sábado, 2 de agosto de 2014

Câmara: Vereadores retomam sessões

Câmara Municipal retoma sessões legislativas

Foto: AG - Angelo Cardoso

A Câmara Municipal de Araçatuba retoma nesta segunda-feira (4.8.14) as sessões legislativas tendo pela frente uma discussão prá lá de indigesta - o projeto sobre a destinação dos resíduos sólidos, ecopontos, coleta de lixo, etc. O prazo para que todos os municípios brasileiros cumpram as exigências federais neste setor, esgotou-se no final de julho. Araçatuba, como a maioria das cidades brasileiras não cumpre a legislação e poderá perder recursos federais na área. Desde janeiro de 2013 a cidade debate este tema com a possibilidade da implantação de um centro de gerenciamento de resíduos sólidos na região rural da Água Limpa. Acaloradas discussões aconteceram, mas até agora ninguém dorme tranquilo de que o problema esteja de todo resolvido. No entanto, como em fevereiro de 2015 deve ocorrer uma nova eleição para a escolha da Mesa Diretora, pelo menos nos bastidores, nos gabinetes, este assunto deve nortear as discussões mesmo que veladas. O atual presidente, Jaime José da Silva (PTB) deve tentar a reeleição mas suas chances são mínimas. Sua gestão foi marcada por tomadas de posições contraditórias, parciais e por sua indefectível arrogância, prepotência e forte apego ao cargo. Em muitos momentos se comportou mais como cabo eleitoral e defensor intransigente do prefeito Cido Sério (PT), que um magistrado, pisando sobre o Regimento Interno e demais leis, tanto que é alvo de investigação por parte do Ministério Público por abuso de poder ao deixar de por em votação do plenário, o pedido de criação de uma Comissão Processante para afastar o prefeito. Sua reeleição só ocorrerá se o prefeito Cido Sério impor sua vontade sobre a base de sustentação, no entanto, pelo menos dois nomes surgem na disputa dentro do grupo: Cido Saraiva (PMDB) e Beatriz Nogueira (PT). Dificilmente Jaime conseguirá angariar votos para tentar se manter no cargo. 

Cido Saraiva, já presidiu o legislativo araçatubense, goza de muito prestigio e disputa uma vaga como deputado estadual. Em não se elegendo, com certeza tentará reassumir a presidência. É um vereador dos mais atuantes, simpático, atencioso e gentil com todos e pode até contar com votos da oposição. É bem sintonizado com o prefeito mas mantém uma republicana distancia sem mostrar bajulação. submissão ao Executivo como acontece atualmente. Por outro lado, o prefeito poderá tentar emplacar o nome de Beatriz Nogueira, cometendo um segundo êrro pois a mesma segue idêntico comportamento arrogante e tem restrições até mesmo dentre os vereadores da situação. O vereador Cláudio Henrique (PMN), atual líder do prefeito, está na Câmara há vários mandatos e pode correr por fora com o apoio da oposição por conta de sua simpatia e educação. Mesmo sendo o líder do prefeito, é humilde, respeita os vereadores oposicionistas e em momento algum tenta "passar o trator" sobre os mesmos. Pode surpreender se tiver o apoio do prefeito Cido Sério. Pelo lado da oposição, os vereadores em número de 5, podem tentar emplacar um nome contando com uma eventual divisão no grupo da Situação, destacando-se aí o nome de Edna Flor (PPS) que já foi presidente e goza de elevado apoio popular. 

O atual presidente da Câmara, Jaime José da Silva, terá pela frente, nas próximas semanas, um outro abacaxi para descascar. Trata-se da eventual cassação do mandato do vereador Hermenegildo Nava (PROS) que está sendo alvo de uma investigação do Ministério Público Eleitoral por possivelmente ter violado a legislação ao advogar contra a Prefeitura quando já era vereador eleito e membro da Mesa, fato que fere o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Se a justiça entender que houve a violação do disposto legal, o presidente da edilidade terá que decretar a perda do mandato de Nava. Atualmente, fazem parte da base de sustentação (Situação), os vereadores, Jaime, Beatriz, Cido Saraiva, Batata, Cabo Claudino,  Profº. Cláudio e Rivael Papinha. Da Oposição fazem parte: Edna Flor, Arlindo Araújo, Carlinhos, Tieza e Nava. O ex-vereador Rosaldo Oliveira, teve seu mandato cassado, tenta um recurso mas dificilmente retorna à Câmara, o que é lamentável, pois era muito atuante e ainda continua prestando um enorme serviço público voltado para o cuidado com animais abandonados pela cidade, como cães e gatos. Criou por sua conta, um equipamento móvel para castrar esses animais, o "Castramóvel".

Como estamos há 2 meses exatos da eleição, certamente, as futuras sessões do legislativo ocorrerão sem maiores problemas por conta das candidaturas de Papinha, para deputado federal e Cido Saraiva, para estadual. Estranhamente, nenhum vereador da base situacionista apóia a candidatura de Cidinha Lacerda (PT) para deputada estadual, o que pode inviabilizar seu projeto. Cada vereador tem seus compromissos com candidatos de outras regiões e fatalmente vão se desdobrar na busca pelos votos. Assim sendo, espera-se que as sessões legislativas só ganhem espaço nas agendas de todos depois do dia 5 de outubro, intensificando-se assim a luta nos bastidores com vistas à eleição da Mesa Diretora que ocorrerá em fevereiro de 2015. Este período igualmente marcará a metade do mandato dos atuais legisladores e do prefeito. À partir daí começa o burburinho quanto às eleições municipais de 2016. Até o presente, o desgastante tema de ampliar o número de cadeiras e vereadores a serem eleitos, está sob as cinzas. Apenas Jaime  José da Silva, como não poderia deixar de ser, alimenta essa idéia impopular e contrária ao interesse público. Já está mais que provado e comprovado que o povo, o eleitor não quer saber de mais vereadores em Araçatuba.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário