sábado, 5 de abril de 2014

Eleições: Dilador x Cidinha !

Dilador Borges deixou a Assembléia de SP
O empresário Dilador Borges (PSDB), anunciou ontem (dia 4) que disputará uma cadeira na Assembléia Legislativa de São Paulo, em outubro próximo. Borges deixou na sexta-feira o cargo de deputado estadual, função que ocupava desde janeiro de 2013, na condição de suplente, para retorno do titular Bruno Covas (PSDB), que se retirou da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e deve concorrer a uma vaga de deputado federal nas próximas eleições.

Embora não tenha dito com todas as letras, Borges deixou a entender que, mesmo que se eleja deputado estadual, deve sim, concorrer novamente à Prefeitura de Araçatuba nas eleições municipais de 2016. "Aprendi a nunca mais dizer nunca", falou em tom bem humorado. Ele concorreu nos anos de 2008 e 2012.

O empresário aproveitou o anúncio e fez um balanço dos 15 meses em que atuou como porta-voz da região nos corredores da assembléia paulista. Definiu como principal marca do mandato a realização de um trabalho bem próximo do cidadão e da respectiva realidade. Ele se justifica afirmando que visitou pessoalmente mais de 100 cidades da região, colhendo reivindicações e tomando ciência dos problemas locais.

"Com certeza, eu não fui um parlamentar de gabinete. Fizemos as visitas e depois retornamos para saber como ficou a situação. Não é só ouvir os problemas, é preciso ver com os próprios olhos a situação vivida pelas comunidades."

O trabalho, segundo ele, se refletiu em uma atuação focada às questões da saúde, sobretudo nas dificuldades enfrentadas pelos pequenos municípios. Como deputado, intermediou a entrega de ambulâncias nas 43 cidades agregadas pela região administrativa. Lembrou, também, da conquista para a Santa Casa, de Araçatuba de equipamentos e verbas para custeio. Segundo ele, foram cerca de 40 milhões ao hospital, entre 2013 e 2014.

Já em campanha - segundo ele mesmo define - agora as visitas pelo Estado passam a ter o propósito de levantar quais são as demandas atuais de cada região, embora reconheça que a questão da saúde sempre terá atenção especial.

Dilador deverá ter pela frente na disputa pelos votos de Araçatuba e região, Cidinha Lacerda (PT), ex-primeira dama que concorrerá a um cargo eletivo pela primeira vez. Haverão outros candidatos de partidos nanicos que atrapalham de um jeito ou outro, além de eventuais candidatos-paraquedistas, estranhos mas que acabam recebendo votação na cidade e que poderão prejudicar Dilador e Cidinha.

Espera-se também que a disputa entre Dilador e Cidinha seja feita num tom mais cortês, mais elevado, ao contrário das eleições em que o tucano concorreu com Cido Sério (PT), em meio à intensa baixaria e muita lama. Cidinha Lacerda é uma mulher educada, gentil e da parte de Dilador Borges, certamente não baixará o nível do debate por estar diante de uma mulher.

É claro que a situação de Cidinha Lacerda, assim como de Cido Sério e Carlos Hernandes (PMDB), não é das mais confortáveis pois aguardam julgamento por parte do TJSP sobre Ação de Improbidade em que são réus já condenados em primeira instância. Caso isso ocorra antes das eleições, a candidata petista será apanhada pela  “Lei da Ficha Limpa”, tornando-se inelegível, fato que deve ser o sonho de Dilador e o deixa “senhor da situação” em Araçatuba, pois o PT dificilmente teria tempo e um nome à altura do pleito.

Na última eleição em 2010, para deputado, Dilador foi votado em mais de 400 municipios paulistas. Agora, nestes pouco mais de um ano de mandato, ele de fato visitou dezenas de cidades,  conseguiu muitas verbas, ambulâncias e apoio notadamente da área da saúde, que agora o credenciam à bater nas portas de grupos políticos com quem manteve contato nos últimos meses. O PSDB governa apenas Guararapes e em Birigui, desde o início, Dilador apoiou Pedro Bernabé, de quem poderá receber significativo respaldo, dependendo também da postura que o ex-prefeito Borini deverá tomar.

(Sobre um texto do jornal O LIBERAL REGIONAL de Araçatuba, de 5.4.14)



Nenhum comentário:

Postar um comentário