quinta-feira, 11 de junho de 2015

PT quer sair da lama!

PT  tenta reerguer-se do lamaçal!

Vivendo o pior momento de sua conturbada história, o PT que realiza neste final de semana em Salvador, o seu 5º. Congresso Nacional, tenta reerguer-se, sair do atoleiro, do mar de lama que se encontra desde que estourou o escândalo do “Mensalão”, há 10 anos. De lá prá cá, o partido e o governo não conseguem deixar o noticiário policial, tendo seus principais líderes históricos, envolvidos, denunciados, julgados, condenados e presos pelas mais variadas razões. É bem verdade, que por conta de nosso frágil arcabouço jurídico, um festival de recursos e mais recursos, praticamente a maioria daqueles condenados pelo Supremo, já estão nas ruas e já envolvidos em novos escândalos, novas falcatruas. O governo da presidente Dilma Rousseff distanciou-se consideravelmente das linhas básicas e doutrinárias sempre defendidas pelo partido, provocando uma crise no relacionamento entre a presidente e os parlamentares, que inclusive esta semana assinaram, em sua maioria um manifesto com críticas ao governo, e às medidas tomadas na área econômica por um ministro nomeado pelo governo, que nada tem a ver com o petismo. Joaquim Levy, da mesma escola de Armínio Fraga (PSDB), ex-diretor do Bradesco, aplica remédios amargos e derruba teses, antes sagradas pelos petistas no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores.

O PT vive um momento difícil. Perdeu o controle das duas Casas congressuais o que deixou a presidente refém dos caprichos de Eduardo Cunha e Renan Calheiros, ambos do PMDB, que fazem de tudo para dificultar e aprovar votações de interesse do Planalto. Graves acusações pesam sobre inúmeros petistas, muitos deles ligados diretamente à Lula, especialmente no escândalo de desvio de recursos públicos da Petrobrás. A situação agravou-se ainda mais esta semana com a denúncia de que a Camargo Corrêa fez doações de mais de R$ 4 Milhões de Reais ao Instituto Lula. Até agora, a lama desses escândalos não tinham respingado diretamente no ex-presidente. A CPI da Petrobrás aprovou a convocação de Paulo Okamoto, presidente da ong que promove eventos e palestras com o ex-presidente Lula. Vaccari, ex-tesoureiro do PT está preso por envolvimento na “Operação Lava-Jato”. Zé Dirceu, em prisão domiciliar vê a cada dia que passa a possibilidade de ser novamente preso e recentemente reclamou de Lula e Dilma pelo abandono que vem sofrendo.

Enfim, reunido em Salvador, o PT tenta sair do lamaçal da corrupção em que está metido, e sofre intenso bombardeio dos partidos de oposição, da mídia. O partido se faz de vítima, se julga alvo de uma campanha orquestrada para destruir a agremiação. Mas, o partido que, deveria promover uma “mea culpa”, tenta passar a imagem de que se outros partidos cometeram crimes, o PT também poderia fazê-los. Usam da máxima – se eles (os partidos) roubaram, nós também podemos! Rui Falcão e Jaques Wagner querem passar a imagem de que o PT não tem porque se sentir desonrado. O PT, ao longo desses 12 anos de governo entre Lula e Dilma, usou e abusou do direito de indicar seus apaniguados, protegidos em cargos de relevância em todas as instâncias de governo para assaltar os cofres públicos. O escândalo do “Mensalão” mostrou que a máquina pública foi intensamente usada para se extorquir, desviar dinheiro para o “caixa 2” de campanhas do PT e seus partidos aliados, notadamente o PMDB e PP. O partido aparelhou desde o mais simples cargo da República, chegando até a mais alta corte de justiça, o Supremo Tribunal Federal, com indicações de nomes de origem  duvidosa, comprometida com os interesses partidários.

Agora, o partido tenta sair do atoleiro, do lamaçal da corrupção jogando lama nos demais partidos. Está mais que provado o envolvimento de cabeças coroadas da agremiação nos mais variados escândalos inclusive até nesse tsunami que se abateu sobre a FIFA. Nem a construção do estádio corintiano de Itaquera escapa das manchas, da lama, pois claro está que houve favorecimento ilegal, isenções inconstitucionais envolvendo a construção do estádio que agora tem uma dívida bilionária impagável. O Senado Federal, por iniciativa do ex-jogador Romário, hoje senador, instalou uma CPI para investigar a atuação da CBF, FIFA e pessoas ligadas ao PT, como o agora deputado federal petista Andrés Sanchez, eleito na rasteira da festa corintiana, mas que, logo, com os primeiros depoimentos, poderão trazer luzes sobre este esgoto, em mais uma podridão envolvendo o PT e petistas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário