quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Eleições: Cido Sério foi o grande derrotado!

Eleições: Cido Sério sai como o grande derrotado!



O prefeito Cido Sério e seus correligionários petistas subiram no trio elétrico que saiu em circulação pelas ruas de Araçatuba, para comemorarem a vitória de Dilma Rousseff no último dia 26. Gritando palavras de ordem, xingando os tucanos com palavras de baixo calão, os petistas festejaram a vitória petista com muito entusiasmo. No entanto, se levarmos ao pé da letra os números apresentados pelas urnas, veremos que o prefeito de Araçatuba na verdade, foi o grande derrotado, massacrado, triturado com a vitória acachapante de Aécio Neves e do PSDB não só em Araçatuba, como na região e em todo o estado de São Paulo. Em Araçatuba, Aécio Neves recebeu cerca de 70% dos votos contra uns 35% para Dilma, ou seja, os tucanos tiveram três vezes mais votos que os petistas. Então, o quê o prefeito Cido Sério estava comemorando?

Cido Sério deve ter subido no trio elétrico, mas no fundo, a vitória do PT tinha um gosto amargo de derrota. A candidata de Cido Sério para deputada estadual, Cidinha Lacerda, recebeu míseros nove mil votos em Araçatuba, mesmo com toda a pressão feita sobre as pessoas cadastradas no Bolsa Família, mesmo com  absurda festa de entrega de casas populares apenas a dois dias das eleições, mesmo com toda intimidação, coação, o PT fracassou. Para deputado federal, senador, governador, o prefeito de Araçatuba também foi derrotado nas urnas. A situação de Cidinha Lacerda foi tão difícil, grotesca, que nenhum dos sete vereadores da base de apoio do prefeito, apoiou sua candidatura. Então, não sabemos o quê os petistas comemoravam, pois a derrota foi avassaladora o que deixa o prefeito de Araçatuba numa situação humilhante.

Ao não apoiar Roquinho Barbieri (PTB), seu aliado, Cido Sério abriu um imenso abismo e agora dependerá da boa vontade do vereador Cláudio Henrique, seu Líder na câmara, para obter algum tipo de apoio do deputado petebista. Tudo indica também que Cido Sério será colocado em fritura de óleo fervente em Brasília, pois a presidente Dilma investiu pesado em Araçatuba e não recebeu retorno em termos de voto. Esta situação deixa o prefeito de Araçatuba isolado, sem apoio e Araçatuba corre o risco de ver minguar investimentos federais por conta desse humilhante resultado. Os números fortaleceram a posição de Dilador Borges, consagrando-o como a grande liderança tucana no oeste paulista, posição esta que se consolidará assim que Dilador Borges assuma sua cadeira como deputado estadual.

A administração municipal de Araçatuba está mergulhada em diversas denúncias graves de improbidade administrativa, desvio de verbas. Denúncias estas feitas pelo Ministério Público Federal, que inclusive causou o bloqueio dos bens do prefeito Cido Sério, por conta de desvios da ordem de R$ 15 Milhões no Estaleiro Tietê de Araçatuba. A Câmara Municipal, como sempre omissa e irresponsável, conivente com os erros do prefeito, acaba de enterrar uma comissão que deveria investigar tais denúncias. Como sempre, os vereadores da base do prefeito, fecham os olhos e se recusam a cumprir o principal papel de um vereador, que é fiscalizar o executivo.  Cido Sério começa em janeiro a segunda metade de seu mandato e terá pela frente inúmeros problemas e soluções que a sociedade vem cobrando. Este fracasso do PT em Araçatuba é um claro recado da população, que, através das urnas demonstrou seu descontentamento e desaprovação com os rumos que o governo municipal vem tomando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário