quinta-feira, 23 de julho de 2015

Em 2016, candidatos à míngua!

Em 2016, a fonte vai secar para candidatos! 


As grandes empreiteiras sempre foram "generosas" com praticamente todos os partidos políticos do Brasil, alimentando essa voraz corrupção. Em 2016, tende a secar estas fontes de dinheiro.

As eleições municipais de 2016 ficarão marcadas como as mais simples, baratas e sem muito investimento por parte de partidos e candidatos. A atual legislação eleitoral, mesmo capenga já impunha certo rigor no manuseio de dinheiro, doações, pagamentos, prestação de conta, tanto que foram inúmeros candidatos em Araçatuba, acusados, denunciados, processados e até perderam o mandato como foi o caso do vereador Rosaldo de Oliveira (PROS) que ainda está sub-júdice aguardando julgamento de recursos, mas chegou ser afastado do cargo por um ano. O prefeito Cido Sério (PT), seu vice Carlos Hernandes (PMDB), o suplente de deputado estadual, Dilador Borges (PSDB), respondem processos ou já foram condenados. O profº. Vinicius Sanches (PRTB) recebeu uma pesada condenação, recorreu, foi parcialmente perdoado e deverá pagar umas 30 parcelas de R$ 300,00 mais ou menos. O juiz eleitoral passado, o Dr. Emerson Sumariva Jr. deitou e rolou com a caneta em cima de candidatos de todos partidos aplicando inúmeras multas. Foi salutar, benéfica sua atitude, pois com certeza veio moralizar esse terreno fértil da prosmicüidade nessas relações nem sempre limpas entre candidatos, partidos, eleitores, financiadores da campanha. Só não tem anjos nesse meio.

Com este escândalo da “Operação Lava-Jato” e a prisão e condenação de magnatas empreiteiros acostumados a doar milhões e milhões para campanhas eleitorais, a situação tende a ficar difícil nas próximas eleições. Temerosos com o endurecimento das autoridades judiciais, a ação sempre eficaz da Polícia Federal, os partidos e candidatos sentirão certo sumiço na avalanche, nos sacos e malas de dinheiro comuns nesta época de eleições onde a corrupção campeia sem dispensar nenhum partido. PT, PMDB, PP, são os campeões em receber o agrado das grandes empreiteiras visto estarem na base de apoio ao governo. Mas os financiadores de campanhas, não possuem preferência por siglas. Aí nessa enxurrada da corrupção, somam-se ainda PSDB, PDT, DEM, etc. Ninguém escapa para dizer-se santo com as mãos limpas de nunca ter recebido doações de origem duvidosa. Os partidos nanicos recebem também, mas num nível menor, condizente com suas inexpressivas figuras e a pouca importância e densidade eleitoral. Muitos desses partidos nanicos, “vendem” os poucos segundos que dispõem no TV e rádio.

A prisão dos presidentes, altos diretores e executivos das maiores empreiteiras brasileiras – Odebrecht, Camargo Correa, OAS, Queiróz Galvão, etc., deixou todo setor com a “barba de molho”. Além de frearem os investimentos, temem perder espaço em futuras licitações e concessões públicas. Em Araçatuba, tivemos um caso escandaloso, vergonhoso! A OAS, que diz estar falida, doou à campanha de Cidinha Lacerda (PT), ex-esposa do atual prefeito Cido Sério, cerca de R$ 900.000,00! Segundo a coordenação da campanha desta candidata, a “empresa via grande potencialidade política nesta candidatura”! Quebraram a cara os marqueteiros de plantão que devem ter aconselhado esta doação imoral. Cidinha Lacerda foi um fiasco quando se abriu as urnas! Um vexame! Detalhe – Essa OAS é na verdade a dona da SAMAR (nome de fantasia) dado ao antigo DAEA que o prefeito Cido Sério deu em concessão por 30 anos a esta empresa. Por que a OAS por uma questão de isonomia também não doou para a campanha de Dilador Borges, Cido Saraiva, os candidatos da terra, de fato com maiores potencialidades eleitorais. Estranho Né?! Coisas inexplicáveis da política. Mas em 2016, a fonte vai secar prá todo mundo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário