quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A “guerra” entre Dilador Borges e Cido Sério continua em  2014 !

                                                                          Passadas as primeiras horas desse verdadeiro “tsunami” eleitoral que se abateu sobre Araçatuba, já possível avaliar o tamanho do desastre para alguns e  benesses da vitória de outros. Pelo menos 12 vereadores o prefeito e o vice salvaram-se da tragédia maior. Segundo a imprensa, Dilador Borges fechou-se em casa, abatido, deprimido, com enorme dificuldade em engolir esta terceira  derrota seguida, não se animando nem mesmo com a possibilidade concreta de assumir sua vaga como deputado estadual na  Assembléia Legislativa de São Paulo, em decorrência da eleição de três outros suplentes eleitos no pleito de domingo. E não é prá menos. Não se tem idéia do quantum, dos  números em dinheiro que Dilador Borges teria investido particularmente nestas três  eleições desde 2008 em que saiu derrotado pelo PT. A cifra certamente passa da casa dos milhões! E botem milhões nisso ! A hora é de se avaliar onde o PSDB errou e tem errado. Não precisa ser especialista nem técnico para apontar que nesta eleição de domingo passado, Dilador Borges e o tucanato cometeu pelo menos três erros cruciais   deixar Edna Flor escapar do compromisso em ser a vice prefeita na chapa, que abriria um leque alternativo junto ao eleitorado da periferia. O partido, parece ter sucumbido à decisão da vereadora e  não se esforçou no sentido  de convencê-la a manter a candidatura; uma total desarticulação nas negociações com os partidos, o que levou a maioria a fechar com o PT e lançar um elevado número de candidatos à vereança. Dilador ficou com uns poucos gatos-pingados, gente sem expressão política e, incapazes de puxar um número maior de votos. Conclusão, como era esperado, o grupo do PSDB elegeu apenas 4 vereadores deixando a oposição ainda mais fraca; A assessoria política e de marketing que trabalha para Dilador desde a eleição de 2008, é medíocre, incompetente, ineficaz e mais uma vez arrastou o candidato tucano para este pântano, por absoluta falta de visão política. Um programa de rádio e TV fraco e malfeito. A participação do candidato nos debates na TV foi um completo desastre. O embate  paralelo  entre Dilador e Cinti deveria ter sido evitado, ignorado, mas Dilador Borges deixou-se envolver nas teias malignas do ex-prefeito e caiu na opinião pública ao demonstrar um descontrole emocional diante de situações de extrema pressão.
                                                                              A escolha de Clarice Andorfato (DEM) para  ser a vice, foi um completo desastre, comemorado pelos petistas,que diziam não encontrar uma vice melhor  que esta para afundar de vez a candidatura de Dilador. Foi uma cena daquelas em que um náufrago ao pedir socorro, no lugar da bóia salvadora recebe uma pesada âncora! Os Andorfato’s, envolvidos no rumoroso escândalo da falência de suas empresas de consórcios que lesaram milhares de pessoas, nunca deveriam ter sido convidados e envolvidos na campanha. Dilador Borges, representando o novo, pregando a ética e a moralidade pública na política, mas nessas companhias...deu no que deu !   Paralelo ao fato de que a campanha tucana não tinha um discurso consistente, uma alternativa. Dilador errou ao criticar o caso dos kits escolares, como errou ao referir-se à Cido Sério como ”cassado” e a referência “ cabelinho molhado”. A exposição de fotos agressivas atacando a honra e a dignidade pessoal do prefeito e sua família, só serviu para irritar o eleitor que abomina essas atitudes de baixaria e agressões pessoais no pleito. O medo, a preocupação do eleitorado da presença ostensiva de Clarice Andorfato, seu marido Domingos Andorfato e seu filho Marcelo Andorfato, nos bastidores da campanha e a eventual participação no governo Dilador,  em caso de vitória, assustou, amedrontou o povo de Araçatuba e afugentou muitos eleitores, mesmo da classe média que tradicionalmente votava com PSDB. Isso foi fatal para derrubar o candidato, mesmo com o desgaste do prefeito Cido Sério nos últimos meses. A maioria do povo araçatubense preferiu deixar Cido Sério à frente da municipalidade, que correr o risco de eleger Dilador Borges e seu grupo político.
                                                                              A campanha nem bem terminou, surgiu a oportunidade de Dilador Borges assumir definitivamente uma vaga na Assembléia Legislativa e, já perguntado sobre isso, o prefeito Cido Sério afirmou que em hipótese alguma irá procurar Dilador Borges enquanto deputado estadual. Pode parecer um disparate, um gesto de insanidade e uma completa falta de civismo e de se pensar no interesse público, naquilo que é maior, que está e deve estar acima das picuinhas e brigas paroquiais. A população naturalmente espera que ambos – prefeito e deputado somem esforços e se unam em torno daquilo que visa o bem comum, a res publica. Infelizmente, o exemplo  mora ao lado. Em Birigui, o deputado Roquinho Barbieri e o prefeito Borini são inimigos declarados e acabam de sair de mais uma peleja que mostra não ter fim. Em Araçatuba não será diferente. Ao assumir sua cadeira de deputado, Dilador Borges, vê seu sonho de ser prefeito ganhar fôlego e buscará mostrar serviço, buscará recursos competindo com o prefeito Cido Sério que em 2014 será novamente seu principal opositor  em novo embate eleitoral. De um lado, Dilador vai  tentar reeleger-se como deputado estadual, até por uma questão de sobrevivência política e estar em exposição diante do eleitor. De outro, Cido Sério, deixará seu vice, Carlos Hernandes no cargo, disputará uma vaga para deputado estadual e, fatalmente vão estar em trincheiras opostas novamente. Há que lembrar, que a ex-secretária de Educação, Beatriz Nogueira, eleita com expressiva votação, surge como a provável opção para suceder Cido Sério à frente da prefeitura. Beatriz Nogueira é inteligente, soube usar a estrutura e seu trabalho frente a Secretaria Municipal de Educação, é articulada, jovem e ambiciosa. É um nome fortíssimo  na disputa da próxima eleição. Alex Lapenta que também poderia ser uma outra opção petista, mesmo com uma campanha forte, cara e ostensiva não conseguiu eleger-se vereador, abrindo assim um caminho natural para Beatriz Nogueira.    Quem viver, verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário