domingo, 24 de julho de 2016

Vamos fechar o zoológico!

Vamos fechar o zoológico de Araçatuba!

(Foto: Kaio Esteves - O Liberal Regional).
Mais uma vez o zoológico de Araçatuba ganha as manchetes dos jornais e na TV, sempre no mesmo foco ̶̶ estado de abandono, falta de animais, sujeira, etc. Vem de longe essa “novela” sobre aquele espaço público hoje relegado ao total abandono, servindo apenas como lugar para abrigar apadrinhados políticos que nada fazem e fugindo completamente ao desejo da população. Agora, surge no horizonte um novo e desproposital debate em que o secretário do Meio Ambiente, Jorge Hector Rozas, quer terceirizar o espaço, oferecendo à iniciativa privada, a oportunidade de ali explorar alguma atividade e ganhar dinheiro com ingressos, etc. Entendo que esta inoportuna idéia do secretário Rozas, foge a qualquer propósito lógico, razoável e acima de tudo, inadequado, extemporâneo, inoportuno. Sou radical sobre isso e defendo pura e simplesmente o fechamento definitivo do zoológico! Penso que esta administração petista mostrou-se incapaz, incompetente durante 8 anos não conseguiu levar a termo, não conseguiu resolver os gravíssimos problemas de administração daquele espaço. O prefeito Cido Sério não deu a devida e necessária atenção ao assunto, protelou, adiou “ad infinitun” a reforma que causou muitos danos aos animais que ainda sobreviviam ali.

Um exemplo de que o prefeito Cido Sério e o Secretário Rozas abandonaram, largaram aquilo “ao deus dará”, na expressão popular, foi o fato de que em 2013 ao assumir seu segundo mandato, o prefeito queria se livrar da incomoda e chata figura do presidente local do PTdoB, José Victor Botelho, que, desde que Noé desembarcou da arca, vive pendurado numa têta da prefeitura, e, por ter apoiado Cido Sério, exigiu sua parte no “acordo”. Não foi atendido e ficou horas de pé na porta do gabinete do prefeito, que, não tendo alternativa, nomeou Victor Botelho com “diretor” do zoológico, um prêmio de consolação, um autêntico “presente de grego”. Tal decisão de Cido Sério, mostra o quanto  ele dava importância naqueles animais, naquele espaço. A prefeitura torrou ali R$ 1.250.000,00 numa interminável reforma que causou estresse aos animais que tiveram que conviver diariamente com homens e máquinas ali trabalhando. Não se sabe se houve ligações, mas nesse período, ocorreram as mortes do leão Bira, da leoa Raíssa, do hipopótamo Miltão e outros animais de grande porte.
(Hipopótamo Miltão - Foto: Folha da Região)

 Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Araçatuba, o zoológico não pode receber novos animais porque não tem cadastro aprovado no “Sistema Integrado de Gestão da Fauna Silvestre”, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Eu, defendo que os poucos animais que ainda resistem ao tempo sejam doados a outros zôos em condições, ou levados para lugares adequados e o zoológico seja totalmente extinto. Defendo que ali seja transformado num parque verde, um local que já dispõe de “playground” para crianças, existem campos de futebol, locais para que as famílias possam realizar piqueniques, etc. Penso que as jaulas enormes nem ocupadas, sejam reformadas e, algumas secretarias municipais que ainda pagam aluguéis aí pela cidade, sejam realocadas para lá, depois de reformas e adaptações. Acho que lá pode ser erguido um palco para eventos culturais e shows em geral, oferecendo às famílias, às pessoas um local seguro, adequado, um espaço de lazer, passeios, como ocorre no Parque Trianon de S. Paulo, no Parque Barigui em Curitiba, etc. Mas vamos fechar definitivamente o zoológico e por um fim no sofrimento, no abandono daqueles animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário