sábado, 21 de maio de 2016

A era Michel Temer:

Os primeiros dias com Michel Temer


É cedo para se avaliar este início do governo Michel Temer, pós-tsunami petista que destruiu a economia nacional, cujo rombo deixado por Dilma Rousseff se aproxima dos R$ 200 Bilhões de Reais. O novo presidente buscou cerca-se de bons nomes principalmente na área econômica. Henrique Meirelles, assustou-se com o tamanho do buraco deixado pelo PT e anuncia medidas amargas e difíceis para tentar reorganizar as finanças públicas. Várias ações antipáticas, impopulares serão tomadas, até mesmo a volta da CPMF, alterações na previdência, mudanças na aposentadoria. Claro que as entidades sindicais se apressam a posicionar-se contrárias aos tais direitos adquiridos. A Petrobrás vai para boas mãos. Pedro Parente, que foi ministro de FHC é competente, sério, honrado e já anunciou que não aceitará indicações políticas nos cargos diretivos da empresa. A única área que gerou intensa discussão e muita polêmica, foi a iniciativa de extinguir o Ministério da Cultura, promovendo sua volta ao antigo MEC. Muitos artistas se posicionaram contra. Houve muito questionamento sobre a Lei Rouanet. Na verdade, o problema não está em extinguir ou não um ministério, mas na sua readequação e eficácia no cumprimento da referida lei.

Uma das áreas que chamou muita a atenção foi as Relações Exteriores, cujo titular agora é o senador José Serra. Desde a semana passada com a derrubada da petista Dilma Rousseff, vários países latino-americanos, orientados pelo movimento bolivarianista anunciaram não reconhecer o novo governo instalado em Brasília. Uruguai, Bolívia, Equador, Venezuela, Colombia, El Salvador Honduras e Cuba ameaçaram retaliações contra o Brasil e alguns inclusive chamaram seus embaixadores  para explicações. Declararam que Dilma Rousseff foi vítima de um golpe parlamentar, que Michel Temer não tem legitimidade, etc. Estes países na verdade foram os mais beneficiados nesses governos petistas com empréstimos, repasses de dinheiro brasileiro para investimentos em seus territórios. Aliás, tais empréstimos deverão ser objetos de profunda auditoria no BNDES pois até hoje pouco se sabe a forma de como tais empréstimos foram realizados. José Serra quer impor ao Itamaraty uma nova visão nas relações internacionais que de agora em diante serão marcadas por uma política e interesses de Estado, e não de ideologia como o PT tratou até agora.

É importante destacar que Michel Temer está recebendo uma verdadeira herança maldita desses 13 anos de governos petistas. Um rombo orçamentário que beira R$ 200 Bilhões, quase 12 milhões de pessoas desempregadas, a economia estagnada, o PIB em queda, os juros beirando a casa dos 15% e uma onda de pessimismo que contamina toda a sociedade brasileira, já desacreditada nas medidas que o governo possa tomar. Michel Temer terá que ajustar a economia, terá que cortar gastos, despesas e essas medidas amargas se espalharão aos estados da federação  terão que cortar gastos, congelar salários de servidores e proibir novos concursos públicos, ou seja, o cidadão que mais precisa dos serviços públicos é que irá pagar esta conta altíssima deixada pelo PT depois do verdadeiro tsunami de roubalheira e corrupção no governo e empresas públicas. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já não estão conseguindo pagar seus servidores, cujos salários estão sendo parcelados, congelados, fato jamais visto neste país arrasado pela ação nefasta, destruidora do PT.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário