domingo, 24 de agosto de 2014

Cido quer comissionados votando em Cidinha:

Cido Sério quer todos comissionados votando em Cidinha! 


O prefeito Cido Sério (PT), tomou uma decisão polêmica, forte que surpreendeu todo o mundo político de Araçatuba, ao exigir que todos os comissionados, funcionários nomeados sem concurso público, indicados, apadrinhados por vereadores votem na marra na candidata petista à Assembléia Legislativa, Cidinha Lacerda, sua ex-primeira dama de quem é divorciado, mas que assumiu o comando da campanha.  O inesperado gesto do prefeito, causou rebuliço dada à medida que noutras situações nunca antes ocorrera e acabou respingando na Câmara Municipal, pois de cara foram postos para fora da prefeitura, servidores indicados, apadrinhados pelo vereador Cido Saraiva (PMDB) que, por conta desse desencontro, acabou rompendo politicamente com o prefeito de Araçatuba, a quem há seis anos deu total sustentação no legislativo. Esta nova situação, acabou tendo outras repercussões pois agora o prefeito perdeu sua maioria e está empatada a situação entre as bancadas, sendo seis para cada lado. Estranhamente, Araçatuba deveria ter número de impar de vereadores. Futuramente, haverá desentendimentos nas votações pois o presidente só deve votar em casos de empate. A primeira crise a ameaçar Cido Sério, será a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Sem maioria, o prefeito ficará "engessado" com eventuais manobras da oposição, diminuição de valores de remanejamento, etc. Pior - caso surja uma nova denúncia grave ou um novo pedido de Comissão Processante, a cabeça do prefeito poderá rolar.

Os analistas políticos e os bastidores da cena política local não conseguem entender as razões que levaram o prefeito a tomar uma medida drástica que resultou no rompimento político com um dos seus maiores defensores. Cido Sério corre um risco muito grande ao perder sua naioria que já era frágil. Ficará refém dos demais vereadores da base de sustentação que poderá inviabilizar seu governo nesses últimos dois anos de mandato. A vitória de Alckmin é um fato consumado. A derrota de Dilma é possível. Assim, Cido Sério perderia total apoio de Brasília e de São Paulo, ele que sempre desprezou o governador Geraldo Alckmin ficará em maus lençóis principalmente diante de uma eventual vitória de Dilador Borges (PSDB) do mesmo partido do governador, vão deixar o alcaide à pão e água! Cido Sério poderá terminar seus dias à frente do Executivo da mesma forma que Jorge Maluly Neto, cassado e abandonado.

O interessante  disso tudo é que a outrora base de sustentação na Câmara  Municipal, antes com 8 vereadores, caiu para 7, com a saída de Nava e agora de Saraiva. O detalhe é que de todos os vereadores ligados ao prefeito, nenhum apoia Cidinha Lacerda. Todos os vereadores possuem compromissos outros, que desagradaram o petista. Segundo-se sabe, até o líder da bancada situacionista, Prof. Cláudio foi chamado ao gabinete e teria sido exigido que ele mandasse seus assessores e apadrinhados na prefeitura, a retirarem os banners e decalques de Roquinho Barbieri (PTB) apoiado por Cláudio. Ironia é que Roquinho conseguiu muitos recursos e ajudou Cido Sério desde a primeira hora de seu mandato. Com esta medida, tudo indica que uma crise ou um eventual rompimento entre Cido e Roquinho é algo a ocorrer.  A única vereadora petista Beatriz Nogueira, tem diferenças com Cidinha por causa que esta apoiou Fernando Zar na eleição do diretório, impondo humilhante derrota a Beatriz Nogueira. Esta por sua vez, agora apoia para deputado estadual, Tato. Batata (PR) apoia candidato do seu partido. Papinha é candidato a deputado federal e dobra com candidato do PSB. Jaime J. da Silva, apoia candidato do PTB, Cido Saraiva é candidato pelo PMDB e Cabo Claudino, não se manifestou. O mais estranho é como ficará a situação do vice-prefeito Carlos Hernandes que é do mesmo partido de Cido Saraiva. Tempestades à vista no horizonte! Quem viver, verá!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário