domingo, 1 de julho de 2018

AME: Penápolis derrota Araçatuba!

Na "guerra" pelo AME, Penápolis impõe derrota a Araçatuba!
Diferente de Dilador e Edna, o ver. Papinha foi a Penápolis prestigiar o governador Márcio França. (Foto - Folha da Região).


O governador Márcio França (PSB), esteve neste sábado (30) em Penápolis para prestigiar a inauguração do segundo campus da FUNEPE, onde será instalado mais um curso de medicina na região. Durante o evento, o governador anunciou sua decisão que põe fim à um conflito de interesses entre Birigui, Penápolis e Araçatuba, que há anos pleiteavam a instalação de um AME cirúrgico. Muitas manifestações aconteceram no meio político dessas cidades com vistas à conseguir o feito. O ex-governador tucano Geraldo Alckmin, com a lerdeza, a paciência de sempre nunca decidiu deixando o “abacaxi” para seu sucessor, França. É óbvio que a gritaria geral em Araçatuba, com inúmeros protestos contra os políticos, notadamente o prefeito Dilador Borges (PSDB), que é do mesmo partido do prefeito Célio Oliveira, de Penápolis. Dilador não foi ao encontro do governador, não mandou sua vice, nenhum secretário, ou seja, está praticando a velha política de bairrismo desnecessários, inúteis quando se trata de temas regionais. A Santa Casa de Araçatuba atende pacientes do SUS de mais de 40 cidades que os enviam para cá. Por uma questão de fidalguia, gentileza e respeito o prefeito deveria ter comparecido em Penápolis. Acabou perdendo literalmente o bonde e a oportunidade. É lógico que Dilador apoia Dória (PSDB). Será que em 2014 quando fecharam o acordo para França ser vice-governador de Alckmin não sinalizaram esta possibilidade deste ser candidato? Quem traiu quem?

A bem da verdade, está havendo um exagero em Araçatuba, por uma total desinformação. O AME de Penápolis será igual ao de Araçatuba e não um AME cirúrgico. Ali se realizarão cirurgias de pequenas e médias complexidades, não é o sonhado AME cirúrgico. Visa desafogar Araçatuba e atender aquela região. As demandas mais complexas continuarão com as longas e eternas filas e encaminhados para Rio Preto e outras grandes cidades. O vereador Papinha (PSB) é do mesmo partido do governador Márcio França e, como não poderia ser diferente, acorreu à Penápolis como presidente do legislativo de Araçatuba e parceiro de partido do governador. Está recebendo muitas críticas pelo fato do AME não vir para cá. Natural, mas incompreensível. É preciso se estabelecer a verdade dos fatos. O vereador Rivael Papinha lutou e muito contra o fechamento do Hospital da Mulher, contra o fechamento do PS S. João, mas o povo tem que entender que não basta o vereador lutar, espernear se quem tem o poder de mando, a caneta e o diário oficial é o prefeito. Dilador é teimoso, cabeça dura e ele é quem manda, ele decide.


O vereador Papinha disse que defende uma “briga” regional, um projeto voltado para a região atendendo as áreas da saúde, segurança e educação. O clima de rivalidade entre os municípios não constrói e acaba desgastando os políticos em razão dessa luta que é louvável para todos. Disse ainda que vai continuar cobrando, lutando por essas reivindicações em favor do povo, papel este que cabe aos representantes do legislativo seja como vereador ou deputado federal. É preciso reconhecer que está aí mais um forte motivo de votarmos nos candidatos da terra, sejam eles feios ou bonitos, sejam de qual partido. Nessa hora deve prevalecer o interesse de todos. Essas divisões paroquiais enfraquecem os representantes e acaba nisso. O governador atual, do PSB está olhando o lado dele que é imediato – eleger-se governador. Já o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira que é tucano, não vai apoiar Dória e não esconde de ninguém, sob pena de ser expulso do PSDB. Faltou a Dilador Borges dialogar com todos, faltou articulação política com força de obter resultados interessados ao povo de Araçatuba. O ver. Papinha é pré-candidato a deputado federal e este episódio só vem confirmar a importância de nossa cidade e região ter voz e vez em Brasília. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário