domingo, 21 de dezembro de 2014

Nuvens Negras !

Nuvens negras no horizonte de Araçatuba!


Araçatuba termina o ano de 2014, em meio às grandes incertezas e instabilidades que prenunciam tempos difíceis para a política e para a administração municipal. De um lado, o prefeito Cido Sério (PT) inicia a segunda metade de seu mandato em meio a inúmeros processos e denúncias de irregularidades que vão desde desvios de verbas públicas à improbidade administrativa. De outro, a Câmara Municipal mergulhou-se num impasse com a eleição do vereador Cido Saraiva (PMDB), acusado por um banqueiro do jogo do bicho que está preso, de controlar esta atividade em Araçatuba. O vereador araçatubense já foi alvo de processo e até preso no passado por esta mesma razão e agora se encontra sob investigação da polícia civil. Mesmo assim, foi eleito como presidente do Poder Legislativo de Araçatuba, correndo-se o risco de amanhã ter que deixar o cargo em função desse problema.

A grande preocupação da população de Araçatuba, é que se advenha um profundo clima de instabilidade político-administrativa tendo em vista o constante troca-troca de autoridades diante dos costumeiros recursos por medidas judiciais tomadas a exemplo do que aconteceu em Birigui, onde o prefeito e o vice  foram cassados, substituídos pelo presidente da Câmara, que também fora cassado e isso gerou um vai-e-vem na porta o fórum causando danos irremediáveis aos trâmites normais da administração, demissões de  secretários municipais, gerando evidentemente prejuízos enormes à cidade. Teme-se que no aflorar de 2015, a justiça tome alguma medida que resulte no afastamento do prefeito Cido Sério e seu vice, Carlos Hernandes, a conseqüente posse de Cido Saraiva à frente do Executivo, para em seguida, por meio dos inconvenientes recursos, Cido Sério retorne o cargo e aí por diante.

Nesse quadro dantesco, o vereador Rivael Papinha (PSB) assume a presidência da Câmara e convoca um suplente para o lugar de Cido Saraiva, que, como Cido Sério, também corre riscos eventuais com a polícia e a justiça. A pergunta que não quer calar: “E aí?!” Vai virar uma confusão generalizada, institucionalizada num troca-troca desenfreado de cargos, demissões de secretários, novas nomeações, pondo em risco a governabilidade e ameaçando todo o quadro sucessório de 2016. Afinal, caso isso ocorra, esse prefeito-tampão ficará apenas 90 dias, pois a justiça eleitoral terá que convocar novas eleições para se completar o período deixado vazio por Cido Sério. Se este fato ocorrer logo no início de 2015, pode ser que ainda atraia bons nomes para a disputa, mas e se demorar? Quem vai querer ser candidato a prefeito por um período bem inferior a dois anos?

Vai ser uma situação ambígua, danosa para uma cidade como Araçatuba, que apesar dos problemas, passa por um enorme processo de crescimento e desenvolvimento econômico, atraindo muitos investimentos mesmo diante de uma crise que se avizinha. Empresários, investidores, comerciantes em geral, mostram-se apreensivos com as inúmeras denúncias que explodem contra o prefeito Cido Sério e esta situação confusa na Casa de leis. Toda essa instabilidade pode trazer prejuízos enormes e espantar novos investimentos na cidade. Tudo que a população almeja é que o barco navegue em águas tranqüilas, que as chuvas sejam abundantes, mas calmas, que molhem a terra onde o homem possa plantar e colher sem maiores percalços, afinal, vivemos na cidade, vivemos no município e todos desejam atravessar esse período sem maiores turbulências, nem tempestades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário