sábado, 8 de outubro de 2016

A "nova" velha cara da Câmara!

A "nova" velha cara da Câmara dos Vereadores!
Após as eleições, já se pode ter uma visão da "nova" velha cara da Câmara de Vereadores de Araçatuba. A esperada renovação de parte da população não veio. A "nova" velha composição da edilidade saiu bem próximo daquilo que defendemos há meses não haveria renovação! A campanha foi muito curta, não houve propaganda no rádio e TV que pudesse dar chance aos novos candidatos, muitos dos quais ilustres desconhecidos. Sem dinheiro, sem apoio, sem estrutura e logística, a maioria dos postulantes afundou na desilusão, na decepção. Os partidos procuraram dar condições para os já detentores de mandato e poucos nomes novos conseguiram votos suficientes para eleger-se. Alguns até conseguiram votação expressiva mas, acabaram enterrados pela ação deletéria das coligações que acabaram favorecendo candidatos com menos votos, em detrimento dos mais votados. Foi um autêntico bilhete da “Telesena” onde o sujeito ganha com menos pontos. Isso gera um mal-estar, uma enorme decepção aos eleitores incapazes de entenderem esse tal “quociente” eleitoral. Pelo menos 11 candidatos (Cabo Claudino, Bispo Edigilson, Evandro Molina, Marcio Saito, Olair Bosco, Arnaldinho, Mardegan, Crepaldi, Marlene Mira e Profº. Zezinho), tiveram mais votos que Almir Lima, Flávio Salatino, Lucas Zanata e Dr. Alceu), mas ficaram de fora, não conseguiram se elegerem!

 Por outro lado, as urnas foram inclementes com alguns vereadores que se reelegeram, mas perderam votos em relação a 2012. Papinha foi o mais prejudicado, perdeu 2.063 votos. Profº Cláudio, 637, Arlindo Araújo, 750 e Beatriz perdeu 1.292 votos. Já Batata estourou! Passou um trator em cima de Papinha lá no Jussara obtendo 4.677 votos! Jaime ganhou mais 231 votos e esta eleição marca a volta de Dunga que obteve 2.433 sufrágios. Sobre Cido Saraiva, a sua massacrante e esmagadora vitória era esperada, obtendo 8.341 votos de um eleitorado cativo, fiel, o que ajudou arrastar outros candidatos da sua coligação. O novo prefeito no entanto, não conseguiu eleger uma maioria simples. A eventual oposição elegeu 8 vereadores e a situação 7. Agora, observadores da cena política estão de olho no Dr. Flávio Salatino, que, apesar de ter sido  eleito pelo PMDB, já arrasta uma asa pelo novo prefeito, tendo inclusive ido em sua casa cumprimentá-lo pela vitória. É esperada uma  ação mais enérgica do PMDB no sentido de enquadrar o Dr. Salatino, lembrando que ele deve ser oposição. A fidelidade partidária deve ser imposta.

A “guerra” pela presidência da Mesa Diretora já está deflagrada. No grupo do prefeito eleito, Tieza vem com toda força mas Papinha vai entra na disputa. Pela oposição, o quadro ficou difícil pois Cido Saraiva, do alto de seus mais de oito mil votos, vai querer continuar presidente. No páreo, Jaime e Dunga, que já foi presidente, profundo conhecedor do regimento e do funcionamento da Casa, é um páreo duro. Bem articulado, Dunga pode surpreender. O novo prefeito, independentemente de quem seja o novo presidente, não terá vida fácil. Dunga, Jaime, Claudio não escondem profundas diferenças e divergências com os tucanos. Isso para não expressar o ódio que Jaime e Dunga nutrem em relação ao novo prefeito. Os primeiros meses servirão para mostrar ao novo gestor e aos seus eleitores, que os filminhos bonitos da propaganda eleitoral, ficarão para trás. As promessas mirabolantes, os sonhos de uma noite de verão, cairão por terra. Se depender de Dunga, Jaime, Claudio, Beatriz, Cido, principalmente, o novo ocupante do Palácio da Rodoviária não terá vida fácil.

Se não nomear um secretário para pavimentar a estrada entre o executivo e o legislativo, a nova administração em pouco tempo frustrará a população. As cobranças vão emergir, as pressões políticas aumentarão e o prefeito que não é dado ao hábito de conversar, conciliar, vai ter imensos problemas. Isso ficou claro quando num debate ele afirmou que “não conversa, não recebe sindicato”. Prometeram um piso mínimo estadual de R$ 1.000,00 e outros sonhos irrealizáveis que serão cobrados. Vai depender da capacidade de entendimento, de grandes negociações para evitar o improvável entendimento, pois os vereadores tidos de oposição a partir de janeiro, são políticos mais experientes, mais hábeis no manejo do regimento interno e não vão facilitar a vida do novo alcaide. Bastante inteligente e com boa articulação e trânsito, Dunga poderá surpreender e eleger-se presidente do legislativo. É tudo que os tucanos não desejam. Se isso ocorrer, Pode-se esperar grandes embates no plenário e muitos projetos dos sonhos tomarem o rumo do arquivamento. Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário