domingo, 3 de março de 2013

 A falta de respeito entre nossos homens públicos!
O governador Geraldo Ackmin (PSDB) é uma das figuras mais simpáticas, respeitosas e educadas na política brasileira. Mesmo em debates eleitorais ele jamais perde o bom humor, trata bem e respeitosamente seus adversários, agindo de forma republicana. Já o prefeito Cido Sério (PT) está causando vexame em Araçatuba por suas atitudes desrespeitosas e nada educadas. 
                                Araçatuba está vivenciando um momento estranho no que diz respeito às relações institucionais entre os políticos eleitos pelo voto popular, mas que, pertencendo a diferentes correntes políticas, estão cometendo um principio de autofagia desnecessária, prejudicial e acima de tudo dando mostras de falta de civismo, amor à terra e pisando naquelas promessas vãs de campanha, de representarem o povo, na verdade o real detentor da força que dá poderes constituintes e o aval para que homens públicos possam lutar, batalhar pelas esperadas melhorias notadamente para aquela parcela mais pobre da população. Vimos ai esta semana a entrega do centro de radioterapia instalado na Santa Casa de Araçatuba, após ingentes esforços de políticos e da sociedade civil organizada, pelo menos há cerca de seis anos se vislumbrava este enorme benefício para aqueles que tendo algum parente, um amigo, um ente querido infelizmente agredido por algum tipo de câncer, se via na necessidade de  se deslocar rotineiramente para Jales, Barretos, São Paulo, etc. Quantos não morreram no caminho desta tortuosa e difícil viagem? E os vários acidentes ocorridos mesmo nas ambulâncias ou micro-ônibus? De forma, que ao iniciar as atividades, este centro irá atender grande parcela da população mais humilde. E quantos nomes teríamos aqui que elencar entre aqueles que lutaram para que esta antiga aspiração virasse uma realidade?!
                                               No entanto, ao ato inaugural não compareceu o prefeito Cido Sério (PT), que está insistindo em manter esta irresponsável política agressiva contra os representantes públicos de outros partidos. Soa como uma elevada falta de educação, de cortesia, de respeito, ao estar na cidade para uma série de eventos, o governador do  estado e o alcaide “inventa” outros compromissos para não participar de uma verdadeira festa popular. Agora Araçatuba tem eventos petistas, tucanos, etc. Parece que os homens públicos eleitos pela vontade popular esqueceram os mais elementares preceitos da boa convivência entre os diferentes, os desiguais. Em nada mudará a posição quer do prefeito, do governador, do secretário, do deputado ou do vereador. Todos têm em comum, a missão histórica e obrigatória de bem representar o povo, a cidade. Não importa se o governador é deste ou daquele partido, importa que determinada conquista, quer seja uma inauguração, um evento qualquer, estejam ali irmanados os homens públicos eleitos pelos munícipes. Cido Sério exagerou em sua falta de educação, de respeito quando se recusou a sequer cumprimentar o hoje deputado estadual Dilador Borges. Foi uma cena desagradável, humilhante, vergonhosa. Cido Sério não é o “dono” da prefeitura, ele “está” prefeito por um tempo determinado constitucionalmente e deveria comportar-se de forma respeitosa, cavalheiresca em homenagem ao povo de Araçatuba. O problema é que para Cido Sério a campanha eleitoral de 2012 parece não ter acabado, ele não desceu do palanque. Ao receber mais de 50%  dos votos do povo, foi-lhe franqueado um novo período, um novo mandato, e a palavra é clara — mandato ! Quer dizer, alguém lhe deu este poder soberano pelo voto, mas isto não lhe dá poderes para agir como um tirano, um déspota. Chegará um dia que Cido Sério não terá nenhum  mandato eletivo, terá que descer do pedestal e andar pelas ruas da cidade à pé como qualquer mortal. Este é um dos pilares do regime democrático em que vivemos.
                                               Não é muito lembrar que, durante a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) à Araçatuba para o lançamento do estaleiro no Rio Tietê, o governador do  estado, Geraldo Alckmin (PSDB) fez questão de deixar seus inúmeros afazeres (com certeza maiores que de um prefeito) e, num gesto de respeito à presença da Chefe de Estado, veio estar com ela. Alckmin é o exemplo da paciência, do respeito, da gentileza. Nunca se viu, mesmo em debates eleitorais, o governador perder a classe, a lhaneza e o bom gesto de cortesia para com os adversários. É preciso alguém mostrar ao prefeito Cido Sério que gentileza, educação e respeito mesmo entre os diferentes, fazem parte da cortesia e da grandeza entre os homens. Mas, contrariando os mais simples gestos do manual de boas maneiras da Glorinha Kalil, Cido Sério num desafio à inteligência do povo, despreza a companhia, a presença de um governador, um deputado, para abraçar e receber em gabinete um assassino condenado, um agitador subversista desta esquerda arruacenta. José Rainha, condenado e preso por desviar dinheiro público, por assassinar alguém no Espírito Santo, é recebido com direito a tapete vermelho, rasgação de seda e foto em jornais. Depois de se recusar a sequer cumprimentar Dilador Borges (PSDB), Cido Sério recebeu esta figura desprezível, detestável e inconveniente, o deputado Roquinho Barbieri, cuja atuação no parlamento estadual é algo duvidoso por sua atuação irresponsável em vários episódios. Mas o prefeito de Araçatuba parece dar mais valor a estas péssimas companhias.
                                               Ficou muito feio e desagradável a ausência até mesmo do vice-prefeito ou algum secretário durante a estada de Alckmin. Um exemplo deste desencontro é a situação da duplicação da Rodovia Elieser Montenegro Magalhães com alguns trechos paralisados, gerando desemprego, insatisfação e prejuízo para o povo, para os motoristas. Está na dependência da solução de questões legais relacionadas às desapropriações, tidas como de responsabilidade da prefeitura, segundo o convênio firmado. O momento seria ideal, oportuno, pára, juntos, governador e prefeito, de forma respeitosa,  republicana, discutissem o assunto. Estando igualmente presente o diretor do DER, o tema seria rapidamente equacionado. Por conta de sua “birra” pessoal com Dilador Borges, o prefeito comete esta falta de respeito não a Alckmin, mas ao povo. É imperioso destacar que o vereador Gilberto Batata (PR), mesmo sendo da base de Cido Sério esteve em audiência com o governador apresentando reivindicações pertinentes e de interesse da população, um gesto de nobreza e respeito, gesto aliás condenado por setores radicais ligados ao prefeito. Lamentável. Quem perde com essa falta de postura é o município, é o povo. Alckmin, Cido, Dilador, Dilma todos passam, o poder tem prazo de validade, a  dignidade do cargo, o caráter do homem público, seus gestos e atitudes entram  para a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário