terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O país aguarda 7 mil novos vereadores

As câmaras municipais de todo o país começam o ano legislativo debruçadas sobre mais um problema a ser jogado sobre as costas do povo brasileiro — o aumento do número de cadeiras, ou seja, pelos cálculos mais próximos, nos mais de cinco mil municípios brasileiros, a média é que sejam eleitos mais 7 mil novos vereadores, decisão nefasta esta tomada pelo Congresso em 2008 contrariando medida saneadora adotada anteriormente pelo STF que cortou vereadores em todo o Brasil. A mentirinha, o engodo de sempre, é tentar fazer crer que não terão aumento nas despesas, ou seja, os parlamentares com  a desfaçatez perene, alegam que o Duodécimo, a parte do orçamento municipal que cabe às câmaras não serão reajustados. Esses novos edis terão subsídios divididos com os atuais detentores das cadeiras legislativas. É aquela frase: me engana que eu  gosto ! Como achando que o povo é estúpido, idiota em crer nisto.
Em Araçatuba, com 135 mil eleitores, atualmente são 12 vereadores representando oito partidos, numa pulverização dos votos, mostrando claramente a situação de penúria em que se encontra a nossa representatividade. Apenas 2  partidos possuem 2 vereadores, os demais 1 representante. Segundo comentários no meio político, devem aumentar entre 13 até 21 novos parlamentares. Os atuais vereadores já opinaram extra-oficialmente. Alguns como Edval da Madeireira, demagogo e oportunista como sempre diz querer é diminuir. Alguém   acredita ? É o discurso politiqueiro de véspera eleitoral. Outros defendem  15 no máximo. Quanto às despesas que alegam que não  terão, só perguntamos onde o prédio já acanhado do Palácio 9 de Julho vai abrigar esses novos edis  ? E os gabinetes? Móveis ? etc. Claro, os vereadores sérios, honestos  se posicionam contra,  por que verdadeiramente defendem o povo.
Esta iniciativa de tentar trazer esses novos vereadores, foi mais uma vergonha perpetrada por parlamentares que sofreram todo tipo de pressão de antigos edis  para que votassem a PEC dos Vereadores. Como sempre, na política suja, imoral deste país, o troca-troca de interesses escusos e nada republicanos foi mais forte visto que muitos vereadores servem de agentes, cabos eleitorais ajudando arrebanhar votos nas eleições federais. Triste vergonha. Na verdade, o que precisa é melhorar o nível cultural, intelectual desses tais representantes que em muitas vezes são analfabetos, ignorantes, incapazes de pronunciar corretamente a língua portuguesa. Quem assiste às sessões do legislativo não sabe se está num ato público e político ou num circo.  É um verdadeiro assassinato do vernáculo capaz de fazer Rui Barbosa e Machado de Assis rolarem de raiva em seus túmulos!
As câmaras precisam de jovens, de pessoas com boa formatura acadêmica. Gente séria, honesta, livre de amarras e sem rabo preso com este ou aquele político. Gente com as vistas voltadas para o futuro, com compromissos assumidos com a comunidade. É preciso dar um “basta” na eleição de verdadeiros mentirosos, enganadores que se elegem dizendo-se da oposição, mas tão logo assumem, passam a comer na mão do prefeito, traindo as promessas feitas em praça pública, pisando nos compromissos assumidos com seus vizinhos, seus eleitores. Já que legalmente não há mais nada que se possa fazer para impedir a volta de mais esses abutres dessa politicalha tupiniquim, só resta-nos lutar e torcer que pelo menos se elejam gente que não venha nos “degrinir”, ou será “denegrir? ”

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ventos da liberdade sopram sobre o Islã !

Nas últimas semanas, intensas e corajosas manifestações e lutas por liberdades democráticas sopraram em variados países do mundo árabe, culminando com a derrubada do ditador egípcio  Osni Mubarack, no poder há mais de 30 anos. Em geral nesses países de orientação religiosa islâmica, os líderes, presidentes, reis, sheiks, príncipes são apegados ao cargo e, contrários óbviamente à alternância de poder. Democracia então, palavra que não existe nos dicionários destes que cultuam, que seguem o Alcorão, o livro sagrado de Maomé, por incrível qe possa parecer, era um analfabeto mas conseguiu fundar uma religião monoteísta por volta de 600 dC e espalhar este dogma por milhares de povos. Muamar Kadafi, líder líbio está à frente do governo há mais de 40 anos. Um terrorista nato que estimula, que incentiva e patrocina grupos terroristas principalmente contra os Estados Unidos. Ficou famoso por apoiar e armar um  grupo terrorista  que derrubou um avião civil sobre a Escócia, em situação até hoje não esclarecida.

Na maioria desses países árabes -  Síria, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Jordânia,Iêmen, Tunísia, Argélia, Marrocos, Bahrein e outros, somados aos iranianos que são persas e não árabes, parece que a vida continua na Idade Média. Um povo atrasado culturalmente, um povo que vive aprisionado ao passado longíncuo dominado por idéias retrógradas, leis seculares impiedosas, vingativas, onde a mulher é uma figura inexistente na sociedade mulçumana, sendo, em muitos países obrigadas ao uso da odiosa vestimenta a burca, vivem enclausuradas, não podem sair à rua, falar com estranhos, aprender ler, etc. As crianças são educadas em escolas (se é que se pode chamar de escolas), onde aprende desde cedo o ódio aos judeus, ao mundo ocidental e à religião de Roma. Vivem como se estivem nos tempos das Cruzadas.

Alguns desses países, sem que mesmo a inteligência americana pudesse detectar, acordaram de um longo sono e ansiam pela liberdade, pela chance de viverem num mundo melhor, longe do atraso, da ignorância, do desconforto. Esses países não sabem o que é liberdade, o que é democracia, vida político-partidária, um parlamento livre e eleito pelo povo. Em alguns, onde ainda predomina regimes monárquicos, esses reis são senhores absolutos da vida e da morte de milhares de pessoas condenadas à uma vida estéril. Muitos desses soberanos, donos de poços de petróleo, se tornaram ricos, poderosos e controlam seus súditos com mão de ferro. Agora, inebriados pelos ventos da liberdade que sopram no norte africano, como uma cena jamais esperada, os povos, notadamente os jovens sairam às ruas, enfrentando a polícia e o exército e estão lutando. No Egito, Mubarack caiu em menos de 18 dias de protestos. Ourtros desses ditadores poderão cair, pondo um fim nesses regimes ditatoriais e sanguinários.

A grande arma usada por esses novos soldados da liberdade, é a internet, o telefone celular que, desafiando as baionetas, os canhões e tanques de guerra, de forma quase que inocente, pura  levaram a mensagem desses destemidos lutadores pondo abaixo as ditaduras cruéis e desumanas. Quiçá tenham êxito completo e varram para o lixo da história, essas figuras nefastas, esses energúmenos que insistem em manter o poder à custa do suor e do sangue dessa brava gente. Quiçá enterrem junto Maomé e suas idéias senis e tresloucadas. Que lutem para abrir suas mentes e visões para um mundo novo, moderno, um mundo sem fronteiras, sem castas sociais e acima de tudo, um mundo onde a paz entre os homens seja a tônica, a regra. Que cada um possa celebrar, honrar e adorar seus deuses da forma como melhor lhes aprouver respeitando seus vizinhos, seus irmãos. Que os ventos dessa tão esperada liberdade se tranformem em verdadeiras tempestades varrendo esses ditadores assassinos dando lugar à governos livres e voltados para a melhoria de vida desses povos que sofrem à séculos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A casa caiu: Lula e Dilma mentiram para ganhar a eleição !







A casa caiu ! Dilma e Lula mentiram, enganaram descaradamente o povo, o eleitor. Lula enquanto presidente era só sorrisos, rindo da desgraça dos Estados Unidos e Europa,  mandando dinheiro à vontade para os seus amigos ditadores em Cuba, Venezuela, além de países africanos e apoiando a Bolívia, Colômbia e Equador. Nossas estradas estão acabadas, destruídas mas o governo do PT investe em infra-estrutura, estradas, portos e pontes em Cuba e outros países latino-americanos. Para Lula tudo era sorriso, até dinheiro estava emprestando para o FMI. No Haiti, o Brasil, vem enterrando bilhões e bilhões !
Dilma enquanto candidata parecia uma fada (ou bruxa) com uma varinha de condão apresentando solução para tudo e para todos. Nos debates com Serra ela sempre se saia assim: “meu governo tem uma proposta para isto....”. À todas as questões levantadas, a então candidata mentia, enganava o eleitor prometendo saídas para todos os males. Parecia um sonho numa noite de Verão. Tudo arquitetado e engendrado nos porões do Planalto para se ganhar a eleição custasse o que custasse!   Dinheiro brotava do chão. Nunca ninguém saberá de fato quanto custou esta vitória mas todos nós sabemos quem está pagando a conta.
Agora, menos de 50 dias depois de “abrir a caixa preta” deixada por Lula, Dilma se vê às voltas com o fantasma da escassez de dinheiro, está diante dos milhares e milhares de compromissos assumidos, PAC 1, PAC 2, os acertos feitos com governadores, com os políticos  e o cobertor agora se mostra curto diante de tanta gente a ser agasalhada. Dilma escancarou as contas e deixou Lula nu em praça pública mostrando suas mentiras, falácias e engodos. Ela acaba de cortar 50 bilhões do orçamento. Fala que vai preservar o PAC, vamos ver. Deu um aumento vergonhoso para o trabalhador e suspendeu novos concursos públicos, proibindo novas nomeações e vai cortar até o cafezinho nas ante-salas de Brasília!
A verdade é uma só. Lula gastou mais que podia. Gastou de forma irresponsável comprometendo as contas públicas e pondo em risco a política fiscal e monetária. Mas como Dilma é petista, claro, não dirá isso abertamente. Vai engolir o sapo barbudo, cuja digestão não será fácil. Mesmo tendo maioria no congresso, prevê-se nuvens negras no horizonte da janela presidencial, pois Sarney, Collor, Themer e até Tiririca vão apresentar a fatura à presidente. Fatura esta que o PMDB sabe pleitear e muito bem. Quem viver verá o inferno em que Dilma, graças à suas mentiras e ter confiado em Lula se meteu.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novos parlamentares, velhos costumes e mazelas

A semana se iniciou com a posse dos novos parlamentares em Brasília, os deputados federais e senadores. Apenas troca-se de caras e nomes. Os problemas são os mesmos, os vícios idem e a canalhice de sempre. No linguajar bem popular  ― “troca-se o cachorro, mas a coleira é a  mesma”. A atividade política no Brasil é uma herança maldita secular que vem desde o período Colonial passando pelo Império, desaguando na República sempre com a marca da corrupção, da bandalheira, da roubalheira e do assalto aos cofres públicos! Ser político no Brasil de há muito é sinônimo de corrupto, ladrão, canalha, sem caráter. Mil personagens fazendo apologia aos maus políticos foram criados na TV, cinema, jornais, novelas, etc. Não é prá menos. Os inúmeros escândalos que pipocam todos os dias na mídia é de deixar qualquer meliante corado de vergonha.
Com um congresso que reúne o que de pior existe na sociedade  brasileira ali representada, bem lembra o Brasil-Colônia quando os maiores  criminosos eram sentenciados e uma das piores penas era ser mandado para o Brasil. Na Corte a pior condenação, o pior castigo já tinha endereço certo: os quintos dos infernos – Brasil. Diz a tradição que o 1. Advogado aportou por aqui por volta de 1.530. Era um ladrão de cavalos em Portugal. Que triste sina ! Todo criminoso, todo condenado inclusive pela Santa Inquisição, que de santa não tinha nada, era despachado para este fim de mundo. Era morte certa nas mãos dos índios, naufrágio das caravelas, doenças tropicais, etc.  Enfim, está no DNA dos brasileiros esta cruz, esta sina. Não é à toa que figuramos entre os primeiros países de elevado índice de corrupção.
O novo congresso tomou posse na terça-feira, eleição das Mesas da Câmara e Senado e reunião mesmo para valer na 5a.feira. E onde estava o ilustre deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro, o Sr. Romário de Souza Faria ? Em Brasília ?!!! Não !!! Romário batia uma bolinha com amigos em Ipanema à luz do dia prá todo mundo ver ! Errado ?! Não ! Magina. Sua Excelência se cansou de ter subido ao Planalto goiano, precisava naturalmente recompor-se. Nada como um futebolzinho na praia. Na verdade quem em sã consciência acreditava ou acredita que Romário vai levar esse mandato à sério ?! Quem não presta neste episódio não  é Romário, é o eleitor carioca, que à exemplo de outros brasileiros não sabe votar. Quem elege Garotinho e sua trupe precisa mais ?!!! Pelé tinha razão.
Pelo menos 30 deputados federais se licenciaram já esta semana para assumirem cargos nos estados. Até aí nada demais. Acontece que na maioria dos estados brasileiros, um secretário de governo ganha entre 11 a 15 Mil Reais. Então já sabem os parlamentares quando se trata de resolver problemas deles há saídas legais para tudo. A maioria escolhe  continuar recebendo o gordo salário de deputado federal algo mais de R$ 100 Mil. Esses R$ 26 Mil que anunciam é apenas a base,  e as vantagens ? Quer dizer, assume um suplente recebendo o mesmo valor enquanto que o titular também continua recebendo como estivesse atuando em Brasília. Esse país tem jeito ? Tem conserto ? Alguém acredita que um dia estaremos entre as nações ricas, civilizadas e sem corrupção, sem maus políticos ?

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Promotoria quer cassar Cido Sério e 7 vereadores

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Araçatuba, acaba de ajuizar Ação de Responsabilidade Pública contra o prefeito Cido Sério e os vereadores de sua base de sustentação na Câmara Municipal — Cido Saraiva, Ermenegildo Nava, Joaquim da Santa Casa, Olair Bosco, Prof. Cláudio, Profa. Durvalina e Edval da Madeireira que aprovaram no ano passado a Lei Complementar n° 206/2010 que estabeleceu a reforma administrativa criando mais 400 cargos sem concurso público. Esta malfadada reforma administrativa na verdade não passou de uma manobra do prefeito Cido Sério que havia sido obrigado pelo Tribunal de Justiça do Estado a demitir cerca de 125 pessoas que ocupavam cargos comissionados desde o tempo do ex-prefeito Maluly Neto. O TJ considerou inconstitucional a lei aprovada à época pela Câmara de Araçatuba o que gerou a imediata demissão desses funcionários, geralmente pessoas indicadas por interesse político.
Na verdade, o prefeito Cido Sério quis dar uma de esperto. Demitiu o pessoal deixado pela administração anterior e nomeou outros tantos de sua confiança além de gente ligada aos vereadores de sua bancada. O Ministério Público considerou que a atitude do prefeito foi apenas de maquiar, enganar a decisão judicial. Cido Sério além de apenas demitir “prá inglês ver”, os ocupantes desses cargos, acabou enviando para a Câmara que aprovou à toque de caixa, criando mais 300 cargos. Ficou evidente que o prefeito quis “enrolar”, pois o projeto era semelhante àquele anteriormente considerado inconstitucional. Assim Cido Sério praticou ato de improbidade administrativa e o MP pede a cassação de seu mandato, pagamento de multa e perda de seus direitos políticos, penas estas extensivas a vereadores envolvidos.
À época, a idéia que ficou clara perante a opinião pública foi que o prefeito Cido Sério, mancomunado com seus vereadores teve a intenção única de nomear mais de 400 pessoas com o intuito destes trabalharem como cabos eleitorais na campanha do vice-prefeito Carlos Hernandes, então candidato a deputado estadual. O prefeito acabou dando um tiro no próprio pé, pois de nada adiantou e o desempenho de Hernandes foi medíocre, sendo humilhado nas urnas. O povo revoltado com a má administração, o abandono, a buraqueira geral e péssima imagem da cidade não votou no candidato oficial.
Agora, caso esta ação do MP de Araçatuba seja acatada e os mesmos condenados inclusive em segunda instância pelo TJ, todos estarão na mira da Lei da Ficha Limpa não podendo serem candidatos nas próximas eleições. Claro, como nossa justiça caminha em passos de tartaruga e inúmeros serão os recursos, uma decisão final vai demorar alguns bons anos. Já afirmamos reiteradas vezes que o prefeito Cido Sério é mal assessorado, está mal acompanhado. Sua assessoria jurídica não tem competência e o prefeito de Araçatuba desde que assumiu sofreu inúmeras derrotas jurídicas e esta é mais uma. Alguem no depto. Jurídico precisa ter a coragem de dizer ao prefeito que isto, aquilo é errado, não pode e nem deve ser feito. Este é mais um episódio que vai tirar muitas noites de sono do prefeito de Araçatuba. É mais uma pedra no sapato de Cido Sério. E os vereadores devem aprender que puxasaquismo tem limites e que o prefeito não é deus nem dono da verdade e que não está acima da lei.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aonde vai parar a educação deste país ? !!!!

A Unitoledo, respeitável e admirável entidade universitária que tanto honra Araçatuba, acaba de cancelar por falta de alunos interessados, o curso de LICENCIATURA EM HISTÓRIA, destinado a formação de professores para o ensino médio. Fui um dos que se inscreveu, fiz vestibular, aprovado, efetuei a matrícula e acabo de ser informado pela secretaria da entidade para solicitar o cancelamento desta, fato que muito entristeceu-me tendo em vista meu profundo interesse no referido curso e isso causa um enorme pesar. Não cabe aqui nenhuma crítica à universidade responsável que, óbviamente deve sentir-se também frustrada por esta limitação imposta por uma triste e inegável realidade - a situação da educação neste país !

Esta situação retrata claramente o desinteresse, o desestímulo por parte daqueles que no futuro terão ou teriam a responsabilidade de ensinar, de dar conhecimento às gerações vindouras. Mas a realidade é nua e crua. Ninguem quer saber de enfrentar uma sala de aula. Os governos em todos os níveis pagam mal os professores. Salários indignos e aviltantes para aqueles que dedicaram anos estudando, buscando conhecer para depois se tornarem mestres. O reconhecimento ao valor de um professor só fica nos discursos e na retórica populista e politiqueira de nossos homens públicos. Todos em geral, quando candidatos prometem tudo pra melhorar a educação. Já no governo, roubam, desviam recursos destinados à merenda escolar, à estrutura das escolas e ao próprio pagamento do salário minguado dos docentes. Todos os dias a imprensa estampa denúncias dessas práticas lesivas e nocivas ao interesse público, ou seja, o desvio de verbas da educação.

Ser professor hoje em dia é padecer nas mãos de alunos que em muitos casos são verdadeiros vândalos, bandidos travestidos de estudantes que adentram a sala de aula para agredir o mestre. Cenas de alunos pondo fogo no cabelo de professoras, espalhando cola na cadeira. Agressões físicas, morais. Ameaças de toda sorte, convivem no dia a dia dos professores. Alunos que são verdadeiros marginais na acepção da palavra, alunos que desrespeitam não só colegas como professores e funcionários das escolas, expondo uma imagem fruto da péssima formação familiar. Professores afastados de sua lide por causa de estresse provocado por agressões de alunos.Professores em tratamento médico e muitos se recusam a voltar a sala de aula. Suportam um verdadeiro martírio para no final do mês receberem um salário miserável.

Este é o retrato deste país que não valoriza esta que é certamente a profissão mais gloriosa, mais edificante. Na pirâmide dos salários, o professor é colocado nos últimos patamares. Vejam os salários que os políticos, muitos até analfabetos e semi-analfabetos estipulam para si próprios ! Um Tiririca da vida, analfabeto se elege deputado federal e receberá mais de 100 Mil Reais a partir de fevereiro. Nosso último presidente, quase analfabeto fazia apologia ao fato de não ter diploma e rebaixava, diminuia a importancia de se estudar, formar-se. Então aí está o resultado - ninguem quer estudar, ninguem quer formar-se professor. Afinal, estudar prá quê ?!

ESGOTO DA POLÍTICA

Lamentável, execrável que o Senado da República, antes uma Casa honrada que abrigou Rui Barbosa e tantas grandes e ilustres figuras honradas e admiradas, tenha se transformado nesse balcão de negócios escusos entre o PT e o PMDB ao reelegerem o senador José Sarney para mais um período como presidente. Sarney é uma figura nefasta, pequena e nociva da política nacional, comandando com mão de ferro uma das piores oligarquias deste país, transformando-se no senhor da vida e da morte dos míseros habitantes da capitania hereditária do Maranhão. É um contumaz praticante da política de troca-troca de cargos e outros interesses nada republicanos. Essa triste aliança, esse casamento incestuoso entre PT e PMDB transformou esta República num grande leilão de cargos no alto escalão governamental. Uma sujeira, uma imundície vil que infelicita o País. O PT, antes um partido que defendia, propugnava pela ética e moralidade na coisa pública, aprendeu rapidamente com seu irmão siamês, o PMDB, as práticas nefastas e imorais. Sarney é parte desse jogo sujo patrocinado por Michel Temer, segundo Ciro Gomes, "um chefe de quadrilha". O PT está até promovendo a volta triunfal de Delúbio Soares, o "agente-mor" do mensalão. Afinal, Dirceu, Genoino, Palocci estão aí na berlinda, por que Delúbio não voltar? É uma vergonha inominável! PT e PMDB se transformaram naquilo que de pior existe e se nivelaram aos profundosos esgotos da política brasileira!
ESTE TEXTO FOI PUBLICADO NO JORNAL "O ESTADO DE SÃO PAULO' - Forum  dos Leitores - 2/2/11