quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Candidatos novatos sem chances!

Poucas chances aos candidatos novatos!
Cido Saraiva, Profº. Cláudio e Papinha, devem receber milhares de votos.

A campanha eleitoral já está nas ruas e os candidatos se movimentam como podem na caça ao eleitor. Este ano, o pleito é marcado pela rigidez da legislação eleitoral que traz enormes dificuldades aos postulantes para as 15 vagas no legislativo araçatubense. Muita gente que até o inicio deste mês anunciavam que seriam candidatos, desistiram. Os partidos, os candidatos a prefeito reduziram drasticamente o investimento, o dinheiro está difícil por conta dos impedimentos legais e também pela “Operação Lava-Jato” que espantou eventuais doadores, assustados com escândalos por causa de doações milionárias.

Insistimos que a renovação de eventuais candidatos em Araçatuba será pequena. Nomes novos na política local terão uma imensa dificuldade para conseguirem competir de forma paritária com os atuais ocupantes que levam grande vantagem por terem seus nomes  já conhecidos do público, do eleitor. Com as restrições impostas pela lei eleitoral, hoje, o candidato à vereança não pode fazer quase nada para apresentar-se ao eleitor. Tudo é proibido e o dinheiro está escasso. Somado a isto, há um número muito grande de candidatos. Serão 200 candidatos disputando 15 cadeira, sugerindo aí uma média de 13,3 por vaga.

Contudo, temos que ser práticos. Penso que dos atuais vereadores, pelo menos 5 serão reeleitos – Cido Saraiva, Rivael Papinha, Tieza, Claudio Henrique e Arlindo Araújo. Restarão portanto, 10 vagas para 195 candidatos, piorando a media que subirá para 19,5 por vaga. Este quadro se agrava para os candidatos novatos, quando vislumbramos aqui uma turma intermediária com alguns ainda exercendo a vereança como Dr. Jaime, Batata, Beatriz Nogueira, Carlinhos Santana e Cabo Claudino. Segue-se um grupo de ex-vereadores, todos puxadores de votos com grande chance – Dunga, Olair Bosco, Mário Mardegan, Profª. Marly Garcia. Nesse quadro, soma-se João Moreira, Platibanda e outros.


Sendo assim, não se vislumbra muito espaço para os novatos. Existem alguns candidatos nesse grupo com nomes conhecidos, que podem surpreender devido à exposição na mídia, na sociedade, em grupos ou setores mais restritos. Aqui podemos apontar Celso Chopompeu, Ícaro Morales, Pastor Edgilson, Ernesto Lemos, Luís Boatto, Clarice Andorfato, Sancler, Marcio Saito, Dr. Flávio Salatino, Dr. Alceu e outros. Mas este grupo de novatos terá uma imensa dificuldade para furar a barreira da falta de oportunidades para se apresentarem, mostrarem que são diferentes e capazes de conquistar uma vaga na Câmara de Araçatuba. Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário