quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Imigrantes: A tragédia humana!

Imigrantes: A terrível tragédia humana!



A foto da criança síria morta numa praia correu e chocou o mundo. A tragédia desses imigrantes desesperados tentando entrar na Europa via Mar Mediterrâneo é algo que causa uma enorme comoção. Para nós brasileiros, um tanto distantes desse espetáculo de horror é algo impensável, essa leva de pessoas desnutridas, sujas, maltrapilhas, sem documentos, sem dinheiro, sem alimentação, deixando tudo para traz nessa fuga alucinada dos graves problemas sociais decorrentes da guerra civil na Síria que parece piorar a cada dia. Outros fogem de perseguições religiosas e intolerância de etnias em países africanos. Há ainda aqueles desesperados fugindo do terror imposto por esse grupo - Estado Islâmico. Essa criança, no tumulto de entrarem num barco, escapou das mãos do pai que perdeu também a esposa e outro filho. Os governos dos países da União Européia se debatem sem encontrar um rumo diante de uma catástrofe gigantesca como esta. Xenofobia é ainda um sentimento muito forte em alguns países que relutam em receber mulçumanos. Por razões religiosas, perseguições sociais, muitos povos sofrem horrores de uma verdadeira guerra.

Interessante é que governos como dos Estados Unidos, China, Rússia, gastam bilhões e bilhões de dólares em investimentos militares, novas tecnologias de armas e defesa. Torram outros bilhões explorando o espaço, pesquisando se existe água em Marte, etc., mas não conseguem achar uma solução para esses graves conflitos étnicos aqui próximos. Dizem que os Estados Unidos é uma superpotência militar. Tenho minhas dúvidas. Os Estados Unidos perderam a Guerra do Vietnã, saíram de lá escorraçados em cenas de fugas desesperadas. No Camboja não conseguiram impor a paz. No Irã, passaram aquela humilhação da invasão da embaixada americana em Teerã. A Coréia do Norte, um povo esfomeado, isolado, faz o que quer sem que os ianques possam invadir ou destruir a dinastia no poder. No Afeganistão, Paquistão, os “talebãs” não são destruídos de forma total. Representam sempre uma ameaça velada. No Iraque, os americanos destruíram toda a infraestrutura, a economia do país, deixando um rastro de ódio e um clima de intolerância entre as várias etnias. Agora surge esse Estado Islâmico, um bando de terroristas assassinos impiedosos que estão destruindo tudo que encontram pela frente, usando das mais perversas atrocidades, queimando pessoas vivas, degolando, mutilando, etc. Nem mesmo a riquíssima cultura e a história desses povos eles estão poupando.

Cadê então essa força, essa supremacia dos americanos que assistem inertes esses grupos crescendo, ameaçando o Ocidente e nada fazem? Como é possível que um líder medíocre, ignorante dessas milícias no deserto possa mobilizar tanta força, tanta gente aliciada inclusive no próprio EUA e não consegue parar esses movimentos, impedir esse terrível êxodo dessa gente sofrendo, morrendo tentando chegar à Europa. Onde reside essa tal supremacia militar dos Estados Unidos?! Tenho minhas dúvidas de que de fato a chamada “Inteligência” militar funcione, pois em 2011 não detectaram a letal ameaça de Bin Laden que protagonizou o ato da maior importância em ataques terroristas, atingindo mortalmente o centro, o coração do povo americano, impondo severas baixas e uma humilhação ímpar. Onde estavam os altos funcionários da CIA, do FBI que não conseguiram se antecipar a esses terríveis eventos?  

Muitos países europeus, notadamente a Inglaterra se recusam a receber essa leva de milhares de imigrantes, pois abalariam totalmente a estrutura social desses países que teriam que oferecer serviço de saúde, atendimento social, emprego, escola, casa, etc. A Alemanha está recebendo o maior número de pessoas em situações trágicas. Fatalmente haverá um colapso social. Em meio a essa gente vieram malfeitores, bandidos, assassinos e muita gente sem ter acesso ao emprego, fatalmente migrarão para o crime. É uma ameaça gravíssima à organizada e disciplinada sociedade germânica onde grupos direitistas não aceitam a entrada dessa gente. A foto da criança morta apresenta uma visão dantesca da fraqueza humana. A difícil convivência entre os povos que não se toleram, não respeitam a religião do outro, os dogmas, as culturas, costumes. Milhares e milhares de pessoas, famílias sendo destruídas, perdendo se os laços de união diante dessa fuga desenfreada num verdadeiro salvem-se quem puder, deixando para trás, parte de suas vidas, suas histórias, suas identidades. É uma visão dramática de um problema quase que sem solução. Essas hordas de desesperados tentando sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário