sábado, 21 de dezembro de 2013

Turismo em Araçatuba? Onde?

Sem vocação turística, Araçatuba perde espaço até para cidades pequenas
Birigui no período natalino
Com um mísero orçamento de R$ 2.725.000,00 para gastar em 2014, a Secretaria de Turismo de Araçatuba é o retrato puro e acabado das tais “secretarias simbólicas”, no dizer do prefeito Cido Sério, para explicar a pequena ou inexistente importância da Pasta, criada a exemplo de outras, para apenas “acomodar” companheiros, apadrinhados e protegidos dentro da administração municipal e demonstra claramente a falta de vocação turística da cidade, como um dos equipamentos para atrair não só simples visitantes como até mesmo investidores. O próprio atual secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, cunhou uma frase: “Araçatuba é a cidade da latinha. Lá tinha o Country Clube, lá tinha o Araçatuba Clube, lá tinha o Thermas, lá tinha o Corinthians, tinha a Coca-Cola, tinha isso e aquilo... tinha... não tem mais” e no passado também ficaram as lembranças de um tempo em que a cidade atraia visitantes e havia uma incipiente vocação turística. Nem mesmo com o grande desenvolvimento econômico, industrial e comercial da cidade e região, não temos sequer o turismo de negócios ou eventos.
A Praça Rui Barbosa em tempos áureos
                       O titular da Secretaria de Turismo não é da área, não entende absolutamente do sentido genérico e da finalidade da própria secretaria. Antonio Carlos Ferreira é agropecuarista, oriundo do grupo político que sempre apoiou o PSDB de Dilador Borges e sem maiores explicações pulou o muro e juntou-se aos antigos adversários políticos, os petistas e hoje não passa de um corpo estranho entre os auxiliares do prefeito. Inicialmente, as informações de sua ida para o governo petista era de criar na cidade condições para se estabelecer o turismo rural, dada sua experiência como criador, fazendeiro e ex-presidente do SIRAN. Umas das áreas seria a Água Limpa, mas de certo mesmo, o prefeito quer colocar lá um lixão. Mas com um orçamento pobre, uma secretaria manca, até agora nada fez de concreto. O ex-secretário Carlos Nova idealizou um projeto de grande importância cultura e histórica aliado ao turismo criar um passeio por meio de um trem caipira, usando aquela locomotiva “Maria-fumaça” esquecida, apodrecendo no Zoológico. Esse passeio seria feito no mesmo trilho da antiga NOB,  entre Araçatuba e Birigui. O projeto repousa esquecido nalguma gaveta empoeirada. 
O passeio com a "Maria Fumaça" não saiu da gaveta.
Agora neste período natalino, até mesmo cidadezinhas da região, com poucos recursos, sem a expressão econômica de Araçatuba, realizam decorações de época se valendo do apoio de estudantes, do comércio, indústria e dão um show de beleza, um espetáculo de luzes, criatividade e carinho, amor cristão, ao decorarem praças, ruas, prédios usando desde garrafas plásticas até as lâmpadas chinesas, dando um colorido atraente e bonito, alegrando as crianças e transformando os adultos que se encantam com a beleza destes eventos. E o quê Araçatuba fez no Natal desde o primeiro ano do governo Cido Sério? Nada! Absolutamente nada! Numa demonstração de insensibilidade criativa, de interesse em estabelecer parcerias para dotar a cidade de algo significativo e atraente nesta época tão decantada pelos povos cristãos! Dá vergonha andar pela cidade. Duas árvores de natal, as mesmas de anos passados, retratando a incompetência, o desinteresse por esta efeméride. A nossa praça central...Nem é bom lembrar. Dá vontade de chorar!!! Quem conheceu a antiga Pça. Rui Barbosa não pode concordar com o crime perpetrado contra aquele lugar, onde pulsa o coração da cidade. Os gestores públicos parecem insensíveis, alheios ao redor e despreocupados em embelezar a cidade para receber visitantes interessados em conhecer o pouco que ainda resta de nossa memória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário