Drive Thru: Quer morrer de
raiva ou ter um infarto ?! Vá ao McDonald’s ou ao Habib’s de Araçatuba !
Se você tiver qualquer
problema de pressão arterial, náusea, epilepsia, surto, circulação sanguínea,
irritação ou simplesmente falta de paciência, passe longe desses dois
estabelecimentos “fast food” de Araçatuba, que mais parecem a ante-câmara do
inferno! Em matéria de péssimo atendimento, incompetência, estupidez, preços
altos, produtos assemelhados ao lixo, ambos – Habib’s e McDonald’s, estão
empatados. Coincidentemente, disputam a mesma esquina na famosa confluência
entre as badaladas avenidas Brasília e Pompeo de Toledo, no requintado Nova
Iorque. Prá começar o calvário, a via crucis, você se depara com uma longa e
demorada fila que, do lado do McDonald’s já merecia uma fiscalização da
prefeitura, tendo em vista que, para acessar a aba que entra no
estabelecimento, o motorista acaba causando um tumulto no trânsito, provocando
acidentes e muita confusão. Entrou ? Pensa que seus problemas terminaram ? Não
! Apenas começaram ! Funcionários mal treinados tentam atender na fila antes do
caixa. Você faz o pedido, eles digitam rapidamente, a fila na anda e o tempo
passa.
Depois de eternos minutos,
você chega ao ponto para pagar. No McDonald’s, não raro o sistema para receber
na modalidade cartão de crédito não funciona. Você está sem dinheiro ou cheque
e entalado no meio da fila com dezenas de outros motoristas impacientes na sua
traseira, fica num beco sem saída e, depois de todo este sofrimento, é obrigado
ir embora sem lanche sem nada. No lado do Habib’s a coisa é pior. Só aceitam
cartão na modalidade “débito”. Não há informação antes. De longe você vê os
“totens” dos cartões de crédito, puro enfeite nas paredes e portas. Sem outra
alternativa você também é obrigado a ir embora sem o produto pedido. Exceto se
tiver cheque ou dinheiro. Se tiver, menos mal. Depois de esperar outra
eternidade você recebe os produtos solicitados “em suaves prestações”, muitas
vezes tendo que tirar seu veículo da frente da fila para dar lugar a outro
incauto e um funcionário todo suado, fedendo, vem trazendo aos poucos o seu
pedido. Alguma coisa já fria, os
refrigerantes fervendo, passaram longe de uma geladeira. Um
infeRRRRRRRRRRRRRRRRRRno!
É um absurdo o que acontece
nestes dois pontos de encontro principalmente de jovens que são enganados por
estas duas empresas – McDonald’s e Habib’s que parece não ter nenhum
compromisso com seriedade, responsabilidade e sequer competência e capacidade
para melhor treinar seus funcionários, que aliás, na maioria dos casos
trabalham num regime de jornada extremamente exigente, puxado. Não é à toa que
encontram dificuldades para contratar trabalhadores. Quem por lá já passou, quer
distância. Essas empresas também estão na contra-mão da sociedade, das
políticas públicas de preservação ambiental e proteção às florestas. Gastam um
caminhão de papel, papelão em inúteis e grotescas embalagens. Com certeza, 50%
do que se paga vai no quesito embalagem. Poderiam otimizar, simplificar. Parece
que você vai para um piquenique com tanta coisa, tantos pacotes de papel,
papelão e plástico, que compõe a embalagem de tudo. Um agressão ao meio ambiente, à natureza.Sem contar o alto poder
calórico de seu produtos, um verdadeiro veneno para nossa juventude que já
comprometeu a vida, a saúde de milhares de crianças e adolescentes dos Estados Unidos. É um absurdo. Centenas
de médicos americanos participam de uma campanha para proibir a rede McDonald's
de promover seus produtos entre as crianças e forçar a gigante do “fast food” a
eliminar seu mascote, o palhaço Ronald McDonald.
A carta aberta, publicada nos
grandes jornais do país, coincide com uma reunião anual dos diretores do
McDonald's em Chicago, realizada recentemente.
A carta dos médicos pede ao
McDonald's que deixe de incluir brindes em seus "McLanches Felizes",
refeições que contêm sanduíches hipercalóricos e ricos em sal, gordura e
açúcar. A obesidade infantil triplicou nos últimos 30 anos nos Estados Unidos.
Atualmente, uma criança em cada três tem excesso de peso ou é obesa no país.
A
carta faz parte de uma campanha conduzida pela organização sem fins lucrativos
Corporação de Responsabilidade Internacional (Corporate Accountability
International), conhecida por sua luta para que a marca de cigarros Camel deixe
de usar seu mascote, o simpático camelo Joe.
O palhaço Ronald McDonald
--que com seus enormes sapatos e cabelos vermelhos enfeita as entradas dos
restaurantes da rede -- tem sido usado por décadas como um simpático porta-voz
corporativo.
Em um comunicado, o
McDonald's defendeu seu mascote, seus cardápios e sua política de publicidade.
"Como o rosto da Ronald
McDonald House Charities (braço encarregado das atividades de caridade do
grupo), Ronald é um embaixador a serviço do bem, que dá mensagens importantes
às crianças sobre segurança, alfabetização e um estilo de vida ativo e
equilibrado", redigiu a empresa.
"Servimos alimentos de
alta qualidade e nossos 'McLanches Felizes' propõem opções e variedade nas
porções adaptadas às crianças", continuou. HAJA PACIÊNCIA! EU NUNCA MAIS
VOU NESSES VERDADEIROS PORTÕES DE SANATÓRIOS!
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