domingo, 25 de março de 2018

Demagogia:

Quem vai na passeata do demagogo?

Quem será o idiota, o palhaço de ir nessa passeata convocada por este falso, esse demagogo?

Demagogia é um termo de origem grega que significa “arte ou poder de conduzir o povo”. É uma forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas a conquista do poder político e outras vantagens correlatas. É a estratégia de condução político-ideológica, valendo-se da utilização de argumentos apelativos, emocionais ou irracionais, em vez de argumentos racionais para proveito próprio. No livro “A Política”, Aristóteles aponta a demagogia como a corrupção da democracia, assim como a tirania correspondia à corrupção da monarquia”. Atualmente, se refere à demagogia de determinadas correntes políticas, quase sempre como ofensiva de caráter pessoal. No linguajar popular, a demagogia é a prática usual de políticos carreiristas, líderes com o perfil de um “coronelismo moderno” e pessoas com ânsia de obter e manter o poder à qualquer custo. Normalmente, o demagogo acende uma vela para deus e outra ao diabo, não tendo o mínimo de coerência nem guardando princípios elementares da convivência social. Mente com cinismo e desfaçatez como se tivesse falando a verdade e age como um autêntico camaleão, um pavão deslumbrado.
Já sabem à quem nos referimos né?! Então, o demagogo da terra araçatubense, aquele que se vangloria em dizer que “nasceu em Araçatuba”, que “ama Araçatuba”, que “foi isso e mais aquilo”, aquele que se mostra como “o mais puro”, o “mais santo”, o “mais competente”. Aquele que vive pendurado no seu celular em plena sessão da câmara municipal, atento às curtidas, comentários e compartilhamentos de sua imensa rede social. Aquele que pergunta constantemente ao seu colega vereador do lado, se sua “gravata está correta ou seu lindo cabelo está penteado”, afinal, “tem gente até de Cabrobó no abandonado interior baiano, acompanhando a sessão” transmitida via internet! Afinal, a demagogia implica em que o demagogo tente se mostrar belo, formoso e mais bonito que os demais! E a câmara, outrora batizada pelo escritor e ex-vereador Hélio Consolaro, de “palácio do riso”, tem que manter sua imagem, afinal para que servem os circos? Esse demagogo xingava os vereadores de “cambada” e dizia que eleito iria “tirar a lona de cima do circo”, de fato cumpriu a promessa eleitoreira. Tirou a lona, entrou embaixo e ocupa lugar de destaque no picadeiro.
a santidade em pessoa, um quase beato!
Apanhando mais que mulher de malandro, levando sopapos e sendo humilhado pelos demais vereadores, especialmente pelo vereador Arlindo Araújo, que até o ameaçou de engolir suas palavras (impressas num papel), esse vereador demagogo, bebe do próprio veneno. É odiado, desprezado pelos demais edis que em respeito ao decoro parlamentar o chamam de “nobre colega”, mas o fundo gostariam de usar outro termo impublicável aqui. Surrado e cobrado agora por seus eleitores que se sentem traídos, abandonados pelas promessas mentirosas, oportunistas, esse demagogo defende o governo municipal, claro, tem rabo preso, compromissos e agora, esse “membro honorário” da cambada que antes tanto criticava, quer se refazer, tapear o povo com suas passeatas politiqueiras, está convocando uma “gigantesca” manifestação contra Lula. Essa manifestação, se o povo tiver vergonha na cara e caráter, deverá ser esvaziada, pois o dito cujo carcará quer agora se limpar. Esses tucanos do PSDB têm alguma moral para pedir a prisão do Lula? Será que esse demagogo vai pedir a prisão do Aécio Neves? Do Fernando Capez? Do Paulo Preto?! Esse falastrão não tem moral para convocar manifestações contra o Lula. Precisa fazer o dever de casa, limpar o ninho dos tucanos, impregnado de fezes da corrupção! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário