sábado, 29 de junho de 2013

Vereadores precisam trabalhar mais!

A Câmara de Araçatuba precisa ouvir a sociedade e agilizar seus trabalhos!

A sociedade não aguenta mais, não suporta mais a omissão, a negligência dos agentes políticos eleitos e que pouco ou nada fazem para merecer os altos salários que recebem.

A atual legislatura da Câmara Municipal de Araçatuba padece de vários males. Parece que a cada pleito o povo vota cada vêz pior. Tem vereador que precisa voltar aos bancos escolares, talvez em nível de alfabetização. Não sabe falar, ler, expressar. É um verdadeiro tsunami verbal, um desastre sobre o vernáculo, um atropelamento, notadamente na concordância verbal. "Melhorar a melhoria..." É demais! O vereador Gilberto Mantovani, vulgarmente chamado de "Batata" é um desastre nas palavras e segundo se sabe formou-se em Direito! Assim como Carlinhos do 3º DP, igualmente, parece ter se formado em Direito, mas é ruim nas palavras. Rivael Papinha engrossa esse grupo. Agora a vereadora Beatriz Nogueira, professora, foi secretária de Educação, parece tomar algum calmante, um relaxante antes de cada sessão. Sua leitura do expediente serviria para ninar o bebê mais rebelde. Não ajuda o processo legislativo, lê de forma pausada, lenta, dá sono. Precisaria imprimir um ritmo mais rápido. A Câmara pouco produz e ainda entra em férias. O Dr. Nava exagera do "juridiquês", parece estar num tribunal do júri e o vereador Rosalvo Oliveira precisa expressar-se melhor. O vereador Jaime, preside as sessões agindo como se estivesse numa delegacia tratando com bandidos. Age de forma truculenta no afã de "manter a ordem". Engraçado que o tal Regimento Interno da Câmara proíbe aplausos ou vaias no entanto a Câmara discute e aprova "Voto de Aplausos", uma incoerência. Por que não se muda esse maldito regimento?
Agora tenham paciência! Discutir Voto de Aplausos para Benedita Fernandes?!!! Essa Câmara nem parece enxergar que estamos à beira de uma guerra civil, manifestações populares. O povo não aguenta mais e vereadores de Araçatuba, querendo parabenizar, cumprimentar uma pessoa que morreu em 1947!!! Claro que todos admiram a obra e o nome de Benedita Fernandes, mas tenham santa paciência! A Câmara precisa limitar essas homenagens, votos de aplausos, votos de pesar, nomes de ruas, etc. Prestar homenagem a um servidor que aposenta. Tantos problemas graves – a saúde num caos, transportes urbanos, um desastre e esses vereadores parecem cegos, surdos, alheios ao sofrimento do povo e fazendo festas e mais festas.  Agora entram em "merecido" gozo de férias. O expediente, mercê da leitura sonolenta de Beatriz Nogueira, dessas farras com o dinheiro público, homenagens, não produz, não atende aos interesses do povo. É uma babação, uma rasgação de seda entre as "excelências". Perdem tempo demais e repetidamente comentando um requerimento, apartes desnecessários, "Pela Ordem"  inconvenientes. É preciso agilizar o expediente, diminuir as discussões, aprovar os interesses do povo, discutir com objetividade e clareza. Agora qualquer coisa o vereador quer mostrar um filme feito pela TV Câmara. Tenham dó de nossos ouvidos e nossa paciência! O vereador Arlindo Araújo é um exemplo. Fica calado o tempo todo. Deve odiar ter que aguentar tudo isso. Talvez, lembrando o presidente Figueiredo, deva mesmo preferir a companhia agradável dos animais. Só fala o necessário, com convicção, argumentos e rapidamente. Edna Flor, Tieza merecem aplausos. Cláudio Henrique expressa a voz do povo. Cido Saraiva fala pouco e tem a humildade de ler, buscar aprender.
Como já dizia o grande tribuno Ulysses Guimarães, do antigo MDB, “É preciso ouvir a voz rouca das ruas!”. De fato, o povo está rouco de gritar, espernear e a Câmara Municipal trata esse mesmo povo com descaso. O presidente da Câmara, Jaime José da Silva precisa entender que não é dono do legislativo e tratar com lhaneza e o mínimo de educação o povo simples e humilde eu lá comparece. Tratou os mototaxistas recentemente como verdadeiros criminosos, como bandidos. O povo não suporta mais a forma desumana com que é tratado pelos gestores públicos que estão ali, eleitos pelo voto desse mesmo povo. Discussões intermináveis, demoradas por assuntos sem a menor relevância. O tempo é curto e normalmente a pauta não se esgota devido à lentidão da leitura feita pela vereadora Beatriz Nogueira, os infindáveis e dispensáveis pedidos de apartes e a discussão puramente eleitoreira que cada vereador faz única e exclusivamente para se aparecer. Morre alguém, um infeliz qualquer, um pobre diabo qualquer, perde-se tempo falando das virtudes e qualidades do “de cujus”, tudo previamente combinado com a família do morto, estrategicamente presente ao ato para aparecer na TV. Claro, morreu um, mas a família continua viva e vota. Se é algo que vereador não quer perder é voto. Deveriam mudar o modelo hoje adotado. Ler-se-ia o nome do infeliz que “embarcou dessa prá melhor”, diriam algumas poucas palavras de conforto à família enlutada e pronto. Não, colocam em discussão o requerimento. Depois todos ou alguns solicitam para subscrever o documento. Alguém já viu algum dia um vereador votar contra um voto de pesar?! Logo, a discussão é dispensável!
E no desfilar desses discursos eivados de pura demagogia, puxa-saquismo e badalação como dinheiro público, as coisas não andam, assuntos de relevância são atropelados pela demagogia, adiados “ad infinitum”, empurrados com a barriga. Passa o tempo das discussões e de prático, de útil o legislativo pouco ou nada produz. Infelizmente esta triste realidade não é privilégio de Araçatuba. Isso ocorre em todo o Brasil. Vereadores ganham uma fortuna de salário pelo pouco que fazem. Agregam vários assessores que igualmente ganham salários exorbitantes e muitos nem comparecem para trabalhar. São apaniguados, cabos eleitorais, nomeados sem concurso público. É uma vergonha, uma imoralidade. O Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas já condenaram não só a prefeitura como a câmara, para exonerarem imediatamente os 258 servidores comissionados do executivo e os 50 do legislativo. Não só o prefeito como o presidente da câmara adiam, tentam arrumar recursos e mais recursos protelatórios protegendo esse mundo de gente que ganham sem terem prestado concurso público.  E ainda perguntam do por quê o povo está protestando nas ruas desse Brasil?! Ninguém aguenta mais sustentar, carregar nas costas este peso enorme da máquina falida, superada da administração pública em todos os níveis, em todos os poderes. É corrupção, é roubalheira, gastos excessivos para manter uma máquina emperrada e de outro lado a carga tributária mais pesada do mundo, para um retorno pífio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário