quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Araçatuba: Tempos difíceis estão por vir!

Araçatuba: Tempos difíceis estão por vir!

Foto: Angelo Cardoso (AG)

Faltando aí cerca de 14 meses para o fim do governo Cido Sério (PT), as expectativas para se atravessar esse negro período, se mostram incertas e nada agradáveis não só para o prefeito em si como para a cidade. Hoje, o chefe do Executivo já passa por momentos difíceis que tendem a piorar consideravelmente nos próximos meses dando mostras que seu sucessor receberá em 2017, uma herança maldita e exigirá do novo alcaide muita capacidade administrativa, jogo de cintura, boa sustentação no legislativo e excelente relações não só em São Paulo como também em Brasília. É um aviso aos eventuais postulantes ao cargo, para que analisem bem com suas equipes de trabalho, suas famílias e seus partidos, pois o horizonte em 2016 não será nada favorável. Hoje o prefeito Cido Sério já anuncia não ter recursos para dar um reajuste ao funcionalismo municipal cuja data-base foi em 1º. de maio e pelo andar da carruagem, essa possibilidade de levantar recursos vai se arrastar, se prolongar por mais alguns meses. Alega uma queda na arrecadação, compartilhada com a exigüidade de verbas oriundas de Brasília cujo governo federal hoje envolvido em inúmeros escândalos de corrupção, a baixa atividade econômica, um rombo nas contas federais que impede qualquer ajuda ao Município.

No plano doméstico, o prefeito já vem enfrentando há alguns meses, substancial falta de medicamentos nas unidades básicas de saúde, falta de pagamento aos laboratórios que atendem aos convênios de exames, além de greve de anestesistas que tende a se agravar agora com uma greve geral a ser convocada pelo SISEMA diante da dificuldade de um entendimento para o reajuste salarial. Sem maioria parlamentar no legislativo municipal desde o retorno do vereador Rosaldo Oliveira, o prefeito Cido Sério vem sofrendo reveses seguidos e até a aprovação do orçamento de 2016 ainda está complicado por conta da recusa na aprovação da LDO em junho passado, criando um vazio fiscal, deixando o Executivo de mãos atadas em relação a tomar medidas para fazer frente a aumentar a arrecadação. Agora para piorar ainda mais o humor da população há sinais de que uma greve dos coletores de lixo se aproxima deixando o Executivo com poucas alternativas para resolver a questão salarial num curto espaço de tempo.

O prefeito Cido Sério, desde o início deste segundo mandato deu início à construção de várias unidades básicas de saúde contando sempre com a boa vontade do governo federal, mas, após as eleições marcadas pelo maior estelionato eleitoral da história política deste país, fato este hoje reconhecido até pelo ex-presidente Lula que, discursando numa plenária do PT admitiu que para ganhar as eleições usaram um discurso que teve que ser mudado após a posse e que “a presidente Dilma teve que fazer aquilo que diziam na campanha que não fariam” , ou seja, Lula reconheceu que mentiram, ludibriaram para ganhar o pleito. Agora, a fonte secou e Araçatuba, a exemplo de estados e municípios, amarga uma falta de dinheiro para fazer frente aos compromissos. Cido Sério vai ter enormes dificuldades para atravessar esse período dos próximos meses. Vão acirrar as críticas pelo aumento da buraqueira nas ruas da cidade, já há uma grita geral contra o péssimo estado de conservação de praças, ruas, avenidas. A população ataca o prefeito também em relação à chamada “Zona Azul”, no centro da cidade.


Não faltam críticas e o bombardeio será grande contra a administração petista. O que não faltam são péssimas notícias para o prefeito de Araçatuba, respondendo há inúmeros processos na justiça por improbidade administrativa e um gigantesco rombo de R$ 15 Milhões relativos a um escândalo envolvendo aquele que foi a “menina dos olhos” do prefeito, o projeto do Estaleiro do Rio Tietê que se transformou no maior fiasco, passados quase três anos não colocou no Rio Tietê uma só das barcaças previstas e desempregou um sem-número de trabalhadores. Dependendo de verbas da Petrobrás, hoje atolada em dívidas e num imenso escândalo de corrupção, não se pode esperar muita coisa. Até a sucessão de Cido Sério está comprometida. O PT local não dispõe de um nome capaz de enfrentar as eleições tendo em vista, o partido estar manchado nacionalmente, atolado num imenso pântano de lama da corrupção, que querendo ou não respinga em Araçatuba. É duvidosa a caminhada dos petistas até o pleito, que com esse enorme desgaste, tende a perder quadros e aliados de hoje podem abandonar o grupo liderado por Cido Sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário