segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Salmeirão e a "Pax Romana" em Birigui -

Em Birigui, Cristiano Salmeirão consegue a sua "Pax Romana"
O prefeito eleito de Birigui, Dr. Cristiano Salmeirão e seu vice Carlito Vendrame (Foto: Folha da Região). 

O prefeito eleito de Birigui, Dr. Cristiano Salmeirão (PTB), à exemplo do grande Otaviano Augusto, o primeiro imperador romano, quer impor a sua “Pax Romana” em Birigui ao compor seu secretariado com representantes de praticamente todas as correntes políticas da cidade. Fato inédito, ao convidar para serem seus secretários municipais, adversários políticos, especificamente Paulo Bearari (PT) que vai dirigir a FATEBI e o também professor Gilmar Treco Cavaca (PSDB), que será secretário da Saúde. Ambos foram candidatos a prefeito. Salmeirão também teve o cuidado de manter em sua futura equipe, nomes conhecidos e experientes da atual administração, além de desde o início da campanha ter ido buscar o nome do atual vice-prefeito, Carlito Vendrame, que continuará no mesmo posto. A chamada “Pax Romana”, foi um importante período no começo do governo de Augusto, que, ao tornar-se imperador depois de graves crises políticas e militares no pós-morte de Júlio Cesar, seu tio, decidiu compor-se com adversários políticos, militares e sociais impondo em 28 a.C. um governo aberto e conciliador que durou quase 200 anos, indo até o reinado imperial de Marco Aurélio, em 180 d.C. A “Pax Romana” foi um período de grande desenvolvimento, expansão do território imperial e relativa paz interna.

Há que se lembrar, que Birigui sempre teve dois grandes grupos políticos antagônicos, hostis e inconciliáveis. O grupo liderado pelo ex-prefeito Wilson Borini (DEM) e o outro, liderado pelo deputado Roquinho Barbieri (PTB). Desde alguns anos, as campanhas eleitorais foram marcadas por sérias revanches, acusações mútuas, fortes desentendimentos que resultaram muitas vezes em enormes prejuízos ao município, como ficou evidente na última eleição, com a vitória do atual prefeito, Pedro Bernabé, que fora apoiado por Borini. Desentendimentos ainda pouco explicados, levaram Bernabé a romper com Borini e aliar-se ao deputado Barbieri, que inclusive tinha feito denúncias graves de compra de voto na campanha de Bernabé em 2012, tendo este sido afastado do cargo por decisão judicial, que gerou a maior crise político-institucional em Birigui. Bernabé foi substituído por Paulo Bearari, então presidente da Câmara que também foi afastado do cargo por improbidade administrativa, sendo substituido pelo vereador Zavanella. Ou seja, em poucas semanas, a cidade de Birigui trocou de prefeito três vezes. Criou-se um clima pesado na administração, uma grave crise sem precedentes.

Por força recursal, Bernabé conseguiu reassumir suas funções, afastou-se politicamente do grupo de Borini e filiou-se ao PSDB, alterando profundamente o conjunto de forças políticas na cidade. Eleito presidente do legislativo, Cristiano Salmeirão desenvolveu um amplo programa de reformas na administração da câmara, cortando gastos desnecessários e aproximando-se dos grupos políticos e dos vereadores. Salmeirão, filiou-se ao PTB, deixando o PPS, para efetuar uma acomodação de vários interesses e lançou sua candidatura a prefeito, que se coroou vitoriosa agora em outubro passado. Sua iniciativa de buscar Carlito Vendrame para ser seu companheiro de chapa, foi uma jogada política inteligente e também pelo fato e agregar uma grande coalização de forças políticas e conseguindo assim impor expressiva e histórica derrota sobre Wilson Borini, outrora um verdadeiro “coronel” da política biriguiense, hoje condenado ao ostracismo.

A iniciativa de manter nomes da atual administração e compor com grupos adversários, deixa Salmeirão absolutamente senhor da situação, devendo ter poucas dificuldades com eventuais opositores. Até mesmo o vereador José Fermino Grosso (DEM), ligado a Borini, e o mais votado no último pleito, já afirmou que não vai criar problemas ao novo prefeito. De fato, Salmeirão sempre manteve excelente relações com todos os parlamentares no ambiente da câmara. Ao impor a sua “Pax Romana”, busca conciliar inúmeros interesses e se tiver sucesso, vai se tornar um grande e destacado líder político, impondo seu ritmo, sua visão de administrar com ética, com respeito à moralidade pública e no cuidado com a exata aplicação do dinheiro público. Salmeirão é um desses políticos raros nos dias de hoje onde grassa a corrupção e a roubalheira. É um homem público digno, honrado, tem as mãos limpas, jamais compactuando com o mal feito. Se tudo correr como se espera, Birigui ampliará ainda mais sua vocação industrial, com excelentes resultados de crescimento e transformando a “Cidade Pérola” numa referência regional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário