sábado, 23 de junho de 2018

Cido Saraiva - vida dedicada ao próximo

Cido Saraiva: "Eu escolhi acolher o ser humano!"

Bastante emocionado e chorando às vezes, Cido Saraiva fala de sua vocação em servir ao próximo (Foto: AG - Angelo Cardoso).

Por iniciativa do vereador Dunga (DEM), a Câmara Municipal de Araçatuba, concedeu nesta sexta-feira (22), ao vereador Cido Saraiva (MDB), o título de "Cidadão Araçatubense". A sessão foi presidida e conduzida pelo vereador Rivael Papinha (PSB), que, exaltou, enalteceu a figura de Saraiva, destacando ser ele uma pessoa que sempre honrou sua palavra e cumpriu seus compromissos. Papinha lembrou do grande serviço social que Saraiva presta junto à comunidade, que o coloca como uma pessoa querida e estimada pela população, razão do mesmo já estar em seu terceiro mandato, um campeão de votos.
Foi apresentado ao numeroso público presente, um vídeo relatando a vida pobre de Cido Saraiva, desde seu nascimento na cidade de Fênix, no Paraná, até sua vinda para Araçatuba, suas iniciativas empresariais e seu ingresso na vida política e pública da cidade.
O autor da propositura, vereador Dunga ao usar da palavra, destacou as enormes qualidades de ser humano de Cido Saraiva, e o quanto ele trabalha para o povo. Dunga chegou a dizer que "o vereador não pode fazer isso" - ajudar o povo, "pode até ser punido".
Falando da tribuna, o vereador Prof. Claudio Henrique (PMN) lembrou que a vida de Cido Saraiva em muito se assemelha à sua. Ambos vieram das camadas humildes, sofreram, trabalharam na lavoura. Claudio comparou Cido Saraiva à Madre Paulina (de Nova Trento), à Madre Tereza de Calcutá, ambas dedicaram suas vidas à cuidar dos mais pobres, daqueles acometidos pelo câncer. Claudio disse que "esses leprosos que fedem, são abandonados pelas próprias famílias que não suportam o mal cheiro, são jogados na rua e acolhidos por aquelas pessoas santas como o faz Cido Saraiva". Em seu discurso, Cláudio lembrou também de Nelson Mandela que muito fez pelo povo. Cláudio, para comprovar a popularidade e o carinho do povo para com Saraiva, compareceu em peso e citou nominalmente pessoas humildes moradores no São José, Alvorada, etc.
Os servidores da câmara e do gabinete do próprio vereador Cido Saraiva, prestaram-lhe homenagens com a entrega de presentes. A vereadora Beatriz Nogueira (Rede) entregou um buquê de flores à esposa do Cido, sra. Tânia.
O vereador Dunga fez a entrega do diploma de "Cidadão Honorário" e Cido Saraiva, em agradecimento, falando na tribuna, lembrou as razões de viver em Araçatuba, os modismos e costumes tão próprios do povo de Araçatuba. Muito emotivo e chorando, Saraiva lembrou de sua mãe que está hospitalizada.


A câmara de Araçatuba ficou lotada de amigos e pessoas amigas de Cido Saraiva. Foi necessário armar tendas e colocar cadeiras do lado de fora do prédio por causa do grande número de pessoas que compareceram. Prefeitos, vice prefeitos da região, políticos destacados e outras autoridades estiveram presentes, entre os quais o prefeito de Bento de Abreu, o presidente da Câmara de Birigui, Vadão da Farmácia, o vereador de Birigui, Leandro Moreira; o presidente do SINBI, Samir Nakad, o ex-ministro do governo Dilma, Carlos Gabas; os ex-prefeitos de Araçatuba, Walter Tinti e Antonio Barreto dos Santos. Estranhamente, não compareceram, o prefeito Dilador Borges e a vice-prefeita Edna Flor. A vereadora Tieza representou o chefe do executivo. Também estava presente, Cezar Braga, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, Marlene Mira, presidente do PRB. Os ex-secretários do governo Cido Sério, Valdevino Bittencourt, Carlos Nova e Wilson Juliotti. Estiveram presentes também os vereadores, Beatriz Nogueira, Dr. Alceu, Dr. Flávio Salatino, Batata, Carlinhos do Terceiro, Marcio Saito, Claudio Henrique e Dunga, o autor da propositura.


Cido Saraiva elegeu-se vereador em 2008 com 3.165 votos. Em 2012, com 5.232 votos e agora em 2016, campeão de votos, 8.341. Foi candidato em 2014 para deputado estadual, não se elegeu. Agora é novamente pré-candidato para deputado estadual. Há um enorme otimismo que ele vá alcançar um elevado número de votos. Foi presidente da Câmara de Araçatuba em dois períodos. É no social que Cido Saraiva se destaca. Ao falar sobre sua vida, vários vereadores lembraram que ele atendia a população mais pobre, num antigo estacionamento de veículos onde doava cestas básicas. Um antigo funcionário prestou testemunho que Saraiva comprava uma grande quantidade de pintinhos em Minas Gerais, criava numa chácara alugada e depois doava aos mais pobres. O vereador Cláudio Henrique lembrou que em certa ocasião Cido Saraiva foi levar as galinhas ao moradores do Alvorada quando dezenas dos galináceos escaparam e o povo em alvoroço correndo atrás das penosas. Mas foi sobre as casas de acolhimento de Barretos, Jales e a clínica de fisioterapia que Cido Saraiva chega aos prantos quando fala dos atendidos, daqueles que atingido pelo câncer, batem à sua porta.

Segundo Saraiva, em Barretos, nesses nove anos já foram atendidas cerca de 8.464 pessoas, inclusive vindos de outros estados como Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em Jales foram atendidas cerca de 5.468 pessoas. Na clínica de fisioterapia já foram atendidas 96 mil pessoas em Araçatuba, desde 2014  pessoas encontram conforto, solidariedade, afeto e cuidado. Essas casas acolhem as pessoas acometidas pelo câncer e suas famílias, em ambiente limpo, agradável enquanto fazem o doloroso tratamento de radioterapia e quimioterapia. Em geral, pessoas pobres sem condições de pagar um hotel, uma pensão. Antes essas pessoas ficavam ao relento, deitadas no chão, expostas ao frio. Isso compadeceu Cido Saraiva que passou a dedicar-se ao atendimento dessas pessoas que sofrem. Ao término, o vereador Dunga entregou o lindo diploma de “Cidadão Honorário de Araçatuba”, o qual Cido dedicou aos que passam dificuldades e sofrem. Ele dividiu a honraria com os presentes e agradeceu a presença de todos. No final foi servido um coquetel aos presentes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário