domingo, 5 de fevereiro de 2017

Tucanos agora bajulam o ver. Claudio Henrique

Tucanos agora bajulam o ver. Claudio Henrique!

Faz exatamente um ano deste episódio no gabinete do ver. Cláudio Henrique, quando iniciou-se tratativas para que o mesmo apoiasse o então candidato tucano. Houve forte reação, foi achincalhado, desprezado pelos tucanos de alta plumagem.

Há exatamente um ano (5.2.16) acompanhávamos o então candidato do PSDB, Dilador Borges para uma visita de cortesia ao gabinete do vereador Cláudio Henrique (PMN) que acabara de deixar a Secretaria de Governo de Cido Sério, reassumindo sua cadeira no legislativo araçatubense. Como observador da cena política, víamos como importante um eventual acordo entre o hoje prefeito de Araçatuba e o vereador, detentor de uma forte influência política em toda a Zona Leste, além do São José, Mão Divina, Beatriz, etc. O vereador estava em seu quarto mandato eletivo com perspectivas de uma reeleição tranquila como de fato ocorreu. Contudo, o simples fato da imprensa ter divulgado este episódio, uma intensa repercussão na mídia e redes sociais, foi suficiente para que tal iniciativa sofresse rejeição e muitas críticas por parte de tucanos de alta plumagem que não aceitaram nem desejavam o apoio do vereador Cláudio Henrique. Vários insultos foram feitos e o próprio Dilador Borges, “influenciado” por seus pares, acabou por desprezar e menosprezar o apoio político. Mas, como o tempo é senhor da razão, bastou apenas um ano para que o tucanato baixasse a crista, engolisse o orgulho e a arrogância e agora (5.2.17), corressem atrás do apoio, do voto do vereador que tanto ofenderam, denegriram, humilharam e desprezaram.


Um ano depois, Dilador Borges calçou as sandálias da humildade e foi pisar na lama prestigiando o ver. Cláudio Henrique, que tem forte liderança na Zona Leste. E agora? Como ficam a tucanada de alta plumagem?!

A política é assim mesmo. Tem caminhos estranhos. Dilador Borges elegeu-se e lamentavelmente não fez maioria no legislativo. Começou o governo metendo os pés pelas mãos. Em apenas 30 dias mostrou-se incompetente não só no campo jurídico como administrativo. Perdeu um secretário importante (Nava), depois uma parente da vice prefeita e agora um alto funcionário cometendo um deslize imoral tendo que ser sumariamente demitido. Nos bastidores políticos, Dilador conseguiu rapidamente o apoio da vereadora Beatriz Nogueira (Rede) e do Dr. Flávio Salatino (PMDB), mas como precisa de votos pois é voz correntes nos corredores da municipalidade de que o prefeito não confia muito na fidelidade canina nem do vereador Lucas Zanata (PV) e também daquele vereador cheio de pureza n’alma, um quase beato. Sem esquecer que Arlindo Araújo (PPS) não vota cabrestado. Diante disso, Dilador vestiu as sandálias da humildade e correu atrás dos vereadores tidos de oposição.

Ninguém como o ver. Cláudio Henrique conhece cada morador, cada rua dos bairros pobres da Zona Leste. O compromisso dele é com essa gente. Dilador prometeu que ali será sua primeira obra de asfaltamento.

Houve conversas de gabinete entre o secretário de Governo, Manuel Afonso com os vereadores Dunga (DEM), Jaime (PTB) e Cláudio Henrique (PMN). Pelo que se sabe, inicialmente descartou-se conversar com Batata (PR) e Cido Saraiva (PMDB). Já houve até nomeações de pessoas ligadas a esses vereadores que, eventualmente devem “amaciar” o tom dos discursos contra o prefeito. É o jogo normal da política, o toma lá dá cá costumeiro, o troca-troca de apoio por cargos e outras “cositas más”. O primeiro compromisso do ver. Cláudio foi arrastar o prefeito pelo braço, acompanhado de vários secretários (Planejamento, Obras, Gabinete, etc). E Dilador foi pisar na lama, foi ver o drama dos moradores do Água Branca e adjacências. Imaginem como a tucanada deve estar torcendo o nariz comprido, vendo o prefeito de braço dado com aquele que ontem desprezavam! E os vereadores da base da situação?! Como devem ter ficados mortos de raiva, ciúme, pois até agora o prefeito não tinha saído com nenhum deles assim!



Prestígio não pra todos, é pra poucos. O ver. Cláudio viveu na pobreza do antigo Alvorada. Conhece cada casa, casa rua, cada morador. É um político comprometido com suas bases que ele jamais renega ou esquece. Foi atacado, agredido por próceres do PSDB que agora terão que engolir esta nova situação! O prefeito Dilador Borges sabe que o relacionamento com a câmara é sempre sobre o fio da navalha e ele sabe que é mais fácil confiar nos vereadores da “oposição”, que naqueles eleitos pelo seu grupo. Ulysses Guimarães dizia que “a política é a arte de engolir sapos, sapinhos e sapões” . Dilador, se quiser governar terá que engolir esses sapos. Haja sapões! Juntando os mandatos de Cláudio, Dunga e Jaime, são "séculos" de experiência política, vivência parlamentar e profundo conhecimento da máquina administrativa. O prefeito também sabe que não pode confiar ad eternum no presidente da câmara, por razões óbvias! Quem viver verá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário