sábado, 4 de junho de 2016

O adeus a Argemiro:

Foi-se um guerreiro - Argemiro L. Santos!
Eu e Argemiro Santos, participamos de várias lutas em defesa da cidadania. Era um parceiro sempre presente nas sessões da Câmara Municipal de Araçatuba.

A cena política araçatubense ficou órfã, triste com a morte do líder comunitário Argemiro Luciano dos Santos, morador do Jd. América, ali no entorno da Lagoa das Flores que para ele era um santuário. Apesar de travar com esta lagoa uma antiga luta afim de evitar as inundações e invasões das águas nas casas próximas, Argemiro dedicava um imenso amor ao local onde plantou as acácias amarelas e ouvia o canto dos pássaros. Mas ele perdeu a luta. Foi-se, sem conseguir sensibilizar o poder público na busca de uma solução perene para o grave problema. Morreu, como milhares de tantos brasileiros, vítima do descaso, da omissão dos gestores públicos.

Argemiro era um "vereador emérito", sem salário. Percorria toda a cidade, conhecia como ninguém as ruas, becos e vielas, sempre fotografando e denunciando as mazelas, os graves problemas de estrutura urbana da cidade. Teve vários "perrengues" com prefeitos e vereadores por causa das cobranças que fazia em sua luta incansável em prol da cidadania. Foi candidato a vereança duas vezes, não conseguindo eleger-se porque infelizmente, o povo, o eleitor ainda prefere vender, trocar seu voto por favores e benesses. Lamentavelmente muitos eleitores não sabem reconhecer os méritos de quem realmente trabalha, luta em prol do povo. E era contra isso que Argemiro lutava. Ele pregava uma total independência para que vereadores não tivessem  compromissos com o prefeito, troca de apoio por cargos e outros benefícios pessoais. Clamou, lutou no deserto.


Era um cidadão no sentido claro da palavra. Envolvia-se em todos os movimentos na luta pela moralidade pública, pela decência e honradez na política.Ultimamente participou do  movimento #VEMPRARUA e sua ultima bandeira ao nosso lado foi a luta pela redução do salário dos vereadores. Tive a honra e o privilégio de gozar de sua amizade e da constante troca de idéias na luta contra a corrupção e a má gestão do dinheiro público. Era um parceiro constante e presente. Sua "cadeira cativa" na câmara de Araçatuba ficará vazia, deixará saudades. Tombou um grande homem, um cidadão ímpar. Uma pessoa de caráter. Éramos parceiros de ideais na luta contra a corrupção, as mazelas dos gestores públicos e o mau uso do dinheiro público. Da mesma forma que eu, Argemiro se indignava com a vergonhosa atuação de determinados vereadores que ele chamava sempre de “lambe-botas” do prefeito.


Foi candidato a vereador duas vezes, tendo pequena votação, uma demonstração clara de que o povo ainda prefere vender, trocar o voto por brindes, por favores e benesses pessoais. O eleitor ainda vota com cabresto, ainda vota preferindo escolher corruptos declaradamente conhecidos e políticos desonestos. Lamentavelmente, a grande maioria dos eleitores não levam em conta o caráter, a dignidade, a honra pessoal do candidato. Não avaliam o passado e a atuação na vida particular e profissional do candidato. Assim, como explicar o fato de uma pessoa tão dedicada às causas públicas, tão interessada na luta em prol  da comunidade, ter poucos votos e não se eleger? Isso responde à muitas pessoas que perguntam igualmente à mim, por quê não sou candidato à vereador em Araçatuba?! E eu respondo – simples. As pessoas teriam que votar em minhas idéias e propostas. Não vou comprar votos nem trocar por nada. Dos atuais partidos existentes, nenhum se encaixa no perfil do meu interesse, ou seja, eu nunca me filiaria em nenhum desses partidos aí existentes. A grande maioria é presidida por pessoas velhacas, interesseiras em vender o tempo no rádio e TV, trocam apoio por cargos na administração e são gente desonesta e com má intenção. Se no Brasil pudesse haver candidaturas independentes, aí sim, eu poderia candidatar-me, mas no modelo atual, nem pensar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário