sexta-feira, 15 de março de 2013

Ministros demais!


Governo do PT: O Brasil precisa de 39 ministérios ?

A presidente Dilma Rousseff acaba de promover uma pequena reforma em seu imenso ministério, já como parte do jogo político com vistas à sucessão presidencial, cuja corrida já começou. Hoje o governo petista possui 39 ministérios, com a maior parcela por conta do PT seguido do PMDB, esse partido que se tornou a própria fisiologia no sentido literal da palavra. O empresário George Gerdau-JohanPetter, um dos pesos-pesados da indústria brasileira atacou o governo ao afirmar que “tudo tem limite...39 ministros é o limite da burrice!”. Existem ministérios no governo brasileiro para todos os gostos e fins. Com certeza, muitos desses ministros sequer são recebidos pela presidente que os nomeia única e exclusivamente para manter a base de sustentação de apoio ao governo no congresso. É o tradicional troca-troca da política brasileira nesta incestuosa relação entre o governo e os políticos, e seus partidos. Esta trágica situação se reflete nos estados e nos municípios com as composições mais perversas e mais irracionais possíveis. Um exemplo, foi a eleição nesta semana do novo presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, um ilustre desconhecido tucano, do partido do governador Alckmin que teve 90 dos 92 votos inclusive de toda a bancada do PT! Sim, o PT votou em peso no candidato tucano, naturalmente em troca de cargos na Mesa diretora. Novos tempos do fisiologismo. Em Brasília, o ministério Dilma é um saco de gatos de nomes dessa verdadeira sopa de letrinhas que forma o cenário da política nacional cujo peso recai sobre os ombros do povo brasileiro, que tal qual “Atlas” tem que carregar este imenso fardo, essa carga gigantesca transformada lá no final da fila em impostos e mais impostos e nesse jogo espúrio pelo poder onde só não existem anjos.
Afinal de contas o Brasil realmente necessita ter 39 ministros de Estado ? Para quê serve tantos ministros? O quê fazem de útil para o país, para o povo? Quanto custa manter esse pesado corpo administrativo? Estas são questões absolutamente sem respostas. Pelo menos, uma certeza todos nós temos — custa uma fortuna, custa muito caro manter funcionando, se é que funcionam esses ministérios. São verdadeiros sacos sem fundos, cujos recursos do orçamento consomem, na maioria das vezes os principais ministérios, como Educação, Saúde, Transporte, Justiça não atendem de fato às mínimas  necessidades do sofrido  povo brasileiro. É uma vergonha, um acinte que a presidente, no intuito de “comprar” o apoio dos partidos políticos, em especial desses tidos “nanicos”, tenha exageradamente criado tantos novos ministérios, desnecessários, inúteis, inservíveis, normalmente ocupado por puxas-sacos, por incompetentes, por figuras medíocres, desconhecidas, corruptos, pessoas desqualificadas, desmoralizadas, envolvidas em atividades criminosas e gente de origem duvidosa. Possuindo bons padrinhos políticos, é a certeza de um bom cargo, com salários estratosféricos, mordomias de toda sorte e que se fazem acompanhar de verdadeiros quadrilheiros e bandidos da pior espécie.
Um quadro comparativo abaixo mostra que desde a Independência do Brasil, foi grande a diferença entre o número de ministros em diversos governos, em diferentes épocas. É quase surreal a situação:

PERÍODO DE GOVERNO
NÚMERO DE MINISTÉRIOS
1º Império – 1822 – 1831 – D. Pedro I
10
2º Império – 1831 -  1889 – D. Pedro II
12
República Velha – Prudente Moraes  1º Presidente Civil
  6
Getúlio Vargas – Período em que foi eleito
13
Marechal Castelo Branco – Regime militar -1964
16
General Figueiredo – último presidente militar
16
José Sarney - 1985
25
Fernando Collor - 1990
17
Fernando Henrique – 1993-2000
24
Lula – 2000-2008
26
Dilma Rousseff – 2008-2013
39

Como se pode ver, desde o I Império foi crescendo o número de ministros chegando até nossos dias, esse absurdo de 39 cargos mantidos pela União. São tantos ministérios que eles se misturam em suas atribuições, funções, se sobrepondo, se repetindo nas atividades e causando um enorme prejuízo ao povo. José Sarney, o “donatário eterno” da “Capitania do Maranhão”, tem um número “x” de ministérios e ele indica seus asseclas seus apaniguados, seus puxas-sacos como esse mequetrefe Edson Lobão, no Ministério das Minas e Energia. Irremovivel, como diria o ex-ministro Magri, “imexível”. É um verdadeiro loteamento desses cargos em troca de apoio ao governo e Dilma teve a cara de pau de criar ministérios esdrúxulos, como da Pesca, da Raça Negra, da Mulher, etc. O atual ministro da Pesca, o senador Crivela confessou nem saber como se coloca a minhoca no anzol, e por ai vai. Sua antecessora foi a ex-senadora Idely Salvati, petista que deixou o cargo em meio a intenso tiroteio e denuncias de corrupção.    O PT aperfeiçoou a técnica de cooptar políticos de todos os matizes e trazê-los para debaixo das asas do poder. O troca-troca por cargos provoca uma verdadeira briga de foice no escuro, onde os partidos e políticos lutam entre si na busca de espaços. É uma vergonha.
O pior disso tudo é saber que países ricos, modernos, poderosos em geral possuem poucos ministérios e a coisa funciona. Nos Estados Unidos são apenas 15 (lá são chamados de secretários e não ministros, a diferença já começa pela nomenclatura). E tem sido assim desde muito tempo. Não se criam ministérios ao sabor dos ventos para barganharem por espaço e poder. Na Alemanha, uma potência mundial, são 14. Compare a economia, população dos Estados Unidos, Alemanha nosso pobre Brasil, infestado dessas verdadeiras saúvas destruindo o país.

PAÍS
NÚMERO DE MINISTROS
ESTADOS UNIDOS
15
ALEMANHA FEDERAL
14
ITÁLIA
17
INGLATERRA (REINO UNIDO)
17
FRANÇA
16
CHILE
22
JAPÃO
11
CHINA (Mais de 1 bilhão de habitantes)
29

Aonde nós vamos chegar com tantos ministros, tantas despesas, tanta corrupção e roubalheira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário