sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O vergonhoso troca-troca:

A vergonhosa farra do troca-troca partidário
Nas democracias sérias, enraizadas e estruturadas, os partidos políticos duram anos, séculos e muito raramente se vê os membros dessas agremiações mudarem para outras como acontece diariamente aqui no Brasil. Nosso sistema partidário, a exemplo de outras instituições públicas não funciona, as regras mudam-se todos os dias e a marca em geral é de anarquia, desorganização e total falta de respeito aos cidadãos. Reina a confusão, a cumplicidade e os partidos políticos em nosso país, sem exageros, se assemelham mais a organizações criminosas, gangues e grupos de foras-da-lei. Não foi à toa que o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes se referiu ao PMDB, taxando o partido como “um ajuntamento de bandidos”, cujo chefe maior era o atual vice-presidente da República Michel Temer. Até hoje, nunca se viu um pronunciamento do PMDB nem se processou Ciro Gomes. E não é prá menos! Um partido que tem entre seus quadros José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros e outros nomes nada recomendáveis, o quê se pode esperar?!!! 


Os políticos brasileiros de uma forma geral usam os partidos políticos para atingirem o poder, para tomarem o poder, se apossarem da máquina administrativa, para leiloarem cargos, nomearem amigos, parentes, compadres, apaniguados, amantes, aderentes e outros bichos. Usam a sigla partidária para se blindarem, para se protegerem de eventuais punições por crimes perpetrados. E isso alcança praticamente todas as agremiações existentes hoje no Brasil. Não tem um só partido que se possa afirmar com segurança que é merecedor da confiança do povo.


Na Inglaterra, há séculos, conservadores e trabalhistas disputam o voto do povo. Nunca se vê uma situação anômala de um conservador mudar para o partido trabalhista. Seria crucificado pelo eleitor. Assim como nos Estados Unidos, republicanos e democratas jamais traem seus eleitores trocando de lado. Seria visto como traidor e teria sua carreira política destruída. No Brasil, como não poderia ser diferente, é esta zorra total, esta zona onde os políticos agem piores que prostitutas, mudam de partido a cada eleição, se vendem tal qual Judas Iscariotes até mesmo por menos moedas, por um cargo, por um benefício qualquer.

Por isso, causou enorme estranheza o fato de dois vereadores que atuam em posições opostas, hoje estarem juntos no mesmo partido, o tal PROS apesar de um defender o prefeito Cido Sério e outro atacar. Com toda certeza nem Hermenegildo Nava e nem Rosaldo de Oliveira leram o estatuto desse novo partido. Em geral, a cada eleição no Brasil, parece aquele período em que a FIFA abre as janelas para os jogadores mudarem de time. Aqui acontece o mesmo. Da noite para o dia, os políticos trocam de camisa. E muitas dessas mudanças ocorrem para partidos com um posicionamento totalmente contrário àquele anterior. É com uma enorme desfaçatez, uma imensa cara-de-pau, um cinismo crônico, o político sobe no mesmo palanque de um adversário que na campanha passada ele atacara.

No nosso caso em tela, Nava em menos de 5 anos mudou 3 vezes de partido. Como explicar isso? Na legislatura passada, tínhamos o vereador Platibanda que atacava Cido Sério e ao mesmo tempo, o vereador Cláudio Henrique defendia. Detalhe – ambos eram do mesmo partido, o PMN. Pior ainda, que este PMN pertencia como ainda pertence à base de apoio ao governo do estado, o PSDB de Alckmin e Cláudio Henrique desde aquela época até hoje, desce o cacete no governador. É uma incoerência, uma falta de princípios. Ninguém segue o partido, a doutrina, a linha de ação. É um salvem-se quem puder. Na verdade, cada um defende o seu intere$$e pe$$oal. Dane-se a doutrina, a posição da bancada e o eleitor que muitas vezes na campanha eleitoral acredita num discurso de oposição e vota num determinado candidato. No dia seguinte ao pleito este candidato, normalmente endividado, quebrado, senta no colo do prefeito, do governador, do presidente e trai seu eleitor, passando a fazer o jogo dos detentores do poder. Até hoje ninguém sabe de fato se o vereador Rosaldo de Oliveira é situação ou oposição dada essa sua performance de um verdadeiro camaleão que troca de cores e posicionamentos a todo instante. Pode-se confiar num político que assim age?

Nenhum comentário:

Postar um comentário