sábado, 9 de abril de 2016

ARAÇATUBA: ENCONTRADO O CANDIDATO!

Cido Sério vai apoiar Luís Fernando Ramos! 

Só falta a "festa" para Cido Sério ungir Luis Fernando seu candidato

Apesar de o prefeito Cido Sério (PT) ter marcado o final desta semana para anunciar a escolha do candidato dentre os partidos de seu grupo que ele vai apoiar tudo leva a crer segundo aliados do petista, a escolha já está feita e recaiu sobre o nome do empresário Luís Fernando Arruda Ramos (PTB), proprietário da empresa de construção, Lomy Engenharia. Este inclusive já está sendo convidado para ir ao gabinete participar de eventos institucionais, como foi a posse do novo secretário de Esportes. Luis Fernando parece incomodado, deve estar se sentindo um corpo estranho em meio aos petistas. Na verdade, ele tem que ficar mesmo com “um pé atrás”, pois confiar no prefeito Cido Sério, ele errou duas vezes. Em 2012 deveria ter sido o candidato a vice-prefeito na chapa do petista. Na hora “H” foi apunhalado pelas costas com a manutenção de Carlos Hernandes. Em 2014, deveria ter recebido o apoio de Cido Sério para deputado estadual. Mais uma vez puxaram-lhe o tapete e o prefeito apoiou sua ex-esposa Cidinha Lacerda. Como gato escaldado tem medo d’água... Entretanto, este casamento é um tanto estranho, pois deveria ser entre o PT e o PTB, ocorre num verdadeiro clima de adultério, visto que agora o traído, o “corno” é o próprio PT, abandonado no altar por Cido Sério.

A política é sempre cheia de surpresas, de nuances desagradáveis. Em geral, acordos políticos foram feitos para serem quebrados. Esta anômala situação deste apoio incestuoso entre Cido Sério e Luís Fernando (PTB), decorre de uma situação sem saída. Em meio aos nomes postos em seu grupo, Cido Sério praticamente não enxergou viabilidade, densidade eleitoral em nenhum deles, capazes de enfrentar e derrotar a dupla Dilador Borges-Edna Flor. Por seu turno, Luís Fernando embarcou nessa viagem duvidosa por absoluta falta de alternativa. A candidatura do petebista vinha se exaurindo, perdendo fôlego, já estando a caminho da UTI, desde o lançamento do nome de Edna Flor na dobradinha com o tucano Dilador. Luís Fernando nesses três meses desde dezembro não conseguiu viabilizar, encontrar um candidato a vice em sua chapa para estar à altura do nome, do prestígio e do imenso poder eleitoral de Edna Flor e sua candidatura foi se esvaziando. Aceitar o apoio de Cido sério deve ter sido algo difícil de engolir, pois a impopularidade do prefeito de Araçatuba aliada à imensa insatisfação com o PT nacional e os petistas, não deve ter sido nada encorajador.

Sem respaldo de um bom nome para vice, sem apoio de partidos fortes para formar uma boa coligação e eventual base de sustentação no legislativo, Luís Fernando, sem muita experiência no trato com essas raposas velhas, esses líderes de partidos interessados em muitas negociatas nada republicanas, sem um bom assessoramento político, sem um discurso convincente, acabou se perdendo pelo caminho e não teve como fugir ao convite desse apoio indigesto de Cido Sério. Luís Fernando nunca disputou um cargo eletivo, tem boas idéias, boas intenções, mas a realidade é bem outra. Ele costuma escrever belos e longos artigos sobre a “cidade inteligente”, a “cidade ideal”, mas, pura utopia, algo inaplicável para alguém que luta para receber uma prefeitura falida, sem recursos para comprar simples medicamentos, inchada de funcionários indicados por vereadores nessa triste relação pecaminosa entre o executivo e o legislativo. Suas idéias e propostas caberiam bem talvez em Dubai, Emirados Árabes, quem sabe. Cido Sério por sua vez ficará pelo menos dois anos sem mandato eletivo e em 2018 poderá estar inelegível graças aos inúmeros processos que responde nas justiças Federal, Estadual e Eleitoral.

A situação de Cido Sério é no mínimo confusa estranha. Ou ele já está de malas prontas para outro partido ou será expulso do PT por infidelidade partidária. A relação entre o prefeito e seu partido azedou desde a reeleição de Fernando Zar a quem Cido Sério sequer recebe em gabinete e nem o cumprimenta em público. O PT por sua vez, se sente como a “noiva feia desprezada”, deverá lançar a candidatura-kamikaze do secretário de Cultura Hélio Consolaro que também fica numa “saia-justa”, pois terá que deixar o cargo. O PT nem comparecerá a tal reunião dia 16, quando na verdade, o nome de Luís Fernando Ramos será sacramentado, abençoado (ou amaldiçoado) por Cido Sério. E o tal candidato Edérson Silva que se anunciou como o “melhor candidato”, que contaria como apoio do prefeito Cido Sério, que em sua visão vêsga, realizou a melhor, a maior administração da história de Araçatuba, como é que fica nesta estória de autêntica “infidelidade conjugal”?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário