quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

2012 Para Cido Sério:

0 ano não começou bem para o prefeito Cido Sério 


Iniciando seu último ano de governo, o prefeito Cido Sério (PT),  não teve boas notícias. As chuvas de Verão mais uma vez castigaram a cidade causando danos consideráveis em residências, vias públicas, ruas, estradas, pontes, córregos, etc. Logo agora que o alcaide havia começado uma intensa operação de recapeamento e asfaltamento de inúmeras ruas da cidade. Semanas atrás,  Cido sério, em mais uma de suas infelizes e inoportunas declarações, havia “previsto” que “de agora em diante, buraco será  uma peça de museu...não teremos nenhum buraco (sic)...só mesmo em museu...” . Mas as chuvas que este ano não foram tão fortes, derrubaram por terra as expectativas do prefeito. Os buracos vieram com toda força e tivemos até o cúmulo de se ver uma avenida recém recapeada, como a Brasília, vem o DAEA, como sempre, de forma irresponsável efetua um enorme buraco para recompor a rede de água, deixa o local mal sinalizado, numa artéria extremamente movimentada causando vários acidentes e a queda de um veículo no local. No caso perene da inundação da Lagoa das Flores, o chefe do executivo achou uma solução mágica ! Ele quer desapropriar, comprar quatorze casas ali próximas, alvos das constantes inundações, posteriormente derrubar estas casas para dar maior espaço para a vazão da água da lagoa ! Óra, trata-se de uma idéia completamente equivocada, estapafúrdia, pois será que o prefeito não enxerga que isso não vai dar certo ? A lagoa vai expandir-se e logo, ameaçar, invadir as residências mais distantes da água hoje, ou seja,  daqui há algum tempo, o problema estará de volta. Além disto, qual é o valor de mercado das casas expostas  à constante invasão das águas ? Quem em sã consciência compraria uma casa naquele local ? A Municipalidade segundo o prefeito  vai comprar, indenizar as famílias que todos os anos sofrem com as enchentes, mas pagando quanto ? Certamente será um valor bem abaixo daquilo que esperam os moradores e, com este dinheiro, eles não vão conseguir adquirir um outro imóvel em lugar algum da cidade! Esta é uma idéia completamente desprovida de base técnica e até lógica!

                                A avenida Brasilia mal acabara de receber nova camada asfáltica e  
                                            o DAEA  fez enorme buraco onde caiu um carro e uma moto. 

O prefeito terá que correr ainda mais com essas obras de infraestrutura nas ruas da cidade pois a grita é geral. Praticamente, esta operação de recapeamento e recuperação da malha rodoviária da cidade ocorreu nas vias mais movimentadas, nas ruas de maior tráfego e ligações expressas da cidade. Se percorrermos o interior dos bairros, a situação é de calamidade. Ruas cujo asfalto simplesmente desapareceu e buracos enormes, crateras imensas pondo em risco a vida de motoristas e mesmo dos moradores. Causando enormes prejuízos à veículos e aos cidadãos. Pela segunda vez em dois anos, a ponte no Distrito de Eng. Taveira apresentou problemas obrigando a interdição e, consequentemente a interrupção com a zona rural. Na av. João Arruda Brasil, que sofreu danos de grande monta em 2010, a Municipalidade demorou cerca de dois anos para promover os reparos e, na primeira chuva forte de 2012, no mesmo local, houve a queda de uma mureta recém construída. Na sequência,  próximo ao antigo mercadão, a mureta interna não suportou o volume da enxurrada e caiu, colocando em perigo a situação das centenárias palmeiras imperiais que tiveram suas raízes expostas. Era uma morte anunciada.  Qualquer pessoa podia antever que,  se medidas protetoras não fossem tomadas, como de fato não o foram, o perigo seria iminente. Não deu outra. Num gesto criminoso e irresponsável, a Secretaria do Meio Ambiente, optou por arrancar sete das palmeiras. Um crime contra a natureza!
                                             Na av. João Arruda Brasil, a forte enxurrada derrubou
                                                         as muretas internas do córrego. Sete palmeiras imperiais
                                                         foram arrancadas.
Pelo lado político, o ano também não começou nada bem para o prefeito Cido Sério. No ano passado, já havia perdido apoio de partidos que compunham sua base de sustentação de apoio, como o PP,PDT, PV. Em dezembro, assessores do vereador Cláudio Henrique, do PMN, foram flagrados distribuindo panetones e folhinhas com o retrato dele e do prefeito, numa aberta demonstração de campanha eleitoral antecipada. Ações já correm na justiça e que vão dar mais dor-de-cabeça ao prefeito que já havia sido condenado por multa pela impressão e distribuição de uma revista e um jornal, com apologias à sua administração, igualmente consideradas como propaganda política antecipada e divulgação ilegal ferindo o disposto no art. 37, § 1.° da Constituição Federal. Mais problemas se seguiram. Pelo menos três ações na justiça pedem a suspensão da abertura de licitação do DAEA. As vereadoras Tieza e Edna Flor, além do advogado Lindemberg Melo, alegam irregularidades na lei e na licitação. Além das multas já aplicadas pela Justiça Eleitoral, o prefeito corre o risco de cassação de mandato e suspensão de direitos políticos. Há ações ainda questionando a atuação de advogados e assessores jurídicos do quadro do Município, além do secretário de Participação Cidadã, que estariam dando aulas e atuando como causídicos na mesma hora do expediente, ferindo assim a lei. Sem contar outra ação que questiona a situação de legalidade do secretário do Meio Ambiente, de origem argentina e que estaria clandestinamente no Brasil, não podendo em hipótese alguma estar ocupando um cargo público.

                         No campo político, o prefeito recebeu duas pesadas multas da Justiça Eleitoral
                                  e ainda tem que se explicar sobre a concessão do DAEA.

Outro problema na área política que “apareceu” para irritar ainda mais o prefeito  de Araçatuba, é a situação do PSB, cujo líder na cidade e região é o sindicalista Chinelo que fez um acordo com o governo do Estado. Em troca da Diretoria Regional de Turismo, o PSB vai apoiar o PSDB, o que já acontece em nível estadual. Aqui no município, o único vereador eleito pelo PSB, o Papinha, apóia Cido Sério. Mais uma das contradições da política deste país. A iniciativa do Chinelo, rachou o partido em nível local deixando o vereador Papinha, numa situação confusa e desorientada pois como o mesmo se comportará daqui prá frente? Como votará na Câmara Municipal já que seu partido está enfileirado com o PSDB ? Quando começar a campanha eleitoral, Papinha se verá no meio de um verdadeiro furacão pois vai tentar a reeleição e precisa do apoio de Cido Sério que diante dessa nova situação, vai cobrar do vereador do Jussara, uma postura de lealdade, mas como ficará o acordo PSB/PSDB ? Papinha será cobrado por Chinelo, sob pena de expulsão do partido e até mesmo a  negativa de legenda para candidatar-se caso não apóie o candidato eventualmente indicado pelo PSDB. Certamente, o ano não começou nada bem para o prefeito Cido Sério, que terá ainda que promover uma reforma no secretariado em função daqueles colaboradores mais próximos que sairão candidatos ao legislativo municipal.   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário