sábado, 22 de setembro de 2012

7 DE OUTUBRO


ELEIÇÕES: A RETA FINAL DA CAMPANHA ELEITORAL


                                                       Exatos 15 dias marcam a chegada da reta final da campanha eleitoral deste ano com eleições de prefeitos e vereadores em todo o país. A situação em Araçatuba não apresenta alterações com a amostragem de duas pesquisas de intenção de votos divulgadas pelos jornais da cidade. A “Folha da Região” que costumeiramente contrata uma empresa chamada UP e “O Liberal Regional” contratou o IBOPE. Desde o ano passado, fora ainda do período eleitoral, Dilador Borges sempre aparecia com larga vantagem sobre Cido Sério, devido aos buracos e outras situações que depunham contra o atual prefeito. Bastou deslanchar o processo eletivo já agora, a mesma UP mostrou um novo quadro onde Cido Sério saltou 12 pontos à frente de Dilador Borges e, ironicamente, partidários do PSDB colocam em dúvida o resultado apresentado afirmando inclusive que a pesquisa “foi comprada”, ao contrário,  antes quando Dilador Borges sempre à frente, ninguém questionava esses números. Um banho de água fria sobre os tucanos veio com os novos números apresentados pelo ”O Liberal Regional”, confirmando a ascendente linha de Cido Sério.
O prefeito de forma surpreendente parece ter conseguido fôlego, recursos em Brasília e atacou em todos os lados da cidade com obras de asfaltamento, recapeamento, construção de prédios para unidades de saúde, escola, etc. Com uma certa celeridade, funcionários do município se apressam em mostrar serviço e, isso parece ter dado resultado mercê das pesquisas que apontam uma vitória expressiva do atual prefeito. No debate promovido pela “Folha da Região”, Cido Sério mostrou-se cauteloso, alheio ao fragor do debate, longe de ser questionado já que o espetáculo de circo mambembe ficou por conta do intenso tiroteio verbal entre Cinti e Dilador. Se Sidney Cinti estava ou está à serviço da candidatura petista ninguém sabe ou tem certeza, mas conseguiu provocar sérios arranhões na já combalida situação do candidato tucano. Por seu turno, o grupo de Dilador Borges mantém uma prática desde o inicio do ano em processar o adversário, enchendo a mesa do juiz eleitoral de seguidas e dispensáveis ações processuais que em nada contribuem para arrebanhar eleitores e conseguir votos. É uma orientação equivocada e desnecessária já que muitas dessas ações só terão algum resultado bem depois das eleições. Por outro lado, ao fazer acusações sem provas e desprovidas de fundamentação, o programa de TV do PSDB sofreu inúmeros cortes dando margem para que o PT usasse minutos preciosos em retratação.
A campanha em si não conseguiu seduzir o eleitor. Foi-se os bons tempos dos grandes comícios, os shows que empolgavam o povo. Hoje, por conta de uma legislação dura e coercitiva, aliada à mão firme e presente do juiz eleitoral, praticamente os candidatos não podem fazer nada e a única coisa visível pelas ruas da cidade são os famigerados carros de som que mais atrapalham que ajudam e os cavaletes com a cara dos candidatos, alvos da irritação do povo visto que atrapalham o trânsito, a acessibilidade. O segundo debate, agora promovido pela TV Bandeirantes foi um enorme fracasso. Praticamente ninguém assistiu nem ficou sabendo. Engessado, amarrado em regras duras, impedia os candidatos de se manifestarem mais. Desta vez, Dilador talvez melhor orientado  falou mais acertadamente mas não teve público e, Cinti, talvez com os puxões de orelha que deve ter recebido por conta da enorme baixaria protagonizada no debate anterior, fez com que este evento fosse prejudicado. Como no outro debate, o prefeito Cido Sério buscou ficar longe dos holofotes e pouco foi exigido. Nos momentos em que podia, mostrava suas realizações de forma serena sem agredir os adversários.
O programa eleitoral dedicado aos vereadores, é um desfilar interminável de um verdadeiro circo dos horrores. Candidatos patéticos, ridículos, idiotas sem o menor senso, se dão ao trabalho de irritar ainda mais o eleitor. Um caminhão de candidatos evangélicos, muitos destes com o privilégio de dispor diretamente de um celular com Deus, o Altíssimo, se anunciam representantes indicados pelo Criador, outros prometendo o impossível e a execução de obras e tarefas exclusivas do executivo. No fundo, a maioria desses candidatos estão querendo pegar uma gorda têta para mamarem, não sabem sequer o papel de um vereador, não sabem falar, não sabem nada, são uns perfeitos idiotas que viram alvos da chacota e do deboche. Pior será na hora da contagem dos votos. Muitos desses sequer votam neles mesmos, ou recebem votos da esposa ou da própria família. Urge uma reforma eleitoral capaz de atender às expectativas da opinião pública. Este modelo que ai está é superado. Esses carros de som, os cavaletes são objetos detestáveis que em nada contribuem para angariar votos e precisam ser repensados. Agora é esperar o dia 7 de outubro próximo. Quem viver verá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário