quinta-feira, 3 de julho de 2014

A "nova" Pça. Rui Barbosa:

Finalmente, reaberta a nova Pça. Rui Barbosa!



No domingo passado (29 de junho), o prefeito Cido Sério (PT), entregou à população, a Praça Rui Barbosa, no coração de Araçatuba em meio a muita festa, discursos, banda de música e um alívio após o local estar interditado por mais de dois anos, sendo até objeto de uma gozação em nível nacional, quando aqui esteve o programa CQC, oportunidade em que mostrou para todo o Brasil, o estado de abandono e omissão em que a praça se encontrava. Deixou um prefeito numa “saia-justa” incômoda e humilhante, arrebatando um dos prêmios que o alcaide mantinha entre seus troféus no gabinete. O custo total da reforma chega a quase R$ 1.400.000.00! É zero que não acaba mais. Muita gente está criticando a qualidade do piso, o acabamento, etc.
                           Não vamos entrar no mérito se a reforma ficou boa ou não. Essa discussão não vai prosperar tendo em vista que o importante é que o clamor popular foi atendido. A praça é um espaço do povo e hoje dá gosto ver centenas e centenas de pessoas transitando por ali, outros tantos sentados nos bancos, a fonte funcionando, etc. Foi a melhor reforma? Atingiu os objetivos? Creio que o tempo dirá. Se usaram produtos de péssima qualidade, estes, não resistirão à próxima temporada da estação chuvosa em outubro. Aí, a população verá até onde vai responsabilidade do prefeito. Esta reforma servirá para avaliar o interesse do Executivo em cuidar bem da cidade. Se olharmos para a reforma, a revitalização da Avenida Pompeu de Toledo, esta ficou perfeita, transformou a visão, a estética daquele lado da cidade, tornando-se um “point” dos amantes das caminhadas, passeios. Ficou maravilhosa aquela artéria da cidade. Logo, em agosto, os ipês estarão floridos,  fazendo com que aquele espaço atraia ainda mais a atenção das pessoas.
                           O importante é que o poder público reaja com mais rapidez aos anseios da população. Este episódio da Rui Barbosa serviu para demonstrar que não se pode admitir amadorismo, falta de profissionalismo quando se trata da res pública. O prefeito, sem anuência da Câmara, sem um documento oficial, entregou um bem público para um grupo de cidadãos, bem intencionados em executar a remodelação, a reforma da praça, no entanto, no meio do projeto, da execução, estes abandonaram a iniciativa, deixando a municipalidade com um abacaxi enorme em meio a um ano eleitoral e não dispondo naquele momento de dotação orçamentária e um projeto de fato para a realização da obra. Deu no que deu. Protestos, manifestações e críticas vieram de todos os lados e o prefeito Cido Sério se viu cercado, acuado pela população que exigia uma imediata reação diante do problema criado. A praça foi reformada, pode não ser aquela proposta que todos aguardavam, mas, o importante é que foi reaberta ao povo. O tempo se encarregará de mostrar os vícios e defeitos redibitórios, no bom juridiquês!

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário