sábado, 23 de março de 2013

Dilador depende de Cido !


O sucesso de Dilador depende de Cido Sério!


                                                                            Por uma dessas ironias do destino, por incrível que possa parecer, o desempenho, a atuação do deputado estadual Dilador Borges (PSDB), necessariamente parece depender do aval, do apoio do prefeito Cido Sério (PT).  À primeira vista, aos menos avisados parece esdrúxula esta situação, posto que os dois homens públicos de Araçatuba, hoje são “inimigos íntimos”. E como seria esta postura de Cido apoiar, avalizar as iniciativas de Dilador Borges ? Como o sucesso, o desempenho político do deputado tucano passa pelas mãos do prefeito? Simples. Esta engenharia política é tão improvável quanto palestinos e judeus chegarem a algum acordo sobre a Terra Santa. Como teremos eleições proporcionais no ano que vem para a escolha de novos deputados federais, estaduais, senadores, além do presidente, governadores, fica evidente a impossibilidade de que essas duas importantes lideranças do município possam chegar à um entendimento e passem a trabalhar de mãos dadas em prol do povo. O prefeito não esconde de ninguém que não engole o deputado. Essa rusga vem desde o primeiro enfrentamento de ambos nas eleições municipais de 2008 quando o petista levou a melhor. Em 2012 Cido Sério impõe Dilador uma fragorosa derrota, levando para casa mais de 11 mil votos de frente diante dos poucos 800 em 2008. Agora, na condição de suplente, Dilador assumiu a cadeira na Assembléia Legislativa e, fatalmente topará com Cido Sério nas urnas pela terceira vez. Isso leva um certo desespero, um pavor no ninho tucano, e Dilador luta contra o tempo, pois no máximo dentro de um ano (abril de 2014) ele terá que deixar a cadeira para Bruno Covas. Esta é a razão da correria e do temor do tucanato de que a presença tardia e num curto espaço de tempo não se resuma em votos para Dilador. Ao passo que para Cido Sério, o tempo sopra a favor.
                                               
                                                   Desde que assumiu a cadeira na AL, o deputado tucano tentou por todos os meios um ”namoro” com o prefeito, colocando-se à disposição para, juntos buscarem soluções para os problemas e demandas da cidade e região. Ainda sentindo na alma e na pele as pancadas levadas durante a campanha eleitoral, notadamente no ano passado, o prefeito esquivou-se de qualquer compromisso e sequer recebeu ou cumprimentou o parlamentar. Foram cenas até humilhantes, mas se de um lado, ambos deviam desarmar-se, baixar a guarda e agirem dentro dos princípios republicanos, o prefeito em suas razões em evitar um encontro, mesmo solene com o deputado. Os tucanos não pouparam munição para atacarem o então prefeito. Usaram de toda baixaria possível, tentando denegrir inclusive a imagem pessoal, de pai e marido ao disponibilizarem fotomontagens do mais baixo nível de moralidade contra Cido Sério. As agressões verbais e morais foram muitas. Não satisfeitos com esses métodos nada ortodoxos de se fazer política, foram inúmeros processos movidos pelos tucanos contra o prefeito, utilizando-se desses partidozinhos nanicos que se prestam a este serviço sujo. Foram inúmeras tentativas de se arrancar o prefeito do cargo via judiciário. Ora, ninguém toma café ou se senta com o inimigo. A exemplo do que ocorre na vizinha Birigui, onde a baixaria, o jogo sujo se sobrepõe às práticas leais e honestas no pleito, em Araçatuba não foi diferente. O prefeito não perdoa esses episódios.

                                                Agora, no afã de mostrar “serviço”, Dilador Borges corre contra o tempo. Com a ajuda do governador Alckmin e diversos secretários, tenta criar factóides ao anunciar ter conseguido este ou aquele benefício para a cidade, jogando nas mãos do prefeito, a eventual responsabilidade pelo seu fracasso. Primeiro Dilador  veio à Araçatuba e alardeou ter conseguido a construção de uma escola para atender o bairro Etemp, Atlântico e região. Ótimo! Todos nós queremos escolas, creches, asfalto, iluminação, etc. Mas no caso em tela, a edificação desta escola fica condicionada “se o prefeito arrumar o terreno”. Como sempre, a velha prática de enganar o eleitor, mentindo, gerando uma expectativa que todos nós sabemos não se concretizará. Depois veio o problema das desapropriações de áreas de terras vizinhas à construção da duplicação da Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães. Havia um convênio firmado entre a prefeitura e governo estadual no sentido de que a cidade se encarregaria de contactar os proprietários das áreas lindeiras e isso vinha sendo feito chegando ao ponto de que a maioria estava disposta a doar ao poder público. Vem o governador Alckmin e, talvez tangido por Dilador, atropela  as negociações ao afirmar que “se a prefeitura não resolver, o DER irá entrar no negócio...” Isso serviu para despertar nos proprietários não mais doarem, mas venderem as ditas áreas. A situação se complicou e a prefeitura decidiu se retirar das negociações, o que em tese atrasa, atrapalha a conclusão das obras.    

                                                Agora, o mais novo “round” desta luta desnecessária e inoportuna ocorreu esta semana com a visita do secretário da Habitação, que, anunciando um pacote de bondades, reuniu prefeitos de toda a região para abrir negociações com vistas à construção de casas populares através da CDHU. O que poderia ser um fato positivo, transformou-se novamente neste embate pessoal entre o prefeito e o deputado. Pegando um gancho da vereadora tucana, Tieza, Dilador anunciou em altos brados que “pode trazer mil casas populares”....desde que o prefeito Cido Sério arrume o terreno. O quê pretende Dilador com isto? Com esta atitude? Mostrar que está trabalhando, honrando o mandato que o povo lhe deu? Indispor, jogar o prefeito Cido Sério contra a opinião pública e depois sair-se como vítima e dizer que conseguiu isto e mais aquilo mas o prefeito não se interessou, não quis...? Certamente, com seus botões, com seu travesseiro e seus assessores mais chegados, Dilador talvez possa estar adotando esta tática, um tanto suicida pois o prefeito, tal qual um gato, tem sete vidas, tem onde buscar recursos, tem o apoio do governo federal, e poderá, num futuro próximo usar contra o deputado tucano, estas mesmas armas. É uma questão de tempo e tempo é algo que Dilador não tem muito ao passo que o prefeito, está “senhor da situação”. Cido Sério fatalmente disputará também uma cadeira na Assembléia Legislativa, batendo novamente de frente com Dilador Borges. Não vai ser fácil esta peleja. Quem viver, verá!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário