quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

PARTIDOS NANICOS COMEÇAM PRESSIONAR:

Eleições: Partidos nanicos começam pressionar


O líder regional do PSB – Partido Socialista Brasileiro, José Avelino Pereira (Chinelo), promoveu uma reunião esta semana entre diversos partidos nanicos da cidade, segundo ele, para discutirem a participação no processo eleitoral, criarem uma terceira ou quarta via, etc. Estiveram presentes representantes do PHS, PSD, PRTB, PPL, PTN, PTdoB, PROS, PEN, PSC, PTL, REDE (comprovadamente nanicos) e ainda o PMDB e o próprio PSB. Na verdade, esse discurso de “participar do processo eleitoral”, “oferecer apoio a programas de governo”, “mostrar representatividade”, etc. não passa de uma cortina de fumaça que esconde as verdadeiras intenções desses abutres da política. Claro que tem exceções, alguns outros estão cheios de boas idéias, sonhos, mas no meio dessas ovelhas inocentes, estão perigosos lobos sedentos pelo poder, ambiciosos e decididos a todo tipo de negociação, muitas das quais nada republicanas. Falam que representam outra via, dizem representar uma parcela da sociedade, mas esses partidos  em sua maioria não representam nada. Representam sim, interesses pessoais, escusos. São partidos de uma só pessoa, partidos de uma família ou de um pequeno grupo de interessados em tirar proveito político e econômico de situações evidentes.

Esses tais partidos nanicos não conseguem eleger sequer um vereador, mas se arvoram em anunciar que entre seus filiados existem pessoas com bom rendimento eleitoral. Claro, algum ou outro nome, empurrado por coligações nefastas, consegue ser empurrado no bojo da contagem de votos, não significando, contudo ter representatividade popular. Não é à toa que a Câmara de Araçatuba como a maioria no país, ocorre essa pulverização de partidos e representantes, gerando uma constante instabilidade político-institucional para o eventual eleito no executivo que terá que fazer uma verdadeira engenharia político-administrativa para acomodar todos esses interessados em cargos no governo. O Brasil necessita desse mundo de partidos? Cremos que não! A maioria é criada para acomodar situações individuais, pessoais e se proliferam como ervas daninhas, como uma verdadeira praga destruidora da mesma forma que essas igrejas evangélicas de ponta de esquina que se encontram aos milhares. Agem como verdadeiros abutres, exigindo benesses do poder, cargos e outras “cositas más”.

O prefeito Cido Sério (PT) aglutinou em torno de sua candidatura cerca de dezessete desses partidos nanicos. Para montar seu gabinete, foi uma luta. Victor Botelho, preside o minúsculo PTdoB. Desde que Noé desembarcou da sua arca, este cidadão vive pendurado nalgum cargo da administração municipal. Sem concurso público, sempre ocupou funções de confiança em nível de diretoria. Neste ultimo mandato, o prefeito quis se livrar de Victor Botelho e não o chamou para as “conversas” sobre participação no governo. Ele ficou de pé, durante seis horas na porta do gabinete, esperneou, foi à imprensa e criticou o prefeito. Por fim, conseguiu seu intuito e ganhou um “importante” cargo no zoológico de Araçatuba, onde administra uma mesa. É uma vergonha! Essa relação incestuosa, pecaminosa que se estabelece entre os agentes políticos e esses partidos que não passam de siglas de aluguéis, dispostos em vender seu tempo no horário de rádio e TV em troca de favores pessoais, cargos e oportunidades variadas. É aqui que nasce que germina a corrupção. Se tiver quem vende, tem quem compra. É assim que acontece na política brasileira em todos os níveis.

A política brasileira é uma vergonha só! Corrupção, roubalheira, desvios de conduta, improbidade em geral, são as marcas dos gestores, dos parlamentares em geral. Não se salva nenhum partido. Um imenso universo desses famigerados partidos, criados na maioria das vezes com intuito de abrir espaços de acomodação de forças que se digladiam sob a mesma sigla. Por que Kassab criou esse PSD? Por que Marina Silva saiu do PT, foi para o PV e agora essa tal Rede?! E a Erundina que também quer ter seu próprio partido?! É nesse ponto que a corrupção se evidencia, ganha espaço, nessas conversas por apoio a este ou aquele candidato. Apoio este em troca de benefícios pessoais. A última coisa que esses partidos estão preocupados é com o interesse público, com a cidadania. Estão preocupados em defender seus interesses pessoais, cargos, apaniguados, compadres. Quantos desses presidentes de partidos nanicos estão pendurados em cargos na prefeitura? Eles farejam oportunidades, o mercado eleitoral está em ebulição, existem dois nomes fortes no páreo, com gordas contas bancárias e é hora das negociações políticas. É triste, mas é verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário