domingo, 10 de fevereiro de 2013

O lixão:


Araçatuba inteira contra o aterro sanitário!

Alguem em sã consciência pode imaginar esta região, este manto sempre verde transformado num lixão, num aterro sanitário? (foto: FOLHA DA REGIÃO)

Mesmo sem querer, o Grupo Estre (CGR-Guatapará) conseguiu algo improvável — uniu Araçatuba inteira contra esta infeliz iniciativa de instalar no bairro rural da Água Limpa, um centro de reaproveitamento de resíduos sólidos, ou em outras palavras, um aterro sanitário que, segundo a empresa irá trazer inúmeros benefícios para a cidade e região, benefícios estes que o diretor da empresa Pedro Stech e o grupo de assessores técnicos e advogados não conseguiram provar, mostrar e convencer a população presente à audiência pública realizada na semana passada na Câmara Municipal, atendendo a pedido do vereador Rosaldo de Oliveira (PV). A cidade de Araçatuba está fortemente unida e disposta a lutar contra a intenção desse grupo que adquiriu sem que ninguém soubesse, uma área de 73 hectares numa região nitidamente voltada para a agricultura familiar, tradicionalmente produtora de banana, café, frutas e verduras, inclusive adquiridas pela própria prefeitura para compor a merenda escolar da rede pública de educação.  Setores ligados à sociedade civil, sindicatos, grupos organizados, a Associação Comercial, o Siran, a Cobrac, a OAB, professores, estudantes, gente do povo, principalmente as tradicionais famílias que vivem naquela região há quase cem anos, na Prata Pratinha, Jacutinga, Água Limpa e Córrego do Roberto, da noite para o dia perderam o sono e estão se mobilizando de todas as formas para impedir que este fato se concretize. Temem a contaminação de uma nascente no próprio local do aterro, os córregos, riachos, o lençol freático, a preocupação com a movimentação diária de centenas de caminhões de lixo vindos de 31 cidades da região e, até de outros estados bem como o perigo representado pelo  chorume.

O interessante deste lamentável episódio é que o então candidato tucano à prefeitura municipal, Dilador Borges, no debate realizado por iniciativa do jornal LIBERAL REGIONAL e o SBT/TVI, chegou a mencionar, denunciar que um grupo de Ribeirão Preto estaria envolvido na compra desse terreno. Dilador Borges acabou se perdendo no debate, com uma péssima assessoria  de marcketing político não soube aprofundar uma investigação num fato tão relevante que ameaçava o povo de Araçatuba. Caso o então candidato tucano tivesse efetuado um levantamento do perigo que batia à porta dos araçatubenses, tivesse esclarecido, trazido para o debate político um tema tão crucial, certamente teria mudado os rumos da campanha e, poderia até quem sabe hoje, ser o prefeito eleito.  O pessoal incompetente que produzia os programas de rádio e TV do PSDB estavam mais preocupados com uma tal “Kombi do Dila” que cochilaram, esqueceram este tema tão caro e também esqueceram de explorar mais a concessão do DAEA. É bom lembrar que os tucanos esqueceram isto, que na campanha de 2008, os petistas usaram uma candidata de fachada para atacar Dilador afirmando inclusive através de um folheto espalhado por toda a cidade de que caso eleito, Dilador é que venderia o DAEA. E o que aconteceu?  Caso os tucanos tivessem aprofundado o debate nesta direção abordando estes dois temas, fatalmente a população mudaria o rumo de seu voto. Mas...
A audiência pública na edilidade contou coma presença dos vereadores, Jaime José da Silva, Beatriz Nogueira, Gilberto Batata, Rosaldo Oliveira, Carlinhos do 3º DP, Edna Flor, Arlindo Araújo, Cido Saraiva, Cláudio Henrique. A vereadora Tieza esteve presente apenas na abertura e logo saiu. O vereador Cláudio Henrique,  que presidiu a audiência, também saiu alegando compromissos pessoais. Ausentes, o Dr. Nava e Papinha. O vereador Rosaldo Oliveira, do PV que pediu a reunião, apertou com toda força o diretor da Estre e seus assessores levando Pedro Stech à uma situação de desconforto e desconfiança. Mas, como sempre, o vereador Arlindo Araujo, opositor permanente execrou publicamente os representantes da empresa chamando inclusive Pedro Stech de mentiroso e que ele não sabia absolutamente nada sobre o projeto ao negar informações sobre  o total do lixo a ser processado, a quantidade que virá de outras cidades, preço por tonelagem, destinação específica, etc. Em dado momento, Pedro Stech suava frio e seu assessor principal, de nome Alex não escondia a irritação diante de tanta pressão e questionamentos. Os vereadores Batata, Cido Saraiva, Carlinhos do 3º DP também pressionaram intensamente os representantes da Estre. A vereadora Edna Flor fez um discurso apaixonado, agressivo e atacou de forma violenta a iniciativa desses empresários em querer trazer para Araçatuba um aterro sanitário, instalado uma área essencialmente agrícola onde moram famílias descendentes dos primeiros imigrantes que aportaram em Araçatuba no começo do século passado, atraídos pela cultura cafeeira. Estranhamente, mesmo os vereadores da bancada situacionista não pouparam críticas ao projeto. A vereadora Beatriz Nogueira, de quem se esperava uma participação mais intensa nos debates, permaneceu o tempo todo calada e suas duas únicas intervenções foram muito tímidas. Há que se destacar que mesmo para os vereadores que defendem o Executivo, o projeto se apresenta de forma muito perigosa que pode vir inclusive ameaçar a própria reeleição de cada um, visto ser um tema indigesto, inaceitável e que no futuro pode trazer muita dor-de-cabeça aos edis. Isso foi uma demonstração inequívoca de que o prefeito Cido Sério não terá mesmo vida fácil como teve na legislatura passada quando os vereadores da base de sustentação governista agiam de forma submissa e diziam amém a tudo que vinha do Palácio da Rodoviária.
Temos que destacar, enaltecer a presença maciça dos líderes comunitários da zona rural, o Gelsino Augusto da Silva, o José Antonio Ribeiro, o Leandro Fernandes que conduzem um grupo organizado, promovendo reuniões, debates. Por outro lado, a cidade atua de forma a fortalecer o pessoal da Água Limpa. A jornalista Salomé Macedo lidera um outro grupo que conta com centenas de adesões, distribuem camisetas, adesivos, colhem assinaturas contra a iniciativa e até uma grande carreata está programada para o próximo dia 23. Interessante  destacar que esse grupo se preparou intensamente com perguntas que deixaram desconcertados os representantes da Estre-Guatapará. O jovem advogado Leonardo Sartori da Silva, levou Pedro Stech ao desespero quando questionou o Reima do projeto onde aponta que a temperatura média máxima de Araçatuba está na casa dos 27º. O fato arrancou risos pois todos sabem que Araçatuba é a própria antecâmara do inferno em matéria de temperatura, demonstrando um furo inaceitável no projeto em mãos da CETESB que dará a palavra final sobre o assunto.  Salomé Macedo, demonstrando profundo conhecimento de quem estudou bem o relatório, deixou Pedro Stech “nú” diante de todos. Os moradores da Água Limpa e região, os vereadores e o povo presente na audiência saíram desta com uma única certeza — Pedro Stech é um aventureiro, não respondeu de forma clara e precisa muitas questões ali apresentadas e, pior — demonstra não ter um controle efetivo sobre o projeto, em vários momentos respondeu não saber isto, aquilo, valores, medidas, preços, distancias, etc. Ficou devendo muitas e muitas explicações que a sociedade organizada, unida quer saber.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário