domingo, 8 de janeiro de 2017

Shakeaspere - "Há algo de podre no reino de Araçatuba!"

Nomeações e nepotismo marcam inicio do governo Dilador!
Nepotismo, compadrio e fisiologismo marcam inicio de um governo que pregava o respeito ao dinheiro público. (Foto: Folha da Região). 

Mal iniciou, o governo Dilador Borges (PSDB), foi sacudido por uma grave crise institucional provocada por nomeações, no mínimo suspeitas, questionáveis que vão da simples falta de bom senso, improbidade administrativa até falta de ética, moralidade pública e desrespeito ao dinheiro público. É preciso que se reconheça, que o novo gestor tem o poder discricionário de nomear por livre vontade quem ele quiser, quem ele assim o desejar. Contudo, em se tratando da figura de Dilador Borges, a situação ganha contornos gigantescos posto que ele sempre pautou sua vida pessoal, empresarial e política, pela boa conduta ética, na defesa da moralidade, da honradez e decência no trato com a “res publica” . De sua vice, não há reparos a fazer. Até os gatos e cachorros aí pelas ruas, respeitam e admiram Edna Flor por sua impecável vida pública, sua conduta ética e sua luta na defesa da moralidade e da honradez. Daí a celeuma, a enorme polêmica que se estabeleceu ao Dilador Borges assinar e concordar com algumas nomeações duvidosas, estranhas, equivocadas. O PSDB um partido de "anjos e santos", passou a vida toda criticando, atacando o arqui-rival PT, justamente pela forma imoral, suja e controversa como sempre agiu na administração e nas nomeações de comissionados. Agora, o PSDB caminha na mesma direção, em tais práticas condenáveis.


Ao nomear uma irmã (Aparecida Nava) e uma nora (Marise Storti Rodrigues Nava), do ex-vereador Ermenegildo Nava, o prefeito Dilador Borges errou, cometeu o mesmo equívoco das administrações petistas que tanto combateu, feriu de morte sua índole, sua vocação tão decantada e pregada durante a campanha eleitoral de que respeitaria o dinheiro público. Na verdade, tal gesto, veio apenas corroborar aquilo que era esperado. Ermenegildo Nava, do alto de sua arrogância desmedida, sua prepotência etérea, sua ambição pelo poder, não enganou ninguém! Desde o início da campanha política de 2016, ele bradava com destemida coragem que “não iria ser candidato à reeleição” e que ele e seu escritório de advocacia, “iria trabalhar, assessorar o Dilador e a campanha, DE GRAÇA”. Como em política não existe almoço grátis, Ermenegildo Nava, convenhamos, não enganou ninguém. Mirou no cargo de Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos e fez disso, sua meta pessoal. Não deu outra!


Eleito, Dilador se viu constrangido, premido em nomear Nava em retribuição aos “relevantes serviços” prestados DE GRAÇA durante a campanha. Nos bastidores políticos, havia uma expectativa que Nava iria “meter os pés pelas mãos”, criando algum tipo de embaraço, constrangimento para o prefeito, em torno de uns seis meses! Ledo engano. Na primeiríssima hora, Nava atabalhoado, sensível como um macaco solto numa loja de louças, espalha pedras pelos caminhos do novo e inexperiente alcaide, que não enxerga o abismo à sua frente e vesgo, caolho, picado pela mosca azul, se acha “mais realista que o rei”, começa sua desastrada administração assinando nomeações estranhas, questionáveis, segundo a própria Edna Flor explicitou. Com 200 mil habitantes, foi preciso ir buscar na corrutela Nova Luzitânia, um gaiato para trabalhar na administração de Araçatuba. Afinal, quais as qualidades e aptidões desse cidadão? É formado na NASA, em Havard?!


E a sra. Liege Tada Batagim dos Santos, nomeada para o cargo importantíssimo de Diretora do Depto. de Urgência e Emergência”, que pelo nome em si, indica dedicação exclusiva e há relatos que essa pessoa tem uma criança de menos de seis meses, parece residir no Jardim Tókio em Pereira Barreto. Essa Liege Tada tem uma empresa (CNPJ 21.333.114/0001-23) em Suzanápolis e presta serviço de assessoria para prefeituras, enfermeiros, etc. Em que momento, ela morando em P. Barreto e com uma empresa em Suzanápolis, estará presente em Araçatuba, nas Urgências e Emergências ? Nava e Dilador precisam explicar essa mágica! É necessário o prefeito Dilador Borges ir buscar essas pessoas em Pereira Barreto, Porto Epitácio, Nova Luzitânia? Será que na cidade não existem pessoas capazes? O Dr. Ermenegildo Nava, zeloso defensor da moralidade pública, como promotor de justiça e vereador que foi, mudou de posição. Antes, até Ação Civil Pública ele moveu contra o ex-prefeito Maluly Neto por nepotismo. Foi um intransigente fiscal da lei no governo Cido Sério. O quê mudou? Antes Nava esbravejava no plenário da câmara contra os desmandos e abusos e violações à lei feitos pelos petistas. Agora pode?! Cadê a ética, a moralidade, decência e honradez no trato da coisa pública?! Cadê a vice-prefeita Edna Flor sempre defendendo os primados da ética?!


À mulher de César não basta ser honesta. Tem que parecer honesta” - lá pelos idos do ano 62 a.C. bradou Caio Júlio César, o grande general romano, enfurecido no tribunal diante da acusação que sua esposa havia organizado uma bacanal em sua casa. O grande senador romano, o tribuno Marcus Tullius Cícero, no senado cobraria de César uma tomada de posição. Será que na nossa câmara, o nosso “senado”, tem algum “Cícero”, com coragem para peitar Nava e o prefeito?! Cadê a bancada dos “idôneos, gente de bem, de conduta ilibada”. Não criaram uma bancada assim, dos puros, santos e perfeitos?! Tem até um quase-beato! O Dr. Nava, com um ar de cinismo que lhe é peculiar se defende alegando ser tudo legal. Mas é moral?! É ético?! O MBL de Araçatuba que é constituído também só por gente cheia de “virtudes peregrinas”, ameaça ir à justiça questionar tais nomeações. O PTdoB, um desses partidinhos nanicos aí, também quer ir à justiça. E o prefeito eleito sob a bandeira da moralidade, do respeito ao dinheiro público, vai manter essa situação?! No fundo, só mudam os cachorros, a coleira é a mesma! É uma vergonha, uma imoralidade, uma indecência, uma excrescência esse início de governo tucano, tão esperado pela população, que mostra não ser lá muito diferente dos petistas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário