sábado, 7 de julho de 2018

Recuperar a "Maria-Fumaça"

Devíamos ter um passeio turístico com a "Maria-Fumaça"

(Foto: Blog do Consa)
 Várias cidades brasileiras dispõe do uso para fins turísticos, culturais e históricos, de um serviço de transporte usando as antigas locomotivas movidas à vapor, as máquinas chamadas carinhosamente de “Maria-Fumaça”. Jaguariúna, Jundiaí, S. Paulo, agora Paraguaçu Paulista no estado de S. Paulo. Em Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, também possuem suas linhas para efetuar passeios de curta distância, que servem de enorme atrativo turístico. Em Araçatuba, fundada em 1908 ao lado da via férrea, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), existe uma dessas relíquias ainda em condições de ser usada, bastando alguma reforma, manutenção. A Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, esteve em nossa cidade quando era secretário de Turismo, Carlos Gilberto Nova, que iniciou tratativas para que este sonho se tornasse uma realidade. O tempo passou, Nova deixou o cargo e o assunto foi enterrado. Lá no zoológico de Araçatuba encontra-se este raro exemplar de uma “maria-fumaça” que bem poderia ser utilizada numa linha regular de curta distância para passeios destinados aos turistas, às crianças, aos estudantes. Seria sem dúvida um enorme atrativo para uma cidade que aspira tornar-se um importante polo turístico.

Seria interessante que os secretários de Cultura de Araçatuba, Birigui e Guararapes, pudessem debruçar-se novamente sobre este antigo projeto, estudassem a viabilidade de resgatar esta inesquecível parte de nossa história, criassem um tipo de consórcio intermunicipal visando estabelecer as bases de um passeio turístico que percorresse um trecho entre Guararapes e Birigui, passando por Araçatuba. Os três municípios, dividiriam os custos de manutenção e estabeleceriam as formas como este projeto poderia ser viabilizado. Sem dúvida, especialmente as crianças de nossas região que não viveram na época do trem de passageiros, ficariam eufóricas, felizes com esta rara oportunidade. Os adultos, os antigos moradores ficariam felizes por resgatarem um tempo, um passado que vivenciaram. Seria o clímax da lembrança de uma época em que a chegada do trem na estação, era motivo de festa, de alegria na chegada de um ente querido ou na tristeza por sua partida. O trem fez parte da história de vida de muitos araçatubenses e gente das cidades da região. Resgatar esta parte da história seria um marco épico.

Em Araçatuba, o ferro-modelista José Fernando Bacelar, um especialista nesse tema interessante, hoje funcionário do Museu Ferroviário, um amante, um apaixonado pelos trens de ferro, sem dúvida poderia colaborar em muito com este projeto. A empresa Rumo, concessionária da malha ferroviária, com certeza iria colaborar e participar desta nobre iniciativa, fato que já ocorre noutras cidades. Em Rio Preto, recentemente, a prefeitura recuperou e restabeleceu o “trem caipira” que vai da estação central da cidade até o Distrito de Eng. Schimidt. Agora, em Paraguaçú Paulista, um trem turístico começa a funcionar. A população de Araçatuba irá aplaudir a retirada da “maria-fumaça” que há anos está abandonada, sendo consumida pelo tempo, pela ferrugem. Esta “maria-fumaça” tem condições de ser recuperada, posta para funcionar e sem dúvida irá transformar Araçatuba numa referência regional atraindo turistas de toda a região para passear, recuperar a memória histórica de nossa cidade e região. O poderio econômico, a força e a riqueza de toda esta nossa região, durante anos e anos dependeu do trabalho desta máquina poderosa. É tempo de resgatar sua história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário