sábado, 27 de outubro de 2012


Maria Fumaça: Araçatuba poderá ter viagem turística de trem

Em 1987, esta "maria fumaça" fez o trajeto entre Bauru e Corumbá, como parte de um projeto de antigos ferroviários para divulgar o turismo usando este tipo de transporte. A locomotiva hoje existente lá no bosque de Araçatuba, é do mesmo modelo desta e, segundo o secretário Carlos Nova, poderá ser recuperada e funcionar. (Foto tirada na gare da estação de trem em Três Lagoas/MS - arquivo do extinto jornal FOLHA DE TRÊS LAGOAS).

Segundo divulgou esta semana em seu site, o secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, seu colega de gabinete, Carlos Gilberto Nova, secretário de Turismo de Araçatuba está tentando viabilizar um projeto que certamente vai não só emocionar o povo araçatubense como também resgatar parte de nosso passado histórico – ele pretende  usar a locomotiva  “maria fumaça” que se encontra no Zoológico Municipal Flávio Leite Ribeiro, que já foi avaliada pela Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais em condições de funcionamento, para promover semanalmente ou diariamente uma viagem turística entre Araçatuba a Birigui.

A linha férrea seria a mesma, já com permissão da América Latina Logística. A estação de Ferdinando Laboriaux seria o ponto de chegada e partida de Araçatuba. Uma forma de recuperar aquele prédio histórico. O secretário Carlos Nova, está tentando viabilizar o projeto, juntar as partes interessadas, promover um seminário, debater o assunto. Além disso, o Ministério do Turismo disponibiliza não só projetos como recursos para o turismo ferroviário desse tipo.  

Sem dúvida, a iniciativa do titular da pasta do Turismo merece de todos nós os aplausos e o apoio. Araçatuba, assim como grande parte das cidades do noroeste paulista, nasceu em decorrência da chegada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil lá pelo início do século passado, no caso de Araçatuba, em 1908. A forte ligação da história, da economia, da cultura e da própria sociedade e do desenvolvimento urbano e rural se deve em grande parte ou em sua totalidade à linha férrea que outrora foi um marco da glória de um passado desenvolvimentista alicerçado na economia cafeeira.

A “maria fumaça” que se encontra praticamente abandonada lá no bosque municipal, é parte desse período de nossa história e, muitos antigos ferroviários e suas famílias que ainda vivem na cidade, sentem um saudosismo, uma dor profunda na alma em virtude da situação daquela locomotiva. Iniciativa do vereador Joaquim da Santa Casa e Tieza, tentaram sem sucesso trazê-la para o coração da cidade, afim de que pudesse ficar exposta na Av. dos Araçás, palco de um passado rico de fatos ligados ao progresso e desenvolvimento de Araçatuba. Toda a riqueza, o comércio, o burburinho da cidade estava ligado ao barulho dessas locomotivas que até hoje despertam um sentimento de respeito e saudade de um tempo que não volta. Caso se concretize de fato esta louvável iniciativa em fazer esta viagem turística entre Araçatuba e Birigui, do ponto de vista turístico, será sem dúvida um fato que atrairá milhares de visitantes doutras cidades interessados em fazer este passeio. Certamente, as crianças que não viveram este lindo período, vão adorar vivenciar momentos de nostalgia para alguns, alegria para outros.

Caso a Secretaria de Turismo consiga de fato viabilizar a volta e a realização deste passeio de trem através da "maria fumaça", será um resgate de nossa história, um motivo de júbilo e alegria para toda a região.

Várias cidades brasileiras possuem esses passeios turísticos à bordo de trens do passado – Jaguariúna, Paranapiacaba, Campos do Jordão, Rio Preto, Tiradentes (MG). Quem não conhece a badalada e belíssima viagem de trem entre Curitiba e Paranaguá ? E a  atraente viagem de trem entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) ? Com toda certeza, o passeio entre Birigui e Araçatuba atrairá turistas e proporcionará mais uma excelente opção para que estudantes possam, ao lado de seus professores, ao fazerem este passeio, aprenderem muito sobre nosso rico passado e a influência que a ferrovia  exerceu sobre nossa cultura, nossa economia e até mesmo na política. Durante décadas, o trem era o único meio de transporte entre a capital paulista e esta vasta região. Políticos de renome aqui aportavam por meio da antiga estação de trem. Muitos eram recebidos ao som de banda de música.Era sempre uma festa quando o apito ecoava na curva avisando a chegada do trem.  

Um comentário:

  1. Gostaria de saber qual foi o último ano que a Maria fumaça funcionou até corumba
    Meu celular 67998416199

    ResponderExcluir