sábado, 6 de agosto de 2016

TRE desaprova contas do PSDB !

TRE: A desaprovação das contas do PSDB

Para não restar dúvidas, a decisão do juiz eleitoral sobre as contas do PSDB de Araçatuba

O juiz eleitoral desaprovou as contas apresentadas pelo Diretório Municipal do PSDB referentes ao período de 2015, quando presidia o partido, o pecuarista Manoel Afonso de Almeida. A imprensa publicou como é praxe. Recentemente também foram rejeitadas as contas do PMN e do PCdoB. Certamente outros partidos terão o mesmo problema já que a Justiça Eleitoral está bastante rigorosa. O site “Política e Mais”, do jornalista Sérgio Guzzi tratou do assunto e eu fiz comentários na postagem onde, erroneamente atribui ao candidato a prefeito Dilador Borges, citando-o como presidente da agremiação, hoje presidida pelo Cel. Borella. Citei que me sentia entristecido e desapontado pelo fato de que um partido que almeja administrar uma cidade com um orçamento em torno de R$ 500 Milhões de Reais, não saber manejar as contas de um simples diretório local que, obviamente não deve lidar com valores elevados. O meu suposto “erro” em atribuir à Dilador Borges a “presidência” e eventualmente a responsabilidade pelos erros que levaram à desaprovação das contas, se deu em função de uma situação de fato.

Ora! Todo mundo sabe em Araçatuba que o PSDB se personifica, se materializa na figura de Dilador Borges, possivelmente deve ser também o maior contribuinte ao partido. Não se separa a figura de Dilador do PSDB, sendo seguido apenas pela vereadora Tieza. O partido dos tucanos não existe sem Dilador. Tanto Manoel Afonso como o atual presidente, Cel. Borella, são amigos próximos, pessoas da confiança do Dilador Borges, razão precípua de estarem na presidência do partido. Manoel Afonso é um pecuarista respeitabilíssimo em Araçatuba e se dedica às suas atividades com esmero, o que toma seu tempo. Não tem vocação e perfil para a política, o mesmo se dá com o Cel. Borella, hoje militar aposentado, sem tradição no campo político. Logo, a imagem do PSDB se confunde com a imagem de Dilador que tem no partido, sua base, sua estrutura para manter seu antigo sonho de ser prefeito. Dilador mantém uma sala dentro do diretório de onde despacha e é sua palavra que dita os rumos a seguir. Sua palavra é a final, razão pela qual, é equivocada a tentativa do PSDB querer desvincular Dilador dessas contas reprovadas, pois o partido existe em função da vida pública de Dilador Borges.

Assim, não só eu como a grande maioria enxerga em Dilador Borges, a liderança no partido e quem  manda de fato. Quanto à reprovação das contas, isso é corriqueiro. Destaquei o desapontamento em ver que um grupo político que almeja conduzir os destinos da cidade, se perca em números, em continhas. Talvez a imaturidade, inexperiência e despreparo levaram a isso. Agora, é simples basta os “técnicos” do partido reverem seus cálculos, juntarem documentos, provarem que estão certos e entrarem com o devido recurso previsto. O PSDB precisa entender que o tempo da ditadura, do coronelismo se foi. Esse negócio de fazer ameaças, processar, intimidar, coagir, tentar desconstruir pessoas não é próprio da democracia e nem das pessoas civilizadas que vivem em sociedade. Nem o prefeito Cido Sério, verdadeiro “saco de pancadas” de críticas duras, pesadas reage de forma imperial, autoritária, tentando impor um terrorismo psicológico indevido.  O PSDB quer chegar ao poder, precisa aprender a receber as críticas, respondê-las com  respeito e educação, virtudes da sociedade. Todo partido, todo homem ou mulher que atua na vida pública DEVE  satisfações ao povo. 


Não adianta os “cães de guarda raivosos e leprosos”, os “puxa-sacos” de plantão, não adianta os demagogos, frustrados nas urnas, recalcados, virem vociferar diatribes, aleivosias em caráter pessoal, baixando o nível do debate ao longo das sarjetas, dos rodapés. Não adianta rosnar, soltar fogo pelas ventas, sangue nos olhos e agredir com palavras chulas, depreciativas, desviando o foco do assunto. Revejam as contas, sejam humildes e divulguem os erros. Os tucanos se acham santos e perfeitos. Se acham melhores que todos, mas a crônica política nacional mostra exatamente o contrário. O PSDB está entre aqueles partidos que encabeçam a lista com os políticos mais corruptos desse país. Não diferenciam muito de petistas. E não adianta rezar, acender velas e por “deus” no meio dessa sujeira toda. Eleição se ganha depois  dos votos apurados. Só tem moral, autoridade para esbravejar, pisar nos adversários, quem tem voto. Em termos de Araçatuba, vamos aguardar a eleição, aí, na noite de 2 de outubro veremos a choradeira. Eleição ganha quem tem serviço prestado e não apenas discursos frágeis, palavras bonitas eivadas de uma pitada de hipocrisia, falsidade e demagogia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário