domingo, 13 de março de 2016

MANIFESTAÇÃO: "OUVIR A VOZ ROUCA DAS RUAS"

RUAS: O recado está dado!


O velho Doutor Ulisses (Guimarães), do alto de sua sabedoria e experiência política, lá pelos idos dos anos 80, em plena efervescência oposicionista contra os governos militares dizia: “...Temos que ouvir a voz rouca das ruas...”. E ainda – “Só o povo nas ruas mete medo nos políticos”. E ele tinha razão. Em 1984, na Pça. da Sé em São Paulo, realizou-se a maior manifestação política contra o regime militar que já agonizava. Foi o comício das “Diretas já!”. No ano seguinte, apesar da emenda Dante de Oliveira não ter sido aprovada, Tancredo Neves foi eleito indiretamente presidente da República, pondo fim ao período de governos militares. Agora, cerca de 30 anos passados, São Paulo protagoniza mais um episódio grandioso pondo na Avenida Paulista, cerca de 1.200.000 segundo a PM, 450 mil para  o Datafolha. Os organizadores falam em 2 milhões de pessoas que foram protestar contra o governo da presidente Dilma, pedindo seu impeachment, contra o PT e pedindo a prisão do ex-presidente Lula. Por todo o Brasil o povo saiu às ruas de forma pacífica, tranqüila, não se registrando nenhum enfrentamento de grupos opostos. A gigantesca manifestação mostrou que a sociedade brasileira, a democracia brasileira está sólida, as instituições funcionam e o povo soube protestar respeitosamente.

O recado das ruas foi dado. O povo brasileiro na sua grande totalidade não suporta mais este estado de coisas. Corrupção, desmandos, desvios de dinheiro público, roubalheira em todos os setores da administração pública, falcatruas e protecionismo a agentes públicos pegos roubando, corrompendo, assaltando os cofres públicos. As mazelas, os crimes de corrupção que se soma quase que todos os dias envolvendo ministros de Estado, senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, agentes políticos em conluio com empresas privadas nos últimos anos provocaram uma sangria no erário em todos os níveis que acarreta a carestia, a alta inflacionária, a falta de recursos para a educação, saúde, transporte e segurança. O povo não agüenta mais os desmando, a desfaçatez de servidores públicos apanhados roubando, desviando dinheiro público. Muitos desses agentes, mesmo processados, condenados se valem de infindáveis mecanismos recursais da lenta e mastodôntica justiça brasileira para escaparem às garras da lei.

Está aí, o Supremo Tribunal Federal acaba de “perdoar” os crimes de vários que foram acusados no escândalo do “Mensalão” e estão por aí tranquilamente circulando, podendo inclusive já disputar as próximas eleições. É isso que leva o cidadão de bem a um total descrédito na ação da justiça. Vários crimes cometidos no seio deste governo estão sendo alvo de inúmeros processos, notadamente a “Operação Lava-Jato” que agora atingiu até mesmo o ex-presidente Lula que tenta de todas as formas escapar da “longa manus” do juiz Sérgio Moro. O governo da presidente Dilma Rousseff agoniza. Além das constantes más notícias, neste final de semana, o PMDB realizou sua convenção nacional onde a maioria quer o total afastamento do governo, a entrega dos cargos e ministérios e apóiam o impedimento da governante petista. O PMDB já ensaia nos bastidores um acordo com o PSDB, DEM e outros partidos de oposição para se criar uma frente em apoio a Michel Temer em caso da queda iminente de Dilma. Seria um governo nos moldes daquele de Itamar Franco depois do impeachment de Fernando Collor.

O fim do governo petista é uma questão de tempo. De um lado essa gigantesca manifestação popular vem o recado forte da voz rouca das ruas, ou seja, há um espírito nacional que quer o impeachment da presidente que se vê cansada, combalida, quase sem forças para resistir. De outro, o processo que corre no TSE  para a cassação da chapa Dilma/Temer que pode aumentar essa agonia. A economia nacional está em frangalhos, os números e as estatísticas são os piores possíveis, pois o governo está numa verdadeira UTI sem como esboçar reação. A confirmar o afastamento do PMDB, a entrega de cargos e ministérios, a Dilma não restará outro caminho que a renúncia, pois como irá continuar governando sem a mínima sustentação no congresso?  O PT tem a maioria de seus líderes sendo processados, outros condenados, outros ainda já presos. A espada do juiz Moro repousa sobre a cabeça de Lula cuja situação piorou ainda mais com outra ameaça de prisão agora pela justiça paulista. As novas denúncias contra Lula que, após deixar o governo, furtou peças de elevado valor histórico que pertencem ao patrimônio do povo brasileiro, azedaram de vez sua situação. Quem viver verá!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário