sábado, 30 de abril de 2016

O fim do governo Dilma!



O fim do governo Dilma! 


Esta semana e os próximos dias, quiçá horas, serão decisivos para o destino deste país de cerca de 200 milhões de pessoas, que, a seguir-se o roteiro estabelecido para o procedimento do impeachment da presidente Dilma Rousseff, se livrará de um governo que marcou época, nesses 13 anos de mandato sob a égide do PT, um partido que surgiu em 1980 defendendo a bandeira da ética e da moralidade pública e chega ao fim transformado numa verdadeira quadrilha criminosa que, nos últimos 10 anos, assaltou os cofres do povo, desviando bilhões e bilhões de Reais arrancados de empresas públicas e levados pelo ralo da corrupção para alimentar, sustentar partidos e campanhas políticas além de manter uma situação de compra de parlamentares para votarem sempre favoráveis ao governo. Esses escândalos tenebrosos de desvio de verbas públicas vieram à luz através das denúncias do “Mensalão” e agora “Petrolão”, atingindo as mais destacadas lideranças nacionais do PT, envolvendo até Lula e Dilma que saem desse triste episódio desmoralizados, arruinados politicamente. O PT em fase terminal, a cada dia perde mais e mais lideranças, quer em nível nacional, como também dezenas e dezenas de prefeitos e vereadores que pulam fora com medo das próximas eleições diante de um enorme desgaste público.

Caso não haja nenhuma interrupção nos prazos e no rito estabelecido, no próximo dia 11, o Senado da República afasta a Chefe do Governo pelo prazo de 180 dias, mas entre o próprio governo e lideranças petistas, dão como fato consumado e sua volta é praticamente impossível. O  vice-presidente Michel Temer, desde que a Câmara autorizou o impeachment, vem discretamente conversando, costurando com lideranças de vários partidos, um apoio eventual e  formação de um novo ministério. Devem participar desse governo de união nacional, o PMDB, PSDB, DEM, PPS, Solidariedade, PSB e parte de outros partidos. Nomes estão sendo sondados como Henrique Meirelles, para a Fazenda e José Serra para o Itamaraty. Anteriormente Aécio Neves estava contra o PSDB assumir cargos, mas foi convencido por FHC e Alckmin. É óbvio que não se espera de imediato mudanças profundas na economia ou medidas de impacto que resultem na melhoria da qualidade de vida do povo. Mas algo precisava ser feito. Dilma perdeu completamente as condições morais, éticas e políticas de continuar chefiando o governo.

O PT, Lula, e seus movimentos sociais como MST, MTST, acenam com um cenário de guerra nas ruas das cidades, no campo e nas rodovias. Lula prega um clima de “terra arrasada”. Anunciam que não darão um só dia de sossego para Temer, a quem chamam de golpista e um governo ilegítimo. Pura retórica de desesperados. O governo Temer é tão legítimo quanto foi o de Dilma. O eleitor ao apertar a tecla na urna eleitoral optou pelo 13, sufragou o nome de Dilma e Michel Temer como seu vice. Logo, os mais de 54 milhões de votos atribuídos à Dilma Rousseff igualmente foram destinados também ao seu companheiro de chapa. Não há o que se discutir. Pregar agora a realização de novas eleições presidenciais, isto sim, seria o golpe, a traição ao eleitorado, afinal, esta crise poderia beneficiar candidatos com discursos populistas, eleitoreiros como o próprio Lula e Marina Silva. Não há tempo hábil para se aprovar mudanças na Constituição e o próprio TSE  não teria condições técnicas para realizar uma eleição tão grande como esta.

A corrupção vai acabar com o fim do governo do PT? Não!  Isso é pura semântica. A corrupção é algo endêmico e está na cultura do povo brasileiro, não se restringe aos políticos em si. Mas diante da situação de desacerto na economia, da falta de credibilidade inclusive internacional do governo Dilma, alguma medida teria que ser tomada. O governo do PT perdeu a governabilidade, perdeu totalmente o apoio no Congresso Nacional não conseguindo fazer aprovar praticamente  quase nada de seus projetos e propostas enviadas à apreciação dos parlamentares. Dilma se deixou envolver pela pressão de grupos políticos sedentos em saquear os cofres e interessados em ocupar cargos na esplanada do ministérios. O governo nos últimos meses, passou a “vender o almoço para poder jantar”. Um troca-troca despudorado e vergonhoso nessa relação incestuosa entre um governo desmoralizado e uma frágil base de sustentação apenas interessada em extorquir mais e mas benesses do Planalto. Lula, envolvido e acuado pela “Operação Lava-Jato” perdeu totalmente a capacidade de liderar e tratar com os poucos partidos que ainda apoiavam este governo. Enfim, o Brasil se livrará de um verdadeiro câncer da política nacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário