quinta-feira, 7 de maio de 2015

Eleições: Olhando para 2016

Eleições: Um olhar no horizonte de 2016

                                                                                        Faltando cerca de um ano e meio para o pleito municipal de 2016, os partidos políticos de Araçatuba se movimentam nos bastidores, nas conversas de “pé de orelha”, nos bares e pontos de discussão da vida da cidade. Alguns nomes já conhecidos e calejados noutras eleições, reaparecem repaginados num verdadeiro balão de ensaio daquilo que poderá ocorrer em definitivo dentro de um ano, após as convenções municipais sacramentarem seus candidatos, as eventuais coligações, a briga por espaços no rádio e TV, e o apoio deste ou daquele grupo político.

Hoje, os nomes mais em evidências principalmente nas colunas políticas dos jornais da cidade, são: Domingos M. Andorfato (PSD), Dilador Borges (PSDB), Luiz Fernando A. Ramos (PTB), Cido Saraiva (PMDB), além do eventual candidato indicado pelo PT (Cidinha Lacerda, Beatriz Nogueira, Carlos Gabas, Fernando Zar), ainda Rodrigo Andolfato (sem partido), Sidney Cinti (PTC). Os demais partidos nanicos não se manifestam. O PSB e o PPS ensaiam se fundir num só, mas tudo leva a crer que indicariam um vice, possivelmente de Dilador Borges. Ou seja, a eleição municipal poderá ser disputada entre cinco até sete candidatos.

A situação do PT é difícil em razão do partido estar mergulhado em inúmeros escândalos em nível nacional, somado a isto a precária situação do próprio prefeito Cido Sério, que nem tem certeza de seu destino, mesmo diante da decisão da Justiça Eleitoral em mantê-lo no cargo, ainda existem outros processos pesando sobre a cabeça do prefeito. Esta fragilidade gera uma situação de total indecisão sobre o futuro do partido não só em nível de Araçatuba como no país. O grande beneficiado com este “imbróglio” é o presidente da Câmara, Cido Saraiva (PMDB), que assumiria, teria aí pela frente um ano e meio para mostrar serviço e seria o candidato a ser batido pelos demais. Cido Saraiva foi o vereador mais votado da história política de Araçatuba (mais de cinco mil votos), mesmo não se elegendo teve respeitável votação para deputado estadual e tem ampla penetração junto às classes mais pobres, além de patrocinar inúmeros serviços na área da promoção social. Diante das incertezas no PT, poderia haver até uma situação inversa, ou seja, o PT indicaria o vice na chapa de Cido Saraiva, já que o PMDB apoiou o PT nas duas eleições de Cido Sério.

Dilador Borges (PSDB) marcha para sua terceira tentativa de chegar ao Palácio da Rodoviária, contudo, este desgaste petista em nada o beneficia. O candidato tucano desde 2008 vem colecionando seguidas derrotas e em 2016, o surgimento de nomes como Rodrigo Andolfato e Luiz Fernando A. Ramos, vão tirar o sono dos tucanos. Andolfato é jovem, bem articulado, está investindo pesado em publicidade sobre seus negócios imobiliários, no rádio, TV e jornais. É bom com as palavras, sabe portar-se diante das câmeras de TV e é um nome novo. Luiz Fernando A. Ramos, como Andolfato, é engenheiro, transita na mesma área da construção civil e está “aparecendo” bastante na mídia. Tanto um como outro, vão disputar e tirar votos da classe média para cima, exatamente os votos de Dilador Borges. Ou seja, Andorfato, Cinti, Luiz Fernando e Rodrigo Andolfato, vão disputar com Dilador, os mesmos espaços, os mesmos votos, as mesmas preferências. Esta particularidade também contribui para fortalecer a candidatura de Cido Saraiva, do PMDB.


Sidney Cinti e Domingos Andorfato, foram prefeitos, deixaram história, mas passados tantos anos sem mandato eletivo, são desconhecidos de grande parcela da população, também tiram votos de Dilador Borges. O eventual candidato tucano padece também em conseguir promover uma coligação, com bons nomes puxadores de votos. É bom lembrar que em 2012, Cido Sério conseguiu agregar junto ao seu PT, mais 16 partidos, ao passo que Dilador Borges, apenas três. Isso tem conseqüências desastrosas no horário de TV e rádio. O PSDB, além da vereadora Tieza, não dispõe de fortes candidatos à vereança, além disso, falta ao partido um nome forte e experiente para coordenar a campanha. Os nomes mais próximos e da confiança de Dilador Borges, não são da cidade e obviamente estarão preocupados e envolvidos com campanhas em seus municípios, como Laerte Rocha, ex-prefeito de Nova Luzitânia, Beto Rebelatto, ex-prefeito de Bilac e Lucas Canga, ex-vereador em Sud Menucci. Possivelmente não poderão somar esforços na campanha tucana em 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário