não vale à pena continuar a luta, pois esta fase de coletar mais de oito mil assinaturas de eleitores da cidade, será um trabalho insano, difícil, demorado. E para quê? Com certeza depois de protocolado na câmara, certamente terá parecer contrário da assessoria jurídica do legislativo que não analisa segundo o Direito positivo e sim, de acordo com a vontade dos vereadores. Se avançar, certamente não será aprovado em plenário. Daí entendermos inócuo, uma perda de tempo coletar essas assinaturas.

Lamentavelmente, um dos males da democracia é a tal manifestação “soberana” do voto. Pelé afirmou certa vez: “... o brasileiro não sabe votar”! Quase foi queimado em praça pública. Aí, por força constitucional, candidatam-se todo tipo de gente. Analfabetos, pilantras, falsários, mentirosos, desqualificados, bandidos, estelionatários e claro, gente de bem, gente honesta. Em geral, o povo vota naqueles que compram votos, trocam votos por cestas básicas, gasolina, dentadura, bolas, material esportivo e dinheiro. Esta é a realidade do Brasil. Aí o legislativo representa a vontade popular. É o retrato da sociedade sem tirar nem por nada. Como reclamar depois de eleitos? E esta não é uma referência específica de Araçatuba, é o quadro geral deste país. Mais de 54 milhões de eleitores votaram numa mentira, num engodo, numa farsa. Parte desses eleitores trocou o voto por uma casinha, por benefícios oferecidos em troca do voto. Agora estamos aí diante de uma governante desprezada pelo seu próprio partido, vendendo a alma para o diabo em troca de sua permanência no poder, negociando cargos e privilégios com políticos apenas para salvar sua pele diante de um provável impeachment. É o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário