quinta-feira, 28 de maio de 2015

Angélica & Luciano Hulk: Somos todos iguais?

Angélica & Luciano Hulk: Somos todos iguais?

Bem nascidos, ricos, famosos e vitoriosos. Podem ser tratados como pessoas comuns?

A semana foi sacudida pela notícia de um pouso forçado de um avião de pequeno porte, próximo a Campo Grande (MS), que levava a bordo, os globais Angélica e Luciano Hulk, além dos três filhos pequenos, duas babás, piloto e co-piloto. Por perícia do condutor da aeronave que aterrissou de barriga sobre a vegetação e sem baixar o trem de pouso, nada de grave ocorreu, exceto susto, muita gritaria e leves escoriações. O fato em si, não traz nenhuma novidade, claro, a diferença é que se tratava de dois conhecidos nomes do mundo da televisão, que formam um dos casais mais admirados pelos fãs país a fora. Foi uma intensa movimentação de polícia, bombeiros, SAMU, o governador do Estado de Mato Grosso do Sul em pessoa, curiosos e imprensa.

Em Campo Grande, ao que parece, foram atendidos pelo SUS e tiveram alguns privilégios em detrimento do povão lá esperando. O próprio chefe do SAMU se ofendeu por terem favorecido o casal global. Enfim, aconteceu aquilo que parece óbvio – vivemos numa sociedade onde somos avaliados por aquilo que temos ou não no bolso, pelo sobrenome, status social, etc. É assim e não vai mudar. Sempre foi assim desde o início do mundo e por que seria diferente agora. Não vamos jogar pedras na Angélica e seu marido Luciano Hulk, ambos não furaram a fila nem pediram muito menos fizeram pressão para serem atendidos, muito menos, creio, não tentaram corromper funcionários do hospital. É a vida que é assim. Somos regidos por convenções estabelecidas lá no começo da humanidade. Seria hipocrisia, leviandade querer que o casal famoso ficasse sentado no meio do povão, daquela pobreza para serem atendidos! Muitos até criticam o fato das babás não terem nem seu nomes citados na imprensa, e que o piloto foi atendido num posto de saúde de bairro, etc. É assim e não vai mudar. Status é status, ponto final. Nome, nobreza tem quem pode quem tem uma gorda conta bancária! É assim que funciona nossa sociedade cuja Carta Magna diz que “todos são iguais...”, mas alguns “são mais iguais que outros”.

Imaginem o Sr. Barack Obama viajando sentadinho numa poltrona de um avião de carreira, ou mesmo a presidente Dilma Rousseff. Primeiro não teriam sossego porque o povo ficaria infernizando a vida deles pedindo autógrafo e querendo tirar fotos. Depois dessa praga de “selfie”. Pobre é inconveniente, mal educado, grosso. Não respeita limites, momentos, privacidade. Então, estes fatores é que determinam a posição de cada um aonde vai se sentar no avião, no teatro, no estádio. É pelo limite do cartão de crédito que essas situações se processam. Não adianta ninguém criticar, agredir é assim.  Pobre é pobre, rico é rico. Simples. Vivemos numa sociedade de castas, estamentos, tribos, grupos. É assim e não tem como mudar, exceto se você se tornar rico, famoso, vip, global, político. Não há outro caminho.

Antigamente até coisa dos anos 80, quem tinha po$$e$ comprava um título de “comendador”. Conheci um tão arrogante que exigiu no talão de cheque antes de seu nome, a palavra “comendador”. Hoje isso não existe mais e no Brasil os títulos de nobreza foram extintos com a República, mas alguns soberbos insistem em manter o status. Tem aquela figura ridícula em São Paulo, o tal Conde Chiquinho Scarpa, que diz ter herdado de seus ancestrais italianos. Ele vive no puro formol e leva a vida no botox. Perdeu o senso do ridículo indo nesses programas de quinta categoria da TV, participando de quadros dantescos e vexatórios. Mas... É o Conde Scarpa! Em Araçatuba, tivemos aqui uma figura admirada e respeitada na sociedade e no mundo empresarial, Elisio Gomes de Carvalho, que dizia ser um “comendador”. Imagine Elisio Gomes de Carvalho numa fila da madrugada na frente do AME ou NGA. Ele tinha pedigree e uma gorda conta bancária digna de um nobre! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário