domingo, 18 de setembro de 2016

Cuidado com promessas impossíveis!

Promessas políticas: Como um "sonho numa noite de Verão"


Os tais programas de governo, são parte obrigatória na campanha de candidatos a cargos no executivo. No fundo não passa de peças fictícias feitas apenas satisfazer, cumprir o dispositivo legal, mas que na realidade, na prática, mostram promessas irrealizáveis, quase impossíveis de serem cumpridas, distantes entre a expectativa e a realidade. Claro que todo candidato diz que “ouviu” técnicos, especialistas, “doutores” nesta ou naquela área na busca da solução frente a determinados problemas de uma comunidade ou da cidade em si. Na verdade, reuniu uma meia dúzia de “assessores” próximos, muitos dos quais copiaram do “Dr. Google” modelos e idéias para a redação do programa de governo. Aí, jogam no papel, o desejo, a expectativa de que, caso eleito, fará isso e mais aquilo, sem, é claro, de colocar uma boa pitada de exageros, propostas nebulosas, muitas das quais não conseguem esconder a vontade de agradar o eleitor fazendo aquele discurso bonito para  a platéia ouvir e sentir-se satisfeita. Praticamente, a maioria dos candidatos em geral ignoram a realidade nua e crua da situação financeira de uma prefeitura. Por razões óbvias, técnicas, o detentor do poder, no momento vai  esconder, omitir  e não fornecer esses dados importantes para o feito de um verdadeiro e real plano de governo, principalmente se o candidato for oposicionista.

Analisando o plano de governo do candidato tucano à prefeitura de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), encontramos idéias, propostas excelentes, boas, exeqüíveis, mas há alguns tópicos, alguns pontos que merecem uma reflexão e parece apontar que quem elaborou o tal plano está vivendo num outro mundo, noutra dimensão, não tem o exato conhecimento da realidade fiscal do município que pretendem administrar. Vejamos A administração municipal de Araçatuba, dá sinais evidentes de uma total agonia financeira, trabalha sem dinheiro, com uma enorme dificuldade de atender várias áreas prementes, urgentes como o fornecimento de medicamentos, a falta de determinados profissionais médicos, não consegue terminar algumas obras iniciadas há anos, outras, acabadas mas sem condições de serem inauguradas por falta de recursos para implantar os móveis adequados, lotar de pessoal e médicos, enfermeiros e funcionários afins. É notória a dificuldade financeira que o prefeito atual vive. Sequer deu um centavo de reajuste ao funcionalismo municipal.

Por conta de obrigações estabelecidas em lei, a  TUA se arrasta pelas ruas da cidade. Pode estar operando com deficit.  Andando pela cidade deparamos nos pontos de ônibus com dezenas e dezenas de idosos, aposentados, grávidas, cadeirantes que normalmente não pagam a tarifa já cara para circular. Em determinados momentos, o ônibus trafega com dezenas de pessoas que estão andando de graça! Aí perguntamos: Como a empresa pode prestar um excelente serviço se arrecada pouco? A empresa vai instalar uma série de serviços para ficar transportando  um mundo de gente de graça? E vem o candidato Dilador Borges, arrastado pelos sonhos inebriantes e inexeqüíveis de sua vice, a alma bondosa oferecer  um excelente transporte público, equipado com ar condicionado, wi-fi, ponto cobertos, tomadas para carregar o celular, wi-fi, bancos, etc. O povo merece isso? Sim, merece! Mas com uma tarifa já cara, pouca demanda, um mundo de gente a ser transportado graciosamente, isso vai acontecer? É um sonho! Nenhuma empresa  vai se interessar na eventual licitação a ser aberta e a TUA  continuará seu calvário eterno.

Prometer colocar ar condicionado EM TODAS as salas de aulas! São 800 ao todo. Muito bem. Instalam e depois quem pagará a enorme conta de energia elétrica que disso sobrevirá? Prometer que NENHUM estudante ficará sem escola próxima de sua casa. Faça-nos o favor...Prometer 100% de vagas em creches. Existem um déficit de 500 vagas. Todo dia nascem dezenas de novas crianças. E o zoológico? Nem vamos comentar mais que isso já assustou até o último elefante que escapou e foi-se embora! Menos tucanos...Menos... Se as coisas fossem assim tão fáceis o atual prefeito ou outro qualquer resolveria. O centro cultural ferroviário está abandonado há quase 10 anos. Nem a promessa da Havan se realizou. Reforma administrativa? É mexer num vespeiro sem fim! Tudo isso gera aumento de despesas, quem vai pagar?! E mudar a rodoviária? Perguntem ao povo se isso é prioritário. É tudo muito bonitinho, o discurso é ótimo, mostrar gráficos na TV é excelente, mas na hora que abrirem o cofre cheio de teia de aranha, aí a realidade nua e crua vai surgir. A cobrança virá e junto a decepção daqueles que se sentirão enganados eventualmente.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário