quarta-feira, 3 de outubro de 2012

É DOMINGO !


ARAÇATUBA VAI ÀS URNAS

Neste domingo, à exemplo dos  mais de 5 mil municípios brasileiros, Araçatuba, através de seus mais de 138 mil eleitores, comparece às urnas para a escolha daquele que irá gerir os destinos desta grande metrópole nos próximos 4 anos, além de, igualmente escolher os 12 novos vereadores com assento à Câmara Municipal. São 4 candidatos, 2 com reais chances e cerca de 150 candidatos postulando uma vaga no legislativo. A coligação que apoia o atual prefeito, Cido Sério (PT), compõe-se de 17 partidos e disponibilizou 96 nomes a apreciação do eleitorado e, naturalmente terá uma oportunidade de eleger um maior número de vereadores. Já a coligação que apoia Dilador Borges (PSDB), lançou uns 40 candidatos mas dificilmente conseguirão eleger 3 ou 4 vereadores. Cido Sério, por força do grande número de partidos, reuniu cerca de 17 minutos no rádio e TV e o grupo de Dilador, com apenas 4 partidos, conta apenas com pouco mais de 5 minutos.
Cido Sério além de manter seu próprio vice na chapa, ampliou seu leque de opções ao arrastar para junto de si, um grande número de siglas partidárias, a passo que Dilador Borges, por absoluta falta de articulação política e pessoas capacitadas para interagir com as demais agremiações, perdeu a chance de expandir seu espaço. A situação do candidato tucano ficou mais vulnerável ao perder o apoio e a participação da vereadora Edna Flor (PPS), desde o ano passado, cotada para ser a candidata a vice principalmente por sua enorme credibilidade junto ao eleitorado e sua extensa penetração junto às camadas mais pobres da população. Ao perder o apoio de Edna Flor, Dilador Borges teve que engolir Clarice Andorfato (DEM), ex-vereadora e mulher do ex-prefeito Domingos Martin Andorfato. Ambos, nos anos 90 se envolveram num abismal escândalo financeiro, quando suas empresas no ramo de consórcios, teve decretada falência, pelo Banco Central, fato este de enorme repercussão em todo o país quando milhares de consorciados foram lesados e até hoje nunca receberam seus prêmios. Isso desgastou sobremaneiras o casal Andorfato e refletiu na candidatura de Dilador Borges que viu muitos de seus apoiadores abandonarem sua campanha por conta dessa aliança com o DEM.

O eleitor comparecerá às  urnas, praticamente com duas opções. O atual prefeito, mercê de suas dificuldades iniciais, conseguiu nos últimos meses recursos e atacou em todos os lados da cidade com inúmeras frentes de trabalho, buscando recuperar o tempo perdido. Contando ainda com um maior número de candidatos ao legislativo, Cido Sério dispõe de um grupo maior no contato junto à opinião pública, junto ao eleitorado. Destacadas lideranças comunitárias, ajudaram a levar a mensagem do prefeito. Ao construir quase 3 mil casas populares dentro do programa governamental “Minha Casa, Minha Vida”, o prefeito conseguiu reverter seu baixo índice de popularidade. A vinda e implantação do estaleiro junto ao Rio Tietê, trouxe um grande alento e abriu espaços à expansão econômica e um espectro desenvolvimentista. Corroborando este blog, há cerca de um mês passado, escrevemos que a coligação pró-Cido Sério elegia uns 7 ou 8 vereadores e o grupo de Dilador apenas 4. Com a pesquisa de intenção de votos divulgada hoje ( ver abaixo), tudo leva a crer que esses números podem ser ampliados. Se Dunga conseguir se eleger, no dia seguinte se bandeia para o lado do prefeito, deixando a oposição com 3 ou talvez 2 representantes. É uma questão matemática. A mesma pesquisa aponta que Cido Sério será como um tsunami sobre o tucanato local. 
De outro lado, Dilador Borges, oriundo do empresariado apresenta como sua arma maior, sua capacidade administrativa e sua vocação para gerir os destinos da cidade. Contudo, o candidato tucano peca ao ter uma enorme dificuldade de concatenar ideias, estabelecer  um discurso Inteligível. No correr da campanha, Dilador enfrentou enormes dificuldades para se fazer entender , teve lapsos de memória durante os debates públicos, chegando até o cúmulo de trocar seu número de partido. Isso gerou no eleitorado uma grande insegurança e capacidade de controle emocional, principalmente em momentos de extrema pressão. À sombra de Dilador Borges, posta-se sua candidata a vice prefeita,  Clarice Andorfato, provoca arrepios junto à população araçatubense, em função de eventual influência que esta e seu marido exercerão sobre o futuro prefeito.  Isso contribuiu para o crescimento do candidato petista. Voz corrente na cidade é de que a eventual consagração nas urnas de Dilador Borges, trará nuvens negras no horizonte da ensolarada cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário