sábado, 3 de março de 2018

Araçatuba sem deputados?

Eleições: Ficaremos mais uma vez sem deputados?

A classe política está tão desmoralizada, desprestigiada que se contamina entre si. Os candidatos terão uma imensa dificuldade em convencer o eleitor a votar nos candidatos da terra. 

A manter-se a escrita, mais uma vez Araçatuba corre o risco de não eleger nenhum deputado federal ou estadual. Como sempre, a falta de entendimento entre os diversos partidos e correntes políticas da cidade, empurram goela abaixo do eleitor diversos nomes, muitos dos quais não reúnem condições mínimas para se eleger, acabam tirando votos daquele com reais probabilidades, sem contar ainda a maciça votação em candidatos paraquedistas. Essa situação anômala começa já na câmara de vereadores, onde, diversos deles sempre apoiam candidatos de fora, ou seja, alguns vereadores já têm compromissos firmados com seus partidos e buscam repassar votos da cidade para candidatos indicados pelas lideranças de seus partidos. Dunga, Beatriz, Cláudio Henrique, Dr. Alceu, Batata, Zanata, Dr. Jaime, devem apoiar nomes apontados por seus partidos. Cido Saraiva, Arlindo e Papinha serão candidatos. Resta saber que rumo tomarão, Pichitelli, Dr. Flávio, Saito, Carlinhos. Como Bruno Covas (PSDB) deve assumir a prefeitura paulistana e, tradicionalmente é apoiado pelos tucanos, fica a dúvida que rumo o PSDB vai tomar. Silvio Torres, amigo pessoal de Dilador Borges, sempre arrecada alguns votos. Mas, este ano, o prefeito Dilador Borges (PSDB) está com um enorme abacaxi nas mãos.

O deputado federal Fausto Pinato (PRB) de Votuporanga, teve uns míseros 14 votinhos aqui em 2014, mas desde então passou a ciscar frequentemente no ninho tucano, o que deixa Rivael Papinha (PSB) com a pulga atrás da orelha. Pinato tem aberto portas para o prefeito de Araçatuba e desde sua posse, Dilador ameaça apoiá-lo, o que joga Dilador em rota de colisão com Papinha, o presidente da câmara e que será candidato a deputado federal e espera contar com o apoio de Edna Flor e Dilador. Mas, as relações entre os tucanos e os pessebistas não vai bem. Ainda esta semana, a liderança nacional do PSB decidiu afastar-se da candidatura de Geraldo Alckmin, que deverá apoiar João Dória. O vice governador Márcio França, do PSB assume o governo em abril e esperava contar com o apoio dos tucanos para sua eleição ao governo estadual. O que não deve acontecer. Isso inviabiliza um acordo entre o grupo de Dilador para apoiar Papinha e abre caminho explícito para que os tucanos de Araçatuba apoiem Pinato. Papinha diz contar com um forte esquema montado pelo líder sindical, o Chinelo, baseado em mais de 200 sindicatos. É esperar prá ver se esse apoio se transforma em voto.

Diversos nomes da cidade já estão sendo comentados nas bolsas de apostas ─ Carlos Gabas (PT), Cido Sério (Avante, ex-PTdoB), Rivael Papinha (PSB), Arlindo Araújo (PPS), Felipe Luiz (NOVO) e Rodrigo Andolfato (PSL), para deputados federais. Já Cido Saraiva (PMDB), Carlos Hernandes (PMDB) e Edna Flor (PPS) são os nomes para deputado estadual até agora comentados. Mas, Roquinho Barbieri (PTB) e Itamar Borges (PMDB) sempre recebem votos aqui. Há ruidosas conversas de bastidores que indicam que o prefeito Dilador estaria tentando convencer Rivael Papinha a sair para deputado estadual, abrindo espaço para apoiarem Fausto Pinato. Com isso, os tucanos tentam dar uma rasteira em Cido Saraiva que na eleição passada recebeu em Araçatuba 26.132 votos. Papinha teve 20.013 votos para federal. A candidatura de Geraldo Alckmin não decola e em Araçatuba, o único nome abertamente favorável à candidatura Bolsonaro, é do engenheiro Rodrigo Andolfato, que está filiado no PSL, partido que Bolsonaro deverá filiar-se em breve. É preciso lembrar que os 20 candidatos mais votados para federal em Araçatuba em 2014, receberam juntos, mais de 40 mil votos! Que fatalmente fazem falta ao candidato da terra.

Rodrigo Garcia, Tiririca, Marcos Feliciano, Russomano, João Dado, Silvio Torres, Thame, Marquezelli, Marcio Alvino e Fausto Pinato, levaram juntos 38.993 votos! A população araçatubense há muito tempo faz questão de jogar essa montanha de votos no lixo ao escolherem candidatos de fora. Mas a questão colocada é esta: Vale a pena votar nos candidatos da terra? Esses nomes já postos merecem a confiança do eleitor? Talvez, desqualificados, manchados, envolvidos em situações nada republicanas, os nomes lançados na própria cidade, possam não merecer a confiança e os votos dos eleitores. Os resultados dos últimos 30 aos têm sido nessa direção. É tradição também que o eleitor não gosta de perder e vendo desde já que os candidatos da terra não possuem força capaz de chegar lá, preferem votar nos paraquedistas. Vai depender dos eventuais candidatos locais convencerem o eleitor mas o tempo é muito curto. Se Dilador não apoiar Papinha e este não se eleger, o prefeito terá mais um racha na câmara, perdendo apoio do vereador do PSB e do Chinelo, abrindo uma crise na governabilidade.

Mas qual a razão que leva o vereador local a apoiar candidatos de fora? Simples! Os vereadores, preocupados principalmente com a sua própria sobrevivência política, “acerta” apoios com deputados estaduais e federais, num troca-troca criminoso, imoral, numa relação incestuosa, pecaminosa. Hoje eles apoiam esses paraquedistas. Amanhã, recebem apoio destes. Depois, ficam correndo com o pires na mão, atrás de míseras emendas parlamentares para anunciarem ao povo que conseguiram isto e mais aquilo! Na verdade, esses vereadores vendem a alma ao diabo, traem o eleitor e correm como não é diferente, atrás de seus interesses próprios e não os interesses do povo.  A cidade corre o risco de mais uma vez ficar sem representantes em S. Paulo e Brasília por causa dessa situação esdrúxula dos representantes políticos eleitos pelo povo. E o povo? O povo, talvez premido por ver como e comportam esses representantes, acaba por sua vez alimentando esta situação e vota também em candidatos de fora, justamente por não confiar, não acreditar nos nomes colocados à sua apreciação. É a velha situação ─ “santo de casa não faz milagres”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário