quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cido Sério está enrolando o funcionalismo:

Funcionalismo: Nem sinal de reajuste salarial!


Já estamos praticamente em meados de julho e os servidores municipais de Araçatuba não sabem sequer o índice de um eventual reajuste salarial, cuja data-base foi em 1º. de maio e que já deveria ter sido pelo menos iniciada lá por fevereiro, as discussões. Nada no horizonte e agora o prefeito Cido Sério parece não estar levando a sério este assunto, achou uma forma de tirar de suas costas a responsabilidade, atribuindo o problema a não aprovação da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016, jogando para os vereadores a culpa pelo assunto não ter sido ainda discutido. Quem assistiu a entrevista que o prefeito concedeu à TV da Folha da Região esta semana, pode sentir a ironia, o deboche, o riso fácil com que o prefeito tratou do reajuste salarial do funcionalismo municipal quando foi questionado sobre o tema. Parece que o prefeito de Araçatuba acha que todos somos idiotas para acreditar em suas falsas colocações, pois uma coisa não tem nada a ver com outra. Pressupõe-se que o reajuste salarial deste ano de 2015 deve estar vinculado ao orçamento em vigor, ou seja, quando foi aprovado no ano passado, este orçamento de 2015 já devesse estabelecer algum percentual, alguma sinalização do aumento.

Irritado diante da maior derrota sofrida perante a bancada de oposição, o chefe do Executivo quer mostrar de forma distorcida que ainda não concedeu algum reajuste por culpa dos vereadores e da desaprovação da LDO. Quer jogar o funcionalismo municipal de forma irresponsável contra os vereadores oposicionistas. Na verdade, Cido Sério pouco parou este ano em Araçatuba. Empreendeu inúmeras viagens para Brasília, São Paulo, viagens estas até questionáveis – posse de ministros, posse da Dilma Rousseff, contatos com políticos cujos resultados muitas vezes não chegam a lugar algum. Com esta enorme crise estabelecida graças às mentiras levianas e irresponsáveis da então candidata que no ano passada pintava um belo horizonte, nenhum petista enxergava crise. A eleição da candidata petista se deu sobre o maior estelionato eleitoral e só agora esses petistas usam a palavra crise. No afã de ganhar a eleição. Mentiu-se, se escondeu números reais, se ludibriou a fé do povo, do eleitor. Então, ir a Brasília atrás de recursos, de verbas, não passa de um engodo, de uma falácia, pois o governo do PT está falido, não há dinheiro nem pro cafezinho. Logo, essas inúmeras viagens do prefeito e até vereadores não encontram explicações concretas, plausíveis. Em suma – o prefeito teve muito tempo para negociar com o funcionalismo e só agora, seis meses após o inicio da vigência do atual orçamento ele quer passar a imagem de que a culpa é dos vereadores da oposição.

Na verdade, o projeto da LDO enviado pelo Executivo e rejeitado pelos vereadores, contém mais de cem erros técnicos, gravíssimos como a concessão de verbas públicas para entidades que sequer foram reconhecidas como de utilidade pública. Muita maquiagem para iludir o eleitor em ano político. Aí está a raiz da irritação do prefeito Cido Sério. Na verdade, os vereadores derrubaram o palanque político do PT antes mesmo que o prefeito e seu/sua eventual candidato (a) pudessem subir e tirarem proveito político de verbas e da máquina pública municipal. A manter-se este impasse, o Executivo terá que usar o mesmo orçamento de 2015 e submeter-se aos vereadores pedindo suplementação orçamentária de acordo com as necessidades. Em se tratando que ano que vem será ano eleitoral, não podia ocorrer coisa pior para Cido Sério que não terá liberdade de remanejar verbas, cortar aqui, tirar dali. Vai ficar sob rédea curta dos vereadores. Como o mundo dá voltas, o prefeito e sua bancada de bajulação nunca imaginavam ou esperavam enfrentar esta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário